Para que serve essa bosta?

Quem nunca se perguntou para serve aquela “bostinha” pendurada nos fios das fontes de notebooks ou mesmo nos controles de videogames.

Pois a “bostinha” tem nome é Ferrite. Segundo a nossa mãe WIKI: Ferrite ou ferrita é um material feito de cerâmica com propriedades eletromagnéticas, normalmente utilizado como núcleo de transformadores elétricos. A ferrita tem uma estrutura cristalina cúbica. É comum encontrar este material dentro de rádios de ondas curtas, onde funciona como uma espécie de antena, devido a suas propriedades eletromagnéticas. Pode ser usado também como um imã, desde que seja devidamente magnetizado.

Tá bom, mas o que isso tem a ver com os fios do videogame e das fontes? A colocação de ferrites em cabos pode ter, tanto o objetivo de evitar a entrada como a saída de ruídos parasitas. As ferrites têm como finalidade o aumento da indutância dos cabos, fazendo com que estes funcionem como filtros “passa baixo” (deixam passar a corrente contínua ou as baixas frequências e filtram as altas frequências). Por exemplo, nas fontes de alimentação comutadas (que são utilizadas frequentemente nos PCs) que são geradoras de imenso ruído de alta frequência, a utilização de ferritesdiminui a sua propagação para a rede de alimentação. A utilização deferrites nos cabos de sinal (por exemplo, os que levam sinal para a televisão ou monitores de PC) tendem a diminuir a entrada de ruído de alta frequência.

Em suma, aquela bostinha tem função, que não é somente a de nos atrapalhar. Incrível!

Por: Lock Gamer / Info: wiki, google, dvdmania

 

6 comentários sobre “Para que serve essa bosta?

    1. Dificilmente, mas vc pode ter problemas na memoria RAM (geralmente a mais sensivel a variacoes da corrente). Evite ficar perto de motores elétricos ou fontes de computadores maiores. Assim que der, coloque um ferrite na ponta do cabo.

      Curtir

  1. Muito interessante…. sempre vi aquilo como uma espécie de transformador, uma bobina, sei lá…. nunca me passou pela cabeça que pudesse ser uma proteção! Obrigada!

    Curtir

Deixe um comentário