[Review] Placa Mãe Asus M5A99FX Pro R2.0

Primeiras impressões

Tivemos o privilégio de sermos um dos primeiros a testar a nova placa mãe da Asus, a M5A99FX Pro R2.0, a primeira High Profile Windows 8 Ready do mercado, e sério, opinião  de gamer de verdade, pois ao me deparar com o embrulho sendo entregue a nós das mãos do “Tio do Sedex”, a primeira reação foi com o peso dela, pois parecia que tínhamos naquele embrulho qualquer coisa, menos uma placa mãe.

Ao abrirmos o embrulho nos deparamos com a caixa um tanto quanto convidativa da M5A99FX Pro R2.0 que alem de um visual  muito bonito também trazia informações que são essenciais na hora de comprar um placa mãe e facilmente me convenceria a leva-la sem uma analise mais profunda do produto, somente com as informações contidas ali na caixa preta estilizada que a placa vem embalada.

Bom, como criança com um brinquedo novo na mão, não resistimos, e ali mesmo no escritório abrimos a caixa, coisa que havíamos combinado de fazer somente em nosso laboratório de testes. A primeira impressão ao abrirmos a caixa foi de espanto, pois a caixa era relativamente grande, e a placa ocupava a totalidade do espaço, seu peso ao retirarmos da embalagem, também nos surpreendeu e mostrou que materiais não haviam sido economizados em sua confecção.

Antes de tirarmos ela da embalagem anti estática, resolvemos ver o que acompanhava a placa, e ai veio a segunda surpresa. O que lhe vem a cabeça quando você pensa nas palavra “MANUAL DE INSTRUÇÕES”? Um livro chato cheio de dados técnicos que interessam a meia duzia de usuários mais avançados e ao restante não, e que apesar de serem necessários para o uso correto do produto, geralmente são massantes de se ler, e de difícil compreensão, mas com o manual da Asus M5A99FX Pro R2.0 não é assim. A divisão dos assuntos são feitas por tópicos e detalhadas em seu índice, mas o conteúdo dele é que faz a diferença. Todos os itens presente no manual são detalhados de uma maneira fácil de ser compreendida. Chego e dizer que com um pouco de persistência, conseguiria fazer até a minha avó, que não se da bem nem com uma calculadora, montar o PC somente com o auxilio do manual, dado a sua clareza na hora de auxiliar os menos providos de experiência em montagem de computadores.

O restante da embalagem conta com 4 cabos SATA com sistemas de segurança tipo lock-click em seus encaixes, 2 Q-Connectors, 1 SLI Bridge, o escudo do painel traseiro, e o cd com os drivers da placa e alguns utilitários que mais pra frente iriam nos surpreender de montão. O manual traz em seu inicio algumas informações irrelevantes para falarmos aqui, mas o seu primeiro tópico, já começa a “destrinchar” todos os recursos e conexões relacionadas a montagem e manutenção da placa. Bom, agora vamos tira-lá da embalagem anti-estática, e ver se realmente as informações contidas no manual conferem com produto.

A placa é simplesmente “linda”. Posso dizer como entusiasta de hardwares voltados para computação de alta performance que a placa é de uma beleza sóbria mas marcante, com sua base preta e seus componentes azul metálico e cromo. Os dissipadores presentes na placa são sólidos a já a primeira vista,  já é possível constatar que sua composição maciça faz a diferença na hora de refrigerar seus chipsets e agregados. Resolvemos então fazer um teste, estes dissipadores vem cobertos com uma película plastica de fácil remoção e que se aquecidas por qualquer motivo se soltam sozinhas. Resolvemos então não remove-las e ver o quanto esses dissipadores maciços iriam esquentar, e se esquentariam a ponto de soltar essas películas.

Outra coisa que chamou nossa atenção foi a distancia dos capacitores em torno do socket do processador, pois constantemente, ocorrem alguns acidente com as bases dos primeiros water coolers para processadores, pois eles eram largos e muitas vezes na sua montagem acabavam amassando esses capacitores que na M5A99FX Pro R2.0, estão a uma distancia razoável do socket, evitando assim essas pequenas dores de cabeça aos menos atenciosos.

Os dissipadores presentes na placa são três, um da “Northbridge AMD 990 FX”, que com o auxilio de um heat pipe tem uma ligação com o segundo dissipador que fica estrategicamente posicionado na frente da exaustão do processador para auxiliar na sua refrigeração e conta com uma bonita inscrição em cromo sobre a superfície azul metálica do dissipador do exclusivo recurso Asus “Dual Intelligent Processors III”. O terceiro dissipador fica na Soutbridge AMD SB950, e também leva uma inscrição nos mesmo moldes do outro dissipador.

Outro diferencial a vista na placa são botões, que são três, o MemOk, o DirectKey e o Bios FLBK. Um de teste e um botão de acesso a bios da placa mãe, e o outro botão Bios FLBK ou Bios Flashback, que permite que você restaure a bios pelo pen drive, apenas acionando o botão com o auxilio de um pen drive contendo a bios desejada.

Desses botões na placa mãe, um é para o teste das memórias, e indica o seu resultado através de leds posicionados na placa ao lado dos slots de memória, e que também facilita a vida de quem tem duvida se os problemas causados em sua maquina são causados pelas memórias, é possível verificar com apenas um apertar de botão e uma rápida consulta ao manual sobre a combinação de luzes resultante do teste, sabendo assim se as mesmas estão apresentando algum problema ou não. O segundo botão o Direct Key, ao meu ver também é muito útil, pois apenas com um click, você esta dentro da bios do PC sem muita enrolação e resets intermináveis. O terceiro botão é o de que restaura a bios da placa mãe, o Bios FLBK, ou Bios Flashback, que também economiza um bom tempo para quem vive testando clocks diferentes, e configurações diversas na bios para seu PC. Bem simples, eles explicam, que  apenas inserindo um pen drive com o backup da bios dentro dele, e acionando o botão da Bios FLBK o PC restaura a bios como a versão e configuração da contida em seu backup no pen drive.

A placa contra com 4 slots de memória DDR3 que vão de 1066 a 2133mhz de clock com capacidade de acomodar até 32gb de memória em dual channel. Os slots pci express que compõe a placa, são 4, podendo funcionar em até 16x, 16x, 4x e 4x, que é a configuração máxima. As conexões Sata, também não foram poupadas pois a placa conta com 6 slots de clipagem lateral e mais um de acesso rápido localizado entre os slots de memória e da southbridge da placa que podem vir a se transformarem em mais duas entradas frontais, além das portas e-Sata no painel traseiro.

Outro diferencial, que somente no manual me empolgou bastante, foi o som da placa que conta com um Chipset Realtek ALC892, 8 canais com suporte a sistemas 2.0, 5.1 e 7.1 em alta definição, e que mais tarde com a placa instalada e o aplicativo de som da mesma instalado, ai sim o show começa, pois a quantidade de configurações que é possível se tirar da placa, e tudo com a interface do Audio Panel da Asus, impossível não conseguir extrair o máximo do som da aplicação que você estiver usando.

A placa conta também com 18 portas USB, sendo 2 delas USB 3.0 na traseira, 2 no mid-board e os 14 USBs restantes 2.0. Dada a quantia de portas disponíveis, acho que agora meus problemas de portas desocupadas para uso está resolvido. O painel traseiro ainda conta com as tradicionais portas PS2 de teclado e mouse, uma porta S/P Dif Ótica de saída, três portas e-Sata, e o painel de áudio.

Montagem:

Bom, vamos a instalação da placa, e como disse no começo a placa é bem robusta, e me assustei com seu peso, quando fui montá-la, notei outra particularidade, pois iríamos usar um processador AMD FX 8150, e um cooler da Cooler Master, o V8, por isso seria necessário remover a base am3+ que vem na placa, e ao vira-la para retirar seu suporte notei que a traseira da placa também não foi esquecida em sua confecção, apresentando um visual totalmente preto contando apenas com as pontas da soldas e a base do processador, ela possui um tipo de verniz, que a primeira vista aparenta ser bem grosso e resistente criando assim uma proteção extra para a parte traseira da placa, excelente para os mais descuidados na hora de montar, o que não é meu caso, pois alguns amigos me dizem que pareço um médico em uma operação quando estou montando um PC, e desta vez não foi diferente.

Após fixar a base do V8 e posicionar o processador untado com a pastar térmica, a fixação do V8 se deu com bastante facilidade por conta do espaço extra presente na placa, e para as conexões de cooler do V8 decidimos não usar controladores externos e deixamos que a placa controlasse o mesmo. Afixá-la no gabinete, foi mais fácil do que pensamos. Usamos um Aerocool X-Strike para testá-la, por se tratar de um gabinete de médio porte, pois ele não é um fulltower, mas também esta bem longe de ser um gabinete de entrada. Usamos todos os furos da placa mãe para fixá-la ao gabinete, assim evitando qualquer tipo de vibração por conta de um teste mais hardcore com coolers a 100% e em aplicações bem pesadas.

A colocação dos pentes de memória também se mostraram satisfatórios, decidimos descartar as Corsair Vengeance ddr3 1800mhz para usarmos as memórias “genéricas” da Kingstom ddr3 1333mhz, com dois pentes de 4gb. O mesmo aconteceu com a placa de vídeo, que diga-se de passagem foi um show a parte. Para o vídeo usamos uma placa Asus GTX 670 Direct CU II Top, que também é de encher os olhos e como diz um amigo, tem nome, sobrenome e pedigree.

Bios:

Dada a facilidade e a rapidez de montar o gabinete com a M5A99FX Pro R2.0, partimos para a parte de formatação e instalação do drives, e ai tivemos outra surpresa, pois já havíamos ouvido falar da tal interface gráfica da nova linha da placas da Asus, mas o que nos encontramos foi um show de praticidade, pois a interface, ao contrario do que achávamos, não é somente gráfica e sim funcional, podendo ter auxilio do teclado e do mouse para as configurações da recém montada maquina. Essa interface vem em dois modos: o EZ Mode, aonde a interface é bem intuitiva, e mostra todos os componentes instalados em prioridade de boot, também mostra um resumo da maquina como modelo da placa mãe, a versão de sua bios, o processador usado e o total de memória instalado. Abaixo desse resumo, encontramos gráficos em tempo real de temperatura de processador e da placa mãe, o consumo de voltagem geral, e dos três módulos de 3.3v, 5v e a de 12 volts. Esse gráfico também mostra a situação dos coolers tanto da cpu, quanto os coolers presentes no chassis da maquina, pois os mesmos também estão sendo controlados pela placa mãe.

O recurso USB BIOS Flashback oferece a maneira mais conveniente para a BIOS de sempre! Ele permite aos aventureiros do Overclock tentar novas versões UEFI BIOS facilmente, mesmo sem entrar em suas bios existentes ou sistema operacional. Ele funciona até mesmo sem componentes como a memoria e o processador instalados. Basta ligar qualquer armazenamento via USB e apertar o botão BIOS FLBK por 3 segundos e o UEFI BIOS é automaticamente acionado, utilizando energia ATX de espera, dispensando assim a preocupações de atualizações, para o máximo de conveniência e praticidade.

Essa interface em modo EZ, também apresenta um sistema de performance pré-configurada em três modos, que são o “Normal”, “Econômico” e o “Turbo”. O modo avançado da bios, conta com as tradicionais abas de uma bios comum, mas com algumas adições. As 6 abas são a “Main”, “Ai Tweak”, onde fica a parte de overclock, a aba “Advanced” para o modo avançado de configuração da North e Southbridge, a aba “Monitor” que contem as informações relevantes sobre temperatura, consumo de energia e velocidade dos fans de toda a maquina, a aba Boot e a aba das ferramentas da Asus como o Asus SPD Information e o Asus O.C. Profile.

Instalação:

Bom, após a divertida tarefa de configurar a bios, formatamos o HD e iniciamos o PC com o Windows 7 64, tratando de atualizar até a mais recente versão para evitar algum problema não corrigido no Windows por falta de alguma atualização. Terminado o processo das atualizações partimos para as ferramentas e os drivers dispostos no disco que acompanha a placa mãe. Ai sim a diversão começou de vez. Vislumbrando um diferencial com relação as outras placas, a Asus teve a brilhante ideia de optimizar configurações e padrões de uso dos recursos das suas placas mãe, através de programas criados por eles mesmo, como o Audio Panel Asus, o Remote Go, e o Network iControl.

Em meio a esse processo de instalação e descoberta dos recursos da placa mãe me deparei com o Dual Intelligent Processors 3 com novo DIGI+ Power Control e ao pesquisar um pouco mais para saber do que se trava realmente, encontrei essa explicação da própria Asus:

Dual Intelligent Processors 3 New DIGI+ Power Control: A ASUS foi a primeira no mundo a ter Dual Intelligent Processors e usar 2 chips integrados – TPU (Unidade de processamento Turbo V) e EPU (Unidade de processamento de Energia). A terceira geração de Dual Intelligent Processors com o novo controle de energia possui três controladores digitais de tensão, permitindo ajustes DRAM ultra-precisos, além de precisos controles de voltagem da CPU. Esta evolução é líder na indústria de tecnologia e a ASUS oferece precisão em ajuste de tensão para melhor eficiência, estabilidade e performance.

Confesso que a cada descoberta, gosto mais desta placa, pequenos detalhes e pequenas configurações nessa maquina estão deixando ela diríamos  com uma “calibragem de primeira”. Outro recurso interessantíssimo que a placa fornece, é o Remote Go, que consiste em interligar dispositivos, como smart tv, tablets, e celulares com o computador, permitindo até o gerenciamento de arquivo, e a transferência e o acesso aos mesmos em tempo real. Com esse recurso é possível por exemplo assistir um filme armazenado no PC, em tempo real sem lag, em sua smart tv, controlando o mesmo através do celular o de seu tablet.

DLNA Media Hub: Desfrute de vídeo HD, música e fotos armazenados no PC streaming para seus dispositivos DLNA via Wi-Fi. Você pode até mesmo controlar o PC para reproduzir multimídia em uma TV.

Desktop Remoto: Permite que você opere e controle o seu PC em tempo real a partir de um smartphone ou tablet, criando assim, por exemplo, um ambiente de trabalho remoto virtual, oferecendo acesso a seus dados no ambiente de trabalho, não necessitando ir ate a base de dados física para ter acesso aos mesmos.

File Transfer: Permite enviar e compartilhar arquivos entre seu PC e dispositivos portáteis como o celular ou tablet.

Outro quesito que me impressionou nessa placa mãe Asus M5A99FX PRO R2, foi o USB 3.0 com o suporte ao UASP. Bom o UASP é a abreviação da sigla USB Attached SCSI Protocol que é uma das mais recentes tecnologias para USB que aumenta sem interferência nenhuma do usuário a velocidade de transferencia do dispositivo em até 170%. Bom… paremos e avaliemos: “É rápido pra C@c£t3!!!!!”

A M5A99FX PRO R2 também conta com o chipset AMD SB950 responsável pela compatibilidade da placa com a próxima geração de interface Serial Ata (ou se você preferir SATA), que consegue incríveis 6Gb de transferência de dados por segundo, o que representa praticamente duas vezes a velocidade atual praticada na maiorias das maquinas gamers em todo Brasil.

Uma das coisas que mais gostei em todo processo, foi o DTS UltraPC II, que para eu que gosto demais de qualidade de som (como bom DJ que sou a 18 anos, alem de aficionado por tecnologia e games), e sempre procurava algo em um PC que se assemelha-se a qualidade dos recievers de home theaters profissionais, conseguir tirar um som limpo em todos os canais em 7.1 foi quase um delírio pois jamais pensaria ver isso em uma build de placa mãe com som integrado, e para a minha surpresa, o som não era simplesmente só um 7.1, como todas as configurações possíveis de se conseguir em um reciever, eu tive a mão no Asus Sound Panel.

Outro recurso interessante da placa é o “Modo Simetria”, que cria um equilíbrio de intensidade quando diferentes fontes de som injetam áudio no PC, fazendo assim a qualidade do som ficar equilibrada e equalizada por meio de alta e baixa frequência sonora o que para quem, por exemplo, grava videos para youtube com varias fontes diferentes de som é uma mão na roda, pois seu trabalho na hora da edição de áudio sera minimizado por conta da pré equalização e simetrização das fontes de áudio em seu vídeo.

O que falar do chipset que acompanha essa placa, simplesmente nada. O AMD 990FX dispensa qualquer tipo de apresentação, sendo o top no mercado em matéria de Hyper Transport, ou se você preferir o HT que nesse caso esta na mais recente versão, o 3.0, sem contar a interface Dual Graphics PCI Express 2.0 x16 que combinado com o AM3+ gera uma poderosa ferramenta capaz de aguentar overclocks com resultados excelentes com uma margem de segurança muito boa, sem riscos a maquina. Esta placa-mãe também é compatível com os novos  CPUs AMD ®  de 32nm.

Compatibilidade:

Outra vantagem da Asus M5A99FX Pro R2 é a sua compatibilidade com o Windows 8, assegurando assim a sua funcionalidade e compatibilidade com os drivers e softwares da nova plataforma da Microsoft. A Asus garante que seus componentes a partir de agora são 100% compatíveis com o sistema da próxima geração e seus drivers também já foram criados para trabalharem em sua versão final com o novo Windows. Tendo em vista esses quesitos de compatibilidade, isso pesaria bastante na hora de comparar com outro hardware que não desse esse suporte ao Windows 8, sendo que estamos a via de uma migração de sistema operacional com o novo Windows convencendo novos clientes a cada dia.

Conclusão:

A vontade após testar essa placa, foi de colocar a CPU de baixo do braço e fugir com a placa para o Tibet, para morar com o “Zé Graça”, afinal ele tem uma internet sagrada de 2gb em seu templo, e ai sim eu poderia desfrutar dessa maravilha da engenharia eletrônica que a Asus tornou possível testarmos. A placa é simplesmente linda, absolutamente competente no que se presta a fazer, e surpreendente em seu resultado final. Sem “puxar sardinha”, a placa não deixa a desejar, e faz frente a modelos top como Formula e Sabertooth, tanto pelo valor mais em conta, quanto pela qualidade em sua construção e pelo uso de materiais de alto nível. Fácil de montar, fácil de se entender, e mais ainda, fácil de perceber que o custo beneficio dessa placa talvez seja o mais alto do mercado atual. O Win 8 Ready joga ela na frente da maioria das placas top por ter o profile da próxima geração do sistema operacional e atender a necessidade do usuário que precisam de qualidade, desempenho e de um valor mais acessível combinados, fazendo deste um possível review para ser lembrado por muito tempo, e de causar saudades nos que participaram. A maquina ideal para eu usar em meus testes daqui pra frente acaba de mudar de build, pois a  Placa Mãe Asus M5A99FX Pro R2.0 alem de merecer o “Selo de qualidade Gold” e a recomendação dos editores do Lock Gamer, hoje passa a ser parte do dia a dia da equipe nos auxiliando a levar sempre o que conseguimos extrair de melhor dos nosso jogos e reviews.

Especificações:

CPU AMD AM3+ FX™/Phenom™ II/Athlon™ II/Sempron™ 100 Series Processors
Supports AM3+ 32 nm CPU
Supports CPU up to 8 cores
Supports CPU up to 140 W
AMD Cool ‘n’ Quiet™ Technology
Chipset AMD 990FX/SB950
Memoria 4 x DIMM, Max. 32GB, DDR3 2133(O.C.)/1866/1600/1333/1066 MHz ECC, Non-ECC, Un-buffered Memory
Dual Channel Memory Architecture
* Refer to www.asus.com or user manual for the Memory QVL (Qualified Vendors Lists).
* Due to OS limitation, when installing total memory of 4GB capacity or more, Windows® 32-bit operation system may only recognize less than 3GB. Install a 64-bit Windows® OS when you want to install 4GB or more memory on the motherboard.
* Due to CPU spec., AMD 100 series CPUs support up to DDR3 1066MHz. With ASUS design, this motherboard can support up to DDR3 1333MHz.
System Bus Up to 5.2 GT/s HyperTransport™ 3.0
Suporte Multi-GPU Supports NVIDIA® Quad-GPU SLI™ Technology
Supports AMD Quad-GPU CrossFireX™ Technology
Slots de Expansão 2 x PCIe 2.0 x16 (dual x16)
2 x PCIe 2.0 x16 (x4 mode, black)
1 x PCIe 2.0 x1
1 x PCI
Armazenamento AMD SB950 controller : 
5 x SATA 6Gb/s port(s), gray
1 x eSATA port(s), red
ASMedia® PCIe SATA controller : 
2 x SATA 6Gb/s port(s), navy blue
LAN Realtek® 8111F, 1 x Gigabit LAN Controller(s)
Audio Realtek® ALC892 8-Channel High Definition Audio CODEC
– Supports : Jack-detection, Multi-streaming, Front Panel Jack-retasking
Audio Feature :
– Absolute Pitch 192kHz/ 24-bit True BD Lossless Sound
– Blu-ray audio layer Content Protection
– DTS Ultra PC II
– DTS Connect
– ASUS Noise Filter
– Optical S/PDIF out port(s) at back panel
Portas USB ASMedia® USB 3.0 controller :
4 x USB 3.0 port(s) (2 at back panel, blue, 2 at mid-board)
AMD SB950 controller :
14 x USB 2.0 port(s) (8 at back panel, black, 6 at mid-board)

Característicasde Overclocking Overclocking Protection :
– ASUS C.P.R.(CPU Parameter Recall) Características Especiais ASUS Dual Intelligent Processors 3 with New DIGI+ Power Control :
SMART DIGI+ :
– Smart DIGI+ Key- Quickly delivers optimized VRM frequency, voltage and current for superior CPU/DRAM overclocking performance with one click.
ASUS TPU :
– Auto Tuning
– TurboV
ASUS EPU :
– EPU
ASUS Digital Power Design :
– Industry leading Digital 6 + 2 Phase CPU Power Design
– Industry leading Digital 2 Phase DRAM Power Design
– CPU Power Utility
– DRAM Power Utility
ASUS Exclusive Features :
– Remote GO!
– USB BIOS Flashback
– MemOK!
– AI Suite II
– Ai Charger+
– Front Panel USB 3.0 Support
– ASUS UEFI BIOS EZ Mode featuring friendly graphics user interface
– Network iControl
– USB 3.0 Boost
ASUS Quiet Thermal Solution :
– Stylish Fanless Design Heat-pipe solution
– ASUS Fan Xpert
ASUS EZ DIY :
– DirectKey
– Percision Tweaker 2
– ASUS O.C. Profile
– ASUS EZ Flash 2
– ASUS MyLogo 2
– Multi-language BIOS
ASUS Q-Design :
– ASUS Q-LED (CPU, DRAM, VGA, Boot Device LED)
– ASUS Q-Slot
– ASUS Q-DIMM
– ASUS Q-ConnectorPortas I/O Traseiras1 x PS/2 keyboard (purple)
1 x PS/2 mouse (green)
1 x eSATA
1 x LAN (RJ45) port(s)
2 x USB 3.0
8 x USB 2.0 (one port can be switched to USB BIOS Flashback)
1 x Optical S/PDIF out
6 x Audio jack(s)Portas I/O internas1 x USB 3.0 connector(s) support(s) additional 2 USB 3.0 port(s) (19-pin)
3 x USB 2.0 connector(s) support(s) additional 6 USB 2.0 port(s)
1 x TPM connector(s)
1 x COM port(s) connector(s)
7 x SATA 6Gb/s connector(s)
1 x CPU Fan connector(s) (4 -pin)
1 x CPU OPT Fan connector(s) (4 -pin)
3 x Chassis Fan connector(s) (4 -pin)
1 x S/PDIF out header(s)
1 x 24-pin EATX Power connector(s)
1 x 8-pin ATX 12V Power connector(s)
1 x Front panel audio connector(s) (AAFP)
1 x System panel(s) (Q-Connector)
1 x DirectKey Button(s)
1 x DRCT header(s)
1 x MemOK! button(s)
1 x Clear CMOS jumper(s)
1 x USB BIOS Flashback button(s)AcessporiosUser’s manual
I/O Shield
4 x SATA 6Gb/s cable(s)
1 x SLI bridge(s)
1 x Q-connector(s) (2 in 1)BIOS64 Mb Flash ROM, UEFI BIOS, PnP, DMI2.0, WfM2.0, SM BIOS 2.7, ACPI 2.0a, Multi-language BIOS, ASUS EZ Flash 2, F12 PrintScreen, F3 Shortcut Function and ASUS DRAM SPD (Serial Presence Detect) memory informationGerenciamentoWfM 2.0, DMI 2.0, WOL by PME, WOR by PME, PXEDisco de DriversDrivers
ASUS Utilities
ASUS Update
Anti-virus software (OEM version)PadrãoATX Form Factor
12 inch x 9.6 inch ( 30.5 cm x 24.4 cm )

Por: Lock Gamer

81 comentários sobre “[Review] Placa Mãe Asus M5A99FX Pro R2.0

    1. Olá Karen, essa placa ainda não está disponível no mercado nacional, e nos foi cedida em caráter de teste pela própria Asus.
      Assim que ela ficar disponível, pode ter certeza que serei uma dos primeiros a compra-lá!

      Curtir

  1. Legal Marsef, depois se possível, nos deixe um feedback a respeito do que você achou da placa para o pessoal saber a opinião de outras pessoas, pois como o próprio slogan do site diz, “Another point of view”, e isso que é importante pra gente!
    Mas assim, você pode me passar o site aonde comprou, pois acho que vou trocar minha placa mãe assim que conseguir o contato! \o/

    Curtir

      1. Desculpe a demora na resposta Marsef, mas fui até a Cia Pc na Santa Efigenia e acabei comprando uma EVO no lugar da Pro R2.0, mas não me decepcionei, pois na falta de M5A99FX Pro R2.0, a EVO cumpriu com honras e méritos o papel de substituir a Pro R2.0 que estava em falta na época.

        Curtir

  2. Olá pessoal! Vi nas fotos do artigo que o primeiro dispositivo de boot é um dispositivo UEFI, que faz aquele boot rápido. Que dispositivo é esse? Outra coisa: a minha placa, que adquiri a alguns dias, não reconhece meu HD SATA se conectado numa porta SATA normal. Tive que conectá-lo na porta e-SATA para poder ser reconhecido e instalar o windows. Vocês tiveram algum problema desse tipo? O que pode ser? Abraços!

    Curtir

    1. Olá Leandro!
      Primeiro, obrigado por perguntar, pois é muito importante a participação de vocês no nosso site.
      Bem o UEFI é o sistema de BIOS da maquina que conta com uma interface navegável assim como quando o se navega através do Windows. Esse recurso facilita a configuração da maquina pois ele já vem com vários perfis pré-programados nele. Esse sistema que você sitou, me parece aquele sistema de arranque da maquina que em 10 segundos o PC já está ligado. Agora a duvida do HD Leandro. Me passe o modelo da sua placa mãe para que eu possa ser mais específico quanto ao seu problema. Mas em suma, as placas mães da Asus, tem o melhor Plug & Play dentre as placas mães do mercado. Vou pesquisar um pouco sobre o assunto e te dou uma contra resposta para esse seu problema, que para mim é coisa nova. Os hds usam o mesmo parâmetro tanto para conexão no Sata quanto no e-Sata.
      Grande abraço.

      Curtir

  3. Pôxa vida meu caro… Muitíssimo obrigado MESMO pela sua atenção. Bem, o modelo da minha placa é esse do teste, a M5A99FX pro R2.0, processador FX-6100, memória 2x4Gb Kingston, HD Samsung 500Gb. E a placa mãe até reconhece o HD quando conectado à porta SATA normal, mas nunca no primeiro boot. No primeiro boot entro no SETUP e não aparece o HD, só o DVD. Se não entrar no STUP e deixar ela reiniciar normal aparece a mensagem “reboot and select proper boot device ou insert boot media in selected boot and press a key”, aí eu aperto o Reset, o PC reinicia e ‘boota’ certinho. Se após o Reset eu entrar no SETUP, aparece o abençoado do HD lá. A impressão que dá é que os slots SATA normal só funcionam quando aperta o Reset. Sei que não é isso pois o DVD sempre é reconhecido. Então deixei o HD plugado na porta e-SATA mesmo, mas com isso ele aparece como um dispositivo móvel, ou seja, como um pendrive. Fica aquele ícone perto do relógio no canto inferior direito para ejetar mídia removível. Não é um saco? Alguns fóruns que li dizem para atualizar a BIOS. Mas antes disso vou tentar trocar meu HD. Quem sabe resolve.
    Mais uma vez, muito obrigado por compartilhar suas experiências. Se tiver alguma sugestão para me dar, agradeço antecipadamente.
    Um abraço.

    Curtir

    1. Opa, não precisa agradecer não, esse canal aqui é justamente pra isso, pra tirar duvidas e ajudar. Seguinte na primeira tela da BIOS, na parte inferior ficam os dispositivos de boot com os desenhos específicos de HD, Dvd, USB e talz, tenta deixar selecionado nessa parte o HD para ver, se não adiantar, você pra modo de exibição avançado e vai até a aba de Boot pra escolher a prioridade pelo modo tradicional, selecionando o HD e pressionando Page Up ou Page Down muda-se a localização do drive que se quer colocar em prioridade no Boot da maquina. Tente isso, e depois me de uma resposta pra nós tentarmos uma nova alternativa caso não funcione.

      Curtir

      1. He he! Já tentei. Como eu disse, tanto na tela EZ Mode quanto no Advanced Mode, não aparece o HD no primeiro boot. Depois do Reset, aí sim ele aparece, nos dois modos. Inclusive no Advanced Mode aparece certinho qual porta SATA está conectado. Já mudei a ordem e nada. Se desligar o pc no windows, a placa mãe ainda reconhece. Mas se desligar o estabilizador meu amigo, já era. Perde o contato com o HD. E aí começa tudo de novo.
        Viu, na imagem acima da BIOS, na parte ‘Boot priority’ aparecem 3 dispositivos que vocês conectaram para fazer o teste. O primeiro símbolo (usb) aparece com uma tarjeta verde UEFI, seguido pelo HD e por outro dispositivo, que acredito ser um pendrive (tem um rabinho). Assim, qual o dispositivo que vocês usaram para bootar? Foi um HD mesmo? Foi numa porta SATA normal? He he! Valeu pela troca de idéias. Abraço.

        Curtir

      2. Olá Leandro, o NoxXx já está lhe dando auxilio mas vou tentar ajudar também.

        Os testes feitos por nós foi utilizando um HD SATA II 7200 RPM, tudo coreu sem problemas. Quanto a seu problema sugiro que tente testar com outro HD para ter descarta-lo como causador do problema, se constatar que o HD está ok procure verificar se ao desligar o PC da energia e voltar a liga-lo as opções de boot se mantém na mesma ordem pois pode ser uma simples bateria descarregada. Como última opção você ainda poderia optar por reiniciar a BIOS e em estância final atualiza-la.

        Obrigado pela participação, Abraço!

        Curtir

      3. Boa Rommer! (huahahuahuahu) após esse ultimo comentário Leandro, também me veio a cabeça que poderia ser a bateria, pois ela é responsável por manter as informação na BIOS Flash Memory do pc, e uma eventual falta de energia ocasionaria a perda dessas informações.
        Repare se alguma informação extra como data e hora não são mantidas, ou alguma configuração dos programas da Asus Suite também. Essa também é uma maneira fácil de se notar se a bateria está ou não descarregada. No demais, tente resertar a BIOS da maquina, acho que talvez resolva seu problema, pois pode ser apenas um parâmetro errado na atual configuração da BIOS que não estamos conseguindo ver!

        Curtir

    1. Fala NoxXx e o seguinte ,tenho essa placa e minha bios parou de reconhecer um hd(tenho 2 de 1 tera). ja troquei os cabos coloquei hds diferentes,troquei ordem de boot e nada.a maldita so reconhece 1 hd agora mesmo tendo 2.e olha que ja coloquei 2 hds totalmente diferentes dos que estavam e a mesma so continua reconhecendo 1 hd.

      O problema obviamente nao esta nos hds.

      nao achei esse botao de resetar a bios que voce falou.em qual guia esta esta opcao.

      desculpa os erros de portugues .estou escrevendo de um live cd do fuduntu rsrs

      agradeco muito se me ajudar.abracos

      Curtir

  4. Bom dia meus caros NoxXx e Rommel. Eu já tinha pensado nesse lance de ser a bateria da placa mãe, pois o problema só aparece depois que desligo o pc no estabilizador. Mas descartei isso baseado no fato que as outras funções, como data e hora, não se alteram. Além disso, fui na aba Advanced da BIOS, e alterei o item SATA CONFIGURATION de AHCI para IDE e quando desliguei a máquina pelo estabilizador e religuei novamente, as alterações tinham permanecido. Se fosse a bateria elas teriam voltado às configurações originais. Aí voltei tudo como estava antes. Enfim, meu primo vai me emprestar o HD dele pra ver se a placa reconhece. Se reconhecer, aí vou ver se a placa dele reconhece o meu HD (ambos são 500Gb). Se reconhecer, beleza! Fazemos um bate-bola e solucionamos o problema. Mas acho que pode ser isso sim, porque ontem, quando fui abrir um programa (momento que o HD é acessado) ouvi um barulhilho bem fininho (agudo) que, eu acho, que é do HD. Vamos esperar os testes. Independente do resultado eu posto aqui o que aconteceu. Valeu meus amigos!

    Curtir

  5. Era o HD! Era o bendito do HD! Coloquei o HD do pc do meu primo na porta Sata normal e a minha placa reconheceu de primeira. Bem, então retiro todos os pensamentos ruins que eu tinha sobre essa placa. Resolvido o meu problema agora preciso resolver outro: Negociei meu kit antigo (Placa mãe/processador/memória) com esse mesmo primo. Então montei esse kit no gabinete dele e fui instalar o win7. Aí é que deu zebra: dei o boot pelo CD, aparece pra apertar qualquer tecla pra inicar pelo CD, apertei, aí passa pra tela ‘Windows is loading files’ carregando a barrinha, aí passa pra tela ‘Starting windows’, com aquele símbolo colorido do windows vindo em sua direção, e aí a tela fica preta e depois, ao invés de aparecer a tela de ‘eu aceito o contrato’ a imagem desaparece. Fica uma tela azul, cheia de chuviscos e riscos verticais. Troquei pelo HD do primo (NADA), troquei a fonte (nada), troquei memória (nada), troquei a placa de vídeo (nada), montei fora do gabinete (nada) e troquei o leitor de DVD (nada também). Tentei outro cd o windows 7 e nada, mas quando tentei com o CD do XP, funciona. Meu… esse PC tava rodando windows 7 faz três anos e rodou até segunda feira passada, sem erro algum, quando tirei as peças pra colocar meu kit novo. Não é uma bosta? Desculpa falar assim mas perdi minha tarde de domingo tentando resolver esse problema. Se eu não conseguir fazer funcionar não vou poder negociar as peças com meu primo e aí meu preju vai ser grande. Se vocês souberem mais o que pode ser, por favor me dêem uma luz. Ah! Zerei a BIOS também e… NADA. Segue a descrição do meu kit antigo: Placa mãe ASUS M4n78 SE, processador Phenom X4 965, Memória Corsair Dominator 2x2Gb DDR2. Abraços.

    Curtir

    1. Leandro, algum tipo de sinal sonoro no seu pc quando você tenta instalar o windows como bipes ou coisas do tipo? Geralmente esses tipos de problema indicam alguma peça sem o devido funcionamento. Confira para ver se ele emite algum som e se for algum Bipe, conte para ver quantos ele dá na sequência.

      Curtir

  6. Nadica de nada. Simplesmente a imagem some. Detalhe: trocando a placa de vídeo, quando chega no mesmo ponto (após ‘starting windows’), ao invés de tela azul chuviscada com listas verticais, a tela fica toda cinza e vem escurecendo (tipo um fade-out) até ficar tudo preto. A luz do DVD e do HD param de piscar também. Mas sabe uma coisa que eu fico pensando? Se fosse pau de hardware também teria que dar problema na instalação do XP. No entanto, quando coloco o CD do XP, a instalação carrega toda, até a parte onde mostra as partições que pretendo instalar. Não fui além disso, pois pretendo instalar o windows 7 mesmo. Agora na hora do almoço levei a máquina para um amigo que é técnico em informática pra ver se ele dá jeito. Mas não paro de pensar nisso. Assim que ele me ligar com alguma novidade eu posto aqui. Valeu NoxXx!

    Curtir

    1. Poxa Leandro, que situação chata eim, mas pensei em uma serie de coisas desde frequência diferente entre monitor e placa de vídeo até o fadeout de vídeo bichado. Mas fica difícil dizer sem ter a maquina na mão, o que fica mais fácil agora para o seu amigo que vai dar uma olhada. Nos mantenha informado, mesmo não achando a possível causa, e caso ache a fonte do problema, divida conosco, pois é sempre bom tem mais experiencia com possíveis problemas, para que futuramente possamos ajudar outros que necessitem, afinal, apesar de nós fuçarmos bastante e lidarmos com situações adversas todo o tempo, sempre tem algo novo para se aprender.
      Grande abraço.

      Curtir

  7. Meu caro NoxXx… passei na assistência agora mesmo pra dar uma olhada no meu PC. Meu amigo não estava lá, então conversei com o técnico e sabe o que ele encontrou? N-A-D-A! Acreditem. O PC tá normalzinho. Estão instalando o windows 7 e disseram que nenhuma anormalidade ocorreu. Como dizem aqui em Marília, “é pra acabá com o pequi de Goiás”! Segundo ele, amanhã tá pronto. Mas antes de retirar da assistência vou pegar o ‘MEU’ CD do windows e vou tentar instalar na frente dele, pois não é possível uma coisa dessas. Estou inconformado. Bom… foi só pra passar o andamento da coisa. Amanhã eu posto as novidades. Valeu meu caro pela força. Um abraço.

    Curtir

    1. Pois é Leandro, a muito tempo eu não via um caso desses, realmente é um out of sync do monitor com a placa de vídeo! Já vi casos assim mas a muito tempo atras quando tinha uma lan house com uns amigos, e aconteceu algo do tipo. O problema era que o monitor quando saia da tela generica de carregamento do Windows e passava pra tela default de vídeo, as duas partes estavam fora de sincronia. Não lembro como o problema foi solucionado, pois quem resolveu o problema foi um amigo Professor Pardal que era lá da lan house também.
      Espero que agora de certo, que já instalado nos padrões normais não ocorra mais esse tipo de video issue.
      Grande abraço!

      Curtir

  8. Olá pessoal, acabei de adquirir uma placa mãe citada acima no teste (M5A99FX PRO R2.0) e um processador AMD AM3+ FX 8350, segunda geração dos bulldozers.
    A minha pergunta é a seguinte: essa placa está com a bios compatível com esse processador ou é preciso alguma atualização, meu conhecimento é básico então gostaria de saber a resposta de pessoas que têm um conhecimento mais técnico a respeito do assunto.
    Essa máquina que estou montando servira para jogos e softwears em 3D (SOLID WORKS).
    Mais um detalhe a XFX tem boa qualidade nas suas fontes, pois quero comprar uma de 850 watts reais.

    Curtir

    1. Fala Hiuri, respondendo a sua pergunta, sim a placa está preparada para todos os processadores com arquitetura AM3+ no caso do seu FX8350, pode instalar ele sem e menor preocupação que é um casamento perfeito, ainda mais com o northbridge 990 eles funcionam acima da normalidade por ser uma placa mãe com um processador e um chipset feitos para trabalhar juntos.
      Quanto a fonte, existem varias marcas no mercado nacional que são boas e valem a pena, somente não sei se ha a necessidade de uma fonte tão alta, afinaç 850 watts real é uma fonte bem parruda. Me fale quais são os outros periféricos que você utilizará na maquina como placa de vídeo, hds, ssds, drivers leitores, e talz pra eu saber se realmente compensa comprar uma fonte dessa magnitude.
      Quanto as aplicações em 3d que você sitou, ele é perfeito pra isso, já que os 8 núcleos com uma memoria cash do processador facilitam em muito tarefas como renderização e criação em ferramentas em 3d. Mas vale lembrar que o que conta realmente é o conjunto da obra. O pc todo deve corresponder as necessidades minimas para se rodar esse tipo de aplicação. Logo, uma quantia razoável de memoria, pelo menos uns 12gb, um hd com buffer alto ou um ssd e também uma boa placa de vídeo que combinada com o restante do conjunto faz a maquina voar baixo!
      Grande abraço e estamos a disposição para duvidas futuras e me passe o restante da configuração de sua maquina para que eu possa avaliar melhor o caso.

      Curtir

  9. ola

    coloquei nela 2 pentes de memoria corsair vengeance de 1866mhz, mas ela reconhece como 1333mhz. se eu coloco pra 1866mhz manualmente da pau no windows. o que devo fazer?

    Obrigado!

    Curtir

    1. Olá Flavio, vi no Memory Issues da Asus na parte de suporte, e eles recomendam sim o upgrade da BIOS, e a partir do AI Suite II da própria placa, essa tarefa de upgrade fica bem fácil. Faça esse upgrade da BIOS e depois nos conte como a maquina reagiu após esse tentativa. Eles não dizem o por que, mas um dos usuários comenta em baixo que é algo simples, mas que se fosse setado para que as memórias de alta velocidade funcionarem, as de baixa não funcionariam direito, e como a maior fatia do mercado usa memorias genéricas eles fazem a placa setada pra esse tipo de memória.
      Bom, nos mantenha informado da situação, que estaremos a disposição. Grande abraço.

      Curtir

      1. Boa noite NoxXx,

        Atualizei pra ultima versao da bios e ainda nao reconheceu como 1866, mas já melhorou bastante, agora reconhece como 1600, provavelmente nas proximas atualizações deva reconhecer certinhu, muito obrigado pela ajuda.

        Abração!

        Curtir

  10. Boa tarde NoXx, obrigado por me responder, eu fiz a pergunta da atualização da bios por ter visto em um fórum que havia a necessidade da atualização.
    Inclusive deixarei o endereço postado para você olhar também.

    http://www.fusion-oc.com/forums/showthread.php?4108-REVIEW-Video-AMD-Vishera-FX-8350-Testamos-o-top-de-linha-da-arquitetura-Piledriver.

    Bem aqui está a descrição do resto dos componentes:

    Memoria ram Kingstone t2 séries xmp cl9 1866mhz ddr3, custo dos dois pentes R$ 650.00

    Hd sata3 3,5″ seagate 1tb 7200 rpm slim 64mb de buffer, não sei se esta certo o buffer, é isso?

    A placa de vídeo no momento vou usar a que tenho, ati radeon pci express 2 128 bits 5570,
    mas futuramente vou comprar uma 7970 que é um dos modelos mais top para jogos creio eu.

    Quanto a fonte quero uma forte pois daqui 5 ou 6 anos talvez possa usar a mesma e o preço dela está em torno de U$147 dólares ou algo como R$300,00 mais 40% vai sair por R$420,00.

    Que outro fabricante de fonte você recomenda?

    A ultima pergunta, quanto a refrigeração ou os coolers eu sei que existe alguns gabinetes com eles já embutidos, existe algum que te agrade e que seja ideal para a minha máquina, estou disposto a gastar até uns R$400,00 com o gabinete!!!

    Quero extrair tudo o que minha máquina pode dar!!!

    Alem do Solid Works eu uso o cimatron e o edgecam ambos voltados para modelamento e manufatura de peças em geral.

    Não sei qual a sua área de trabalho mas deixo uma dica procure vídeos de usinagem cnc no youtube, como sei que você gosta de tecnologia vai curtir isso!!!

    Curtir

    1. É Hiuri, é uma bela maquina e compensa sim investir em uma fonte de alta capacidade. Recomendaria a você alguma fonte da Cooler Master, OCZ ou da Corsair. Recomendo a você que antes de comprar o modelo escolhido, de uma passada no Clube do Hardware, que eles tem uns reviews de fonte que ajudam bastante inclusive com um selo bem legal que é o do Produto Bomba! que indica que você deve fugir do produto em questão que recebeu essa qualificação.
      Quanto a gabinete, eu apostaria em 2 opções, mas já aviso, se você tem pouco espaço, melhor esquecer esses que vou lhe indicar, pois eles são beeeeem grandes e pesados, um deles chegando a mais de 20 kilos com a maquina toda montada.
      O primeiro é o Cooler Master HAF 922 Plus. Indiquei o plus pois alem de ele ter interior todo preto, ele vem com todos os coolers, que se não me engano são 5, sendo 2 de 200mm e 3 de 120mm e como essa placa mãe tem controle para vários coolers esse gabinete acaba sendo uma boa pedida. O outro que te aconselho é o AeroCool XPredator X3 e eu acho o White Edition mais bonito todo branco com os leds azuis dão um toque bem legal. Ele vem somente com 2 coolers uma de 200mm no topo e um de 120mm no fundo, mas é muito bem projetado para uma ventilação quase que perfeita. Se você for comprar por aqui, aconselhor comprar pelo Mercado Livre que tem um preço bem mais em conta e hoje em dia com o Mercado Pago ficou bem seguro de se comprar por la.
      Conheço sim trabalho de usinagem em torno CNC, é bem legal, e eu gostaria de trabalhar com isso, mas sou péssimo em contas, então cá estou eu! Mas deve ser muito legal você poder criar o que você quiser no pc e ver ele tomando forma no CNC.

      Curtir

  11. Olá NoxXx… realmente você tava certo (Mais ponto para o NoxXx!). Fiquei curioso quando você disse ” realmente é um out of sync do monitor com a placa de vídeo!” e resolvi testar. Como eu disse anteriormente, levei pro amigo da assistência e ele não encontrou nada. Peguei o pc na assistência, levei pra casa, repeti o procedimento e… deu ERRO! Mas aí, baseado no que você falou, tirei o pc do monitor e montei na sala, usando minha TV LCD como monitor e…. tchan, tchan, tchan-tchan!!!! DEU CERTO! Não sei porque cargas d’água meu monitor (Samsung LED 21″) não reconhece o instalador do Windows 7. Mesmo trocando a placa de vídeo o erro ainda persistia. Bom, mas enfim, tá resolvido. Não sei o motivo por que esse bendido windows não instalava com o meu monitor, mas agora vocês já podem ajudar alguém que tenha esse tipo de problema. Valeu mesmo meu caro!!!
    Falando agora sobre o verdadeiro tema dessa página (a placa mãe), o hiuri levantou uma pergunta que me interessa também: cooler do processador. Vale a pena investir nisso? Lembro que meu processador não é tão ‘fudidão’ quanto o dele (o meu é um FX-6100), e não usarei aplicativos pesados como ele. O mais pesado que rodarei nele são jogos como Battlefield 3, Crysis 2 e 3 e Tomb Raider 2013. Meu gabinete tem 2 ventoinhas, uma na lateral (na parte de baixo) que joga o ar pra dentro e uma na parte superior traseira (embaixo da fonte) que joga o ar quente pra fora. Será que o cooler original da AMD aguenta? Um abraço meu caro!

    Curtir

    1. Fala Leandro, fazia muito tempo mesmo que não via um problema como esse acontecendo, também não sei a real causa dele, mas acontece 1 em 1 milhão de vezes e você foi o premiado.
      Quanto ao cooler do processador, é uma faca de 2 “LEGUMES” (hahaha) pois os processadores foram arquitetados para aguentar temperaturas por volta dos 70° e funcionar normalmente, mas em compensação, sabemos que quanto menor a temperatura melhor ele trabalha e menos ele se desgasta. Eu tenho um processador da linha Phenom II aqui nesta maquina que estou escrevendo para vocês agora com a EVO como placa mãe no lugar da Pro R2.0, e uso o Cooler Master V8 e a diferença de performance com a maquina anterior que eu tinha que usava um Buffalo como cooler é imensa. Pra começar a minha maquina em Idle fica em torno de 30° e in-game gira em torno de 40°. A vantagem nisso como também jogo BF3 e Cia Ltda é que a maquina em momento algum está sendo forçada por trabalhar todo o conjunto em condições de temperatura ideal. Uso um gabinete AeroCool X-Strike com 5 ventoinhas e ainda sem a tampa lateral (pois o V8 não deixa fechar ela) Eu aconselho sempre uma boa pasta térmica, de preferência aquelas a base de prata pois conduz melhor o calor e um bom cooler no processador. A configuração de admissão e exaustão do gabinete é tão importante quanto o cooler e deve ser estudada também de acordo com a necessidade de cada um, afinal conta que lugar a ventilação é melhor no pc, se ele esta disposto em baias, se tem tampa ou não, quantos coolers tem e como eles estão divididos na tarefa de resfriar e exaustar.
      Quanto os coolers que você tem na sua maquina Leandro, o ideal seria um suprindo de ar frio o cooler do processador e o outro no fundou exaustando o ar quente gerado pelo cooler do processador. Essa simples configuração ajuda e em muito o cooler do processador, pois potencializa-se a tomada de ar frio e se minimiza a quantidade e o tempo que o ar quente fica dentro do gabinete aquecendo os demais componentes. Hoje existe uma gama imensa de coolers para processadores, de diversas marcas para diversos tipos de aplicação. As marcas mais conhecidas são Cooler Master, Thermaltake, AeroCool e Zallman. Os preços são bem acessíveis, facilitando assim a nossa vida, mas o que é caro ao meu ver, são as pastas térmicas a base de prata, aonde um tubo de 5 gramas custa em torno de 50 reais e da pra umas 3 ou 4 aplicações.

      Curtir

  12. NoxXx, valeu pelo esclarecimento vou conferir as fontes, não tenho certeza mas um dos gabinetes que eu gostei acredito que seja um dos modelos que você citou.
    Eu estive conferindo sobre as atualizações de bios e vendo a data do seu tópico comparando com a data da ultima bios lançada no dia 31/01/13, pode ser que precise de alguma atualização.
    Vou torcer para que a placa já tenha vindo com essa.
    No site da asus tem uma outra atualização de bios para essa placa, para trabalhar com essa segunda geração de processadores FX a data de seu lançamento 02/11/12.
    Você poderia confirmar qual era a versão da bios quando montou essa máquina.
    De qualquer forma muito obrigado, foi bem esclarecedor já adicionei essa página aos meus favoritos.
    Vou conferir sempre.

    Saindo do assunto dos computadores e vindo para a usinagem o meu ultimo serviço legal foi fazer o Alex do MADAGASCAR, sim o leão feito em isopor ele tinha em torno de 50cm de altura.
    Não tenho autorização para postar fotos mas se aprovar o trabalho que era um teste farei vários dos personagens da dream Works.
    Quando o parque estiver com os cenários prontos junto com os bichos vou postar algumas fotos para você e outros usuários poderem ver o que a tecnologia é capaz de fazer.

    Curtir

    1. Hiuri, vou verificar qual a versão, mas somente anoite te darei a resposta, pois está em casa esse pc com a placa, mas pode fazer a atualização pelo AI Suite II da propria placa que ele tem uma ferramenta de upgrade tanto de driver quanto da BIOS Da placa.
      Quanto ao gabinete, existem mais modelos no mercado, e se você optar pelo segundo modelo sitado no meu comentário, lembre-se que precisara de mais coolers para ele, pois ele vem com somente dois, e na hora de comprar os coolers de 120mm fique atento ao fluxo de ar dos coolers, pois quanto maior o fluxo melhor custo benefício ele terá.
      Quanto ao CNC, ja ví cada coisa loca sendo feita com ele, desde replica de peças de armas até personagens em material mais acessível como isopor por exemplo, e é muito loco. Gostaria muito de ter uma ferramenta assim de criação em mãos, mas sei do custo de um, então este é apenas uma vontade, nada mais alem disso.

      Curtir

  13. Pelo visto temos um gosto parecido rsrsrs!!!
    O gabinete esse segundo o aerocool predator x3, é bem esse mesmo que gostei, e tem várias cores, ele vem com duas ventoinhas padrão, será suficiente?
    Quanto a versão da bios sem problema eu aguardo até porque só vou poder terminar de comprar as peças no mês que vem.
    Qual a diferença das ventoinhas nos coolers, que proporcionam um melhor fluxo de ar.
    Alguma inclinação maior das aletas ou algo que já venha especificado com algum número, etc!!
    Já que estamos trocando uma ideia a respeito dos componentes dos pcs, o que você pode me falar a respeito dos hds ssd, eles devem ser algo muito veloz pelo valor.
    Recebi no meu e-mail uma promoção a respeito desse hds, da kingstone de 128gb por R$643,00.

    Curtir

  14. Então Hiuri, to esperando a resposta do pessoal da Asus a respeito da BIOS da possível causa de ele não reconhecer a 1800, o pessoal do fórum deles disseram que é por causa de atualização de BIOS mesmo, mas mesmo assim vou aguardar a resposta do suporte pra ter um parecer mais concreto.
    Já uso AeroCool como gabinete, mas é um Strike-X normal, mas gosto muito dele, mas também tenho amigos com Thermaltake V3 Black Edition, com Cooler Master HAF 912 Plus e HAF 922 Plus também. Nunca vi o Predator X3 pessoalmente, mas é bonito demais e segundo as especificações dele, ele é bem maior que o meu Strike-X e o sistema que ele é construído direcionando o fluxo de ar é muito loco e eficiente.
    Quanto ao gabinete o fato de ter 2 coolers é relativo se é suficiente ou não, depende muito das condições que o gabinete vai ficar, o lugar é bem ventilado, é calor, é frio, tem corrente de ar constante, tudo isso depende. E quanto ao que determina o fluxo de ar, é a posição das aletas e a velocidade que ele pode atingir.
    Já o SSD, pra quem quer um pc com resposta rápida, ele é essencial, ele tem um fluxo de troca de informação muuuuiiiittttooo alto com relação aos hds que agente tem. Geralmente o pessoal usa ele somente para sistema operacional e mais algum programa essencial, e instala as outras aplicações no hd normal, pois a maquina funciona bem melhor quanto o sistema operacional esta funcionando bem mais rápido e estável que o restante das aplicações.

    Curtir

  15. muito bom o topico, comprei essa placa recentemente do paraguai, uso com Phenom II 965 corsair Hydro H 100 , as memorias Corsair XMS3 1600 8 Gb, com SSD 64 Kingston e gabinete V3 thermaltake

    Curtir

  16. Olá pessoal, eu comprei um water cooler h60 e estou com uma dúvida, essa placa mãe ela tem os conectores de fan de 4 pinos, e o water cooler 3 pinos. Eu posso conectar mesmo assim deixando de fora um pino?

    Curtir

    1. Fala Admilson, essa placa assim como a maioria das placas que tem o suporte do soquete removível é possível colocar o H60 assim como toda linha de water coolers da Cooler Master.
      Não sei se você já tem o cooler na mão, mas ele vem com diversos encaixes para vários soquetes desde o LGA775 da Intel ao AM3+ da AMD.
      Espero ter te ajudado, e qualquer duvida nos pergunte.
      Grande abraço

      Curtir

      1. Valeu NoxXx, mas o problema é no encaiche do cabo de energia do cpu_fan da placa tem 4 pinos e o da bombinha do water cooler são de 3 pinos, eu posso encaichar mesmo assim, não vai ter problemas deixar um pino do cpu_fan sem está conectado.

        Curtir

  17. Hahaha, me desculpe Admilson, achei que por ventura estivesse falando do encaixe do soquete e não do conector de energia, desatenção de minha parte.
    Então vamos ao conector. Todos os conectores de cooler sejam eles somente de alimentação ou de energia, tem uma parte de encaixe fixo neles que permitem que você encaixe eles na placa de maneira adequada, e quanto ele ter 2, 3 ou 4 pinos, significa que ele é um conector de alimentação, ou de alimentação com controle da placa ou de alimentação com controle externo do usuário. Pode usar normalmente que a placa mãe ira regula-lo de forma adequada, ainda mais nesse modelo de placa que através do Asus AI Suite II lhe oferece muitos recursos e perfis para serem explorados.

    Grande abraço e se precisar de mais alguma ajuda, por favor nos deixe outro recado.

    Curtir

    1. Obrigado por responder NoxXx. Então instalei water cooler o pc está super frio mas, o estranho é quando eu entro na bios acende o led vermelho do cpu_led na placa, e quando saio da bios e entro no Windows o led apaga. Esse pc é novo, o primeiro que montei.

      Curtir

    1. Olá Edvan, seja bem vindo ao Lock Gamer.

      Esse modelo de Placa Mãe não apresenta vídeo on-board, então seria necessário que você adquirisse uma GPU. Caso não esteja interessado em investir em uma placa de vídeo, o ideal é procurar as APUs que são capazes de rodar jogos em boas configurações com a GPU integrada no processador, dê uma lida no review: https://lockgamer.com/2013/05/15/review-amd-trinity-a8-5600k-desempenho-similar-preco-menor/

      Essa pode ser uma solução interessante para você.

      Abraço!

      Curtir

  18. minha placa M5A99FX PRO R2.0 fica com a luz do Boot device led acessa, sera este o problema que tenho as instalar o windows 7, que fica pedindo driver na instalação e não lê o cd em nem o pendrive com os drivers que baixei na net, se alguém puder me ajudar agradeço.

    Curtir

    1. Então Claudio, a princípio nada disso é necessário, pois a placa já vem com uma pre-configuração básica para se poder instalar o pc normalmente. O processo, é instalação da placa e de seus componentes, apos ligar a maquina pela primeira vez, não esquecer de dar uma passada na BIOS e ver se todos os componentes instalados estão sendo reconhecidos pela mesma e passado esse primeiro passo, somente a formatação e instalação dos drivers que estão no cd de drivers do placa mãe, que a placa reconhece sozinha todos os componentes. O que não entendi ao certo, é o que essa luz de Boot acesa está causando em sua maquina. Se for somente por não ler o cd, deve ser somente a prioridade de Boot da maquina, que você seleciona no modo da BIOS com interface sem nem precisar entrar na parte avançada da BIOS.
      Experimente trocar a porta em que o cd está conectado na placa para ver se resolve.
      Deixe para nos um feedback do que aconteceu depois dessas medidas, para que possamos acompanhar todo o processo Claudio.

      Grande abraço.

      Curtir

  19. Fala NoxXx e o seguinte ,tenho essa placa e minha bios parou de reconhecer um hd(tenho 2 de 1 tera). ja troquei os cabos coloquei hds diferentes,troquei ordem de boot e nada.a maldita so reconhece 1 hd agora mesmo tendo 2.e olha que ja coloquei 2 hds totalmente diferentes dos que estavam e a mesma so continua reconhecendo 1 hd.

    O problema obviamente nao esta nos hds.

    nao achei esse botao de resetar a bios que voce falou.em qual guia esta esta opcao.

    desculpa os erros de portugues .estou escrevendo de um live cd do fuduntu rsrs

    agradeco muito se me ajudar.abracos

    Curtir

  20. Mexi em algumas configuracoes na bios e reiniciei.Apareceu uma tela preta reconhecendo drive da gravadora e os dois hds e pediu para apertar f1. apertei foi direto para bios de novo na tela ez mode e nao apareceu os 2 hds,somente 1 deles e a gravadora.que saco.rsrs

    Curtir

    1. Fala Weverton, blz?
      Seguinte, esse tipo de procedimento não é comum acontecer em uma placa mãe com todos os componentes e firmware funcionando de forma correta.
      Existe uma plataforma de teste chamado Pc Test que verifica todos os componentes e a saúde dos mesmos.
      Indico a você que já realizou os procedimentos padrões a procurar na sua cidade um assistência técnica que tenha uma bancada de testes para placas mãe e sei que na Santa Efigênia em São Paulo tem bastante loja com essas tecnologias.
      Recomendo também que você reset a BIOS da placa mãe e também verifique se os hd, atrás deles juntamente com as conexões se existem aqueles born jumper plugados nele. (Jumper são umas peças bem pequenas de formato retangular que encaixam nos pinos existentes atrás dos hds, segue o link de imagem de um para exemplificar http://icrontic.com/uploads/1/0/4/18669.attach ), se houver remova-os e tente conecta os hds novamente no pc.
      Realizados esses passo Weverton, se nada adiantar, recomendo a procura de um técnico mesmo, pois também tenho conhecimento limitado nessa área de manutenção de placas mãe!
      Grande abraço e precisando, pode mandar msn aqui sem problemas que o que conseguirmos, nos ajudaremos.

      Curtir

      1. NoxXx , desculpa nao ter te respondido antes, estava trabalhando o dia todo hoje. Vou ver se resetando a bios ou removendo os jumpers da certo.Se caso eu conseguir resolver meu problema eu posto aqui o que fiz at[e para servir de ajuda/referencia para os outros leitores.

        Gostei de voce porque vc e gente fina e tem boa vontade rsrs.abracos

        Curtir

      2. Weverton, infelizmente se não for isso, talvez você tenha que realmente recorrer a uma assistência especializada em placas mãe para te dar uma ajuda, e como a assistência da Asus para esse tipo de peça praticamente não existe, vai ter que ser em um especialista em MB mesmo. Precisando de algo e tendo mais alguma informação, por favor nos reportem, por que a ideia do site é exatamente essa de gamer pra gamer, principalmente na troca de experiências.
        Grande abraço!

        Curtir

      1. Desculpe a demora na resposta João Artur.
        O que geralmente acontece, é que tem que se resetar a bios e logo em seguida fazer o updade através do FlashBIOS, para que não haja atribuição por nome de arquivo e sim pelos arquivos necessários da BIOS para o update.
        Isso aconteceu com um amigo que tem outro modelo de placa da Asus, mas que nos serviu como base para problemas relacionados a update da mesma.
        Novamente desculpe-nos a demora e legal você já ter resolvido o problema, pois acima de tudo ficar sem pc é um saco, seja lá pra qual finalidade você o use!”

        Grande abraço e qualquer problema nos de um toque para que possamos te dar uma mão. :)

        Curtir

  21. Fala NoxXx, falei que iria voltar para dizer o que eu fiz e acho que demorei demais, rsrsrs.

    Bom, eu levei o PC para um técnico resolver e a coisa ficou ainda mais feia já que o maldito não resolveu o problema e cobrou 120.00.Como até então era um técnico de “confiança” e eu muito ocupado,paguei o cara sem conferir se estava tudo certo.Além do problema dos HDs continuar o filho da mãe ainda remontou PC porcamente pois não ligou os cabos de áudio frontal (não é que ele não ligou corretamente ele simplesmente não os ligou deixou jogado dentro da máquina) e quando pedi para o filho de uma regaçada consertar,ele falou que iria arrumar e até hoje estou aqui esperando o filho da mãe.Enfim,eu mesmo tive que liga-los.

    Conclusão: a máquina esta aqui do mesmo jeito (sem reconhecer os dois HDs ) mas pelo menos funciona.

    Ou seja,não ajudei em nada os outros que possam estar com o mesmo problema,rsss

    Abraços,

    Curtir

      1. Fala Wéverton, tudo bem contigo?

        Seguinte, acho que o seu problema é um pouco mais complexo do que aparenta. Conversei com um amigo que é Reitor do campo de Tecnologia da UNIP, e ele me disse que provavelmente é uma falha de kernel na Firmware da sua placa (só não me peça pra explicar o que é isso! hahahaha) e ele me aconselhou a entrar em contato direto com a Asus aqui no Brasil que eles tem um serviço de Assistência Técnica e ele disse que os caras são fodas!
        Me aconselhou a te passar para os caras e assim para com leva e trás desnecessários a assistências não especializadas e acabar logo com o problema.

        Segue abaixo o link já da própria assistência da Asus, no qual você precisa se cadastrar e registrar sua placa pra poder ter acesso a assistência, da qual eu não sei se é paga ou não, mas acho que após o primeiro contrato você consegue se informar sobre isso.

        http://vip.asus.com/eservice/bz_rmaserv.aspx

        Espero que em breve você nos de uma resposta positiva quanto a resolução do problema, pois sabemos o quanto é ruim ficar sem pc, seja lá pra que você o use.

        Grande abraço.

        Curtir

  22. Olá amigo,vou montar um pc esse ano e fiquei em duvida sobre as configurações,depois de pesquisar bastante acabei optando por essas configurações. Placa mãe :Asus M5A99FX PRO R2.0
    Processador :FX 6300 Black Edition 3.5 SIX CORE AM3+ Memória :2x 4gb DDR3 1600mhz Corsair Vengeance XMP Fonte :Corsair CX 750W 80Plus Bronze PFC Ativo HD :1TB SATA 3 – Seagate 7200RPM 64MB Cache Gabinete : Aerocool Strike-X One Advance Placa de Video :MSI Radeon R9 270X Gaming 4G OC 4GB GDDR5 Queria saber sua opinião essa configuração está boa?O que você recomendaria mudar? Detalhe pretendo fazer um Crossfire si necessário mais adiante.Essa fonte aguentaria?

    Curtir

    1. Fala Rodolfo, tudo bem contigo?

      Seguinte cara, essa config que você montou é exatamente a config que eu uso em meu pc. Salva a marca da fonte, e a marca da placa de vídeo, que apesar de ser o mesmo modelo a minha é da XFX, mais o processador diferente,seu pc é exatamente a mesma configuração do meu pc, incluindo o gabinete. Recomendo a você uma refrigeração boa no gabinete, pois o conjunto da obra, gasta um pouco mais de energia que o normal e esquenta bem se não estiver bem refrigerado. Uso 5 coolers de 120mm tanto da Aerocool quanto da Cooler Master, e também uso um cooler para o processador Cooler Master V8.
      Cara, veja qual a diferença das memórias 1600 pras memorias padrão 1333mhz, pois eu optaria por memórias normais e com a diferença trocaria o processador por uma FX 8350, octacore que eu uso nesse meu pc. Ainda não uso todo seu potencial, mas quando chegar ao mercado alguma aplicação que o use, eu já terei ele em mãos, não necessitando trocar o processador que é algo mais caro que memórias e mais difíceis de vender separados.
      Mantenha contato por aqui, e vamos trocando ideias e buscando soluções junto com você.

      Grande abraço.

      Curtir

  23. Olá, vamos ver se alguem pode me ajudar… tenho essa MB e agora ela liga….e entra na bios e desliga….ja troquei fonte, memoria, VGA…. só não o processador….alguem?!?! GRATO!!

    Curtir

    1. Fala Felipe, tudo bem contigo?
      Deixa te perguntar algo, você já formatou o pc, pois isso me parece ser problema lógico.
      Na dúvida, faça o hard-reset da placa! Se você não souber como se faz, consulte o manual, que ele te explica certinho como isso é feito.
      Nos mantenha informado sobre a situação da pc, para que possamos te ajudar caso isso não funcione.
      Grande abraço!

      Curtir

  24. Percebi que o tópico ainda está ativo.

    Adquiri uma M5A99X EVO R2.0, e meu problema é o seguinte.

    em duas inicializações a placa bootou, porém não consigo ao menos iniciar a BIOS da bendita.
    já fiz teste no processador, hds, memorias, o que me resta é a placa de vídeo e fonte.
    percebi que o LED da GPU fica ligado. como se estivesse com algum problema. mas a mesma funciona perfeitamente na minha mobo anterior.

    OBS: mouse e teclado nao dão sinal de vida

    Agradeço pela atenção !

    Segue link da GPU
    http://xfxforce.com/en-us/products/amd-radeon-hd-7800-series/amd-radeon-hd-7850-core-edition-fx-785a-cnl4

    Curtir

    1. Bro, em primeiro, desculpe me a demora, pois estava de férias.
      Seguinte, também tenho um EVO e já me aconteceu isso também.
      A solução foi bem simples. Um reset na placa mãe, e tudo voltou ao normal.
      A razão real do problema, eu não sei lhe informar, mas resolveu!
      Tente ai, e me de uma resposta!
      Grande abraço!

      Curtir

  25. Complementando estou usando 8gb kingston hyperX e um Phenon ll x3 710.

    aparentemente a fonte joga energia para os componentes cabos de força
    24-8 na placa mãe e o da gpu de 6 pinos todos estão muito bem encaixados.

    será q a fonte não está suportando, proximo teste amanha sera com uma gpu mais fraca de uma amigo. mas aguardo respostas.. !!! vlw

    Segue link da Fonte.
    http://www.kabum.com.br/produto/8767/fonte-atx-3r-system-iceage-ia500hp80-500w-bivolt

    Curtir

  26. Amigo boa noite estou com um problema a minha placa esta com um bug na bios a tela da bios fica toda estranha torta com as letras uma por cima da outro ou so aparece o mouse ai clico em sair e aparece uma parte da tela do setup dai pra frete vou configurando aos poucos nao consigo visualizar direito a tela do setup fora isso o pc esta estavel e fiz teste de instabilidade e tudo mais o que devo fazer FX 8320 HD 6990 M5A99FX R2.0 CORSAIR CX 750W OBRIGADO!!!

    Curtir

    1. Bom dia Marcio!
      Seguinte, pelo que me parece, é só um problema de vídeo mesmo. Isso é causado por que a resolução nativa da BIOS é diferente da do seu pc. Resete a BIOS, e pra fazer isso é só olhar no manual, pois nele tem uma parte falando sobre reset da mesma, e isso deve trazer a BIOS para a sua resolução atual e tirá-la da resolução nativa atualmente setada nela.
      Grande abraço e nos mantenha informado sobre os resultados! :)

      Curtir

  27. Olá boa noite. Montei um computador com a seguinte configuração:

    Placa Mãe: M5A99FX PRO R2.O
    Processador: FX 9370 4.4 GHz
    Memória: 1X8G Corsair vigeance
    Placa de Video: AMD RADEON R9 280
    Fonte: EVGA 850W Golda
    Water cooler: Corsair H80I

    Estou com o seguinte problema, o computador liga e logo em seguida desliga (durante o boot), contudo, quando removo a alimentação 8 pinos ela liga (mas se imagem na tela).
    Não faço ideia do que seja o problema, se alguém puder ajudar ficaria muito grato.

    Desde já, obrigado.

    Curtir

    1. Grande Juliano, blz contigo?

      Cara, me tira uma dúvida antes de tudo, o que você desliga com 8 pinos que ele liga? A placa de vídeo?
      Se for o Pci-ex 8 pinos da placa de vídeo, por favor, verifique pra mim se você está ligando o cabo do monitor na placa de vídeo, na entrada correta. O que acontece se estiver na errada, e você estiver usando o DVI, é que ele não vai ligar mesmo, e ao desligar a placa de vídeo, ele sobre o sistema, com o vídeo da placa mãe mesmo.
      Faz esse teste para mim. Geralmente a porta correta é a de cima, e no caso das placas da AMD, se não me engano tem diferenças de cores até, que é para que esse tipo de situação não ocorra.

      Grande abraço, e me mantenha informado da situação bro! :)

      Curtir

      1. Obrigado Nox. Estava tudo montado corretamente.

        Desmontei o water cooler corsair H80I e coloquei um processador de 125 TDP com refrigeramento comum e o computador funcionou normalmente. Em seguida montei processador FX9370 com o cooler do ultimo, e com dois ventiladores de apoio. Então para minha surpresa ele ligou. A temperatura do processador estava por volta dos 68°C.

        Vou trocar o water cooler e testar novamente.

        Vlw

        Curtir

  28. BOM DIA PESSOAL DO FORUM;POIS É COMPREI ESSA PLACA MÃE SABERTOOTH FX990 R PUS UM GABINETE CORSAIR MONSTER E UM WATCOOLER CORSAIR H100i,um processador fx840 e dois pente de memória kigston 4.0gb ;montei ele antes d’ontem e não tá dando video já troquei a placa de video e nada,as memórias quando aperto o chekin delas acende uma luz vermelha piscando,e tudo funciona somente não aparece o vídeo alguem poderia me dar uma dica doque poderia estar acontecendo ?
    obrigado
    aguardo respostas de alguém do forum.
    FERNANDO VALLE

    Curtir

    1. Olá Fernando, bem vindo ao lock gamer. A questão de vídeo da Sabertooth 990FX é meio “chata”, então vamos lá:

      Em que slot você instalou a placa de vídeo?
      Já tentou mudar a posição da placa de vídeo nos slots PCI?
      A versão da sua placa mãe é a 2.0 (escrita abaixo do slot PCI)?
      Tente utilizar o slot PCI express preto.
      Sua placa de vídeo funciona em outro PC?

      Tenha um pouco de paciência que vamos eliminando os problemas, afinal, a Sabertooth 990FX R2.0 é uma de nossas placas oficiais de review ao lado da M5A99 FX Pro R2.0.

      Abraço!

      Curtir

  29. Olá pessoal to precisando de uma ajudinha!! no setup da minha asus onde indica o consumo de voltagem geral está muito alta onde indica de 12v está a cima de 20v e a barra está vermelha ao invés de azul! alguém sabe me dizer qual é o problema? fico no aguardo desde ja agradeco.

    Curtir

  30. Boa noite pessoal, comprei uma ASUS M5A99FX PRO R2.0 e estou com problemas. Coloquei ela no gabinete, liguei os fios, liguei a fonte e a placa acendeu um led verde, que fica só acesa. Mas ao pressionar o botão pra ligar o computador ele não liga, pisca o led vermelho da cpu uma vez e nada funciona. Alguém me ajuda.

    Curtir

  31. Olá equipe Lock.
    Desculpem talvez minha ignorância, mas esta placa de vídeo que vocês apresentaram possui Interface PCI Express 3.0, e esta MB não possui. Pergunto: Roda normalmente ? Qual a possível perda de utilizar uma VGA com PCIe 3.0 e uma MB que comporta apenas PCIe 2.0 ?

    Curtir

Deixe um comentário