[Review] AMD Trinity A10 5800K, “jogando sem placa de vídeo”

AMD Trinity A10 5800K - ReviewA cada dia ouvimos falar mais e mais sobre as APUs, mas nem todos conhecem o seu potencial. A AMD apresenta soluções soluções para a maioria dos usuários com suas APUs, desde aqueles que utilizam seu PC, notebook ou tablet apenas para assistir vídeos e navegar na internet até os jogadores casuais, para isso elas são dividas entre série E, série C e série A, sendo esta última a de desempenho mais alto com modelos dual-core e quad-core equipadas com chips gráficos mais potentes capazes de rodar jogos DirectX 11 e executar programas mais exigentes como os de edição. Durante nosso review que você acompanha a seguir, nós testamos a performance da APU A10 5800K em alguns dos jogos mais exigentes e entre os mais vendidos do mercado para comprovarmos se ela seria capaz de cumprir o papel de substituto de um conjunto formado por processador e placa de vídeo “discreta” (com menor desempenho), os resultados foram surpreendentes.

De onde surgiu a APU?

Antes de falar sobre APU é interessante saber como ela surgiu. Quando em 2006 a AMD anunciou a fusão com a fabricante de placas de vídeo ATI nós nem imaginávamos o que estaria por vir, mas a AMD tinha planos maiores e pouco tempo depois das empresas se fundirem começamos a ouvir falar sobre a tecnologia “Fusion” que, segundo a empresa, seria algo completamente inovador que iria unir processador e chip gráfico. Na época não era fácil imaginar como seria isso e logo começamos a nos confundir com as tecnologias e novos nomes dados aos produtos AMD, surgiu o nome “Vision” usado pela empresa para que o usuário encontrasse mais facilmente o produto que atende suas necessidades e a tecnologia “Fusion”, que em vários casos foi usada como ilustração para a integração ente placa mãe, processadores e GPUs AMD/ATI, mas não era realmente disso que se tratava a tecnologia Fusion, ela “misturava” todos estes componentes de um PC mas nãos desta forma e em 2011 nós finalmente descobrimos o que significava.

Amd Fusion Dragon logoDepois de muita expectativa, anos de desenvolvimento e algumas confusões com os nomes, nós conhecemos as Acelerated Processing Units (APU) que realmente se tratava da tecnologia Fusion que unia processador e chip gráfico. O novo produto significava um enorme avanço na tecnologia, a placa mãe desenvolvida para as APUs de primeira geração (codinome Llano) utilizava um novo socket e dispensava o uso de vídeo onboard, integrando um chip gráfico da série HD 6000 capaz de rodar jogos em detalhes médios oferecendo suporte a DirectX 11, em 2012 a AMD lançou a segunda geração de APUs (codinome Trinity) com gráficos da série HD 7000 e a tecnologia “Graphics Core Next” que melhora significativamente o desempenho, o A10 5800K faz parte da segundo geração sendo ele o “top de linha”.  A AMD divulgou um vídeo que ajuda bastante a entender o que é APU de uma forma bem simples:

A tecnologia do PlayStation 4

É impossível falar sobre APU e não lembrar de que essa é a tecnologia responsável por gerar os incríveis gráficos do PlayStation 4, a APU que equipa o console é uma evolução da atual geração Trinity mas foi desenvolvida especialmente para a Sony. O octa-core de clock relativamente baixo trabalha em conjunto com um chip gráfico Radeon HD de última geração, o conjunto consome pouca energia e também é responsável pelos trabalhos enquanto o console está em Stand By. A APU baseada na arquitetura Jaguar vai receber uma versão para os PCs ainda em 2013.

ps4_system_architecture

“Um processador com placa de vídeo”

Uma forma fácil de descrever a APU é a de que ele é basicamente um processador com placa de vídeo embutida, essa é a “carta na manga” da AMD que colocou nestes processadores as tecnologias que estão presentes nas placas de vídeo off board, no caso do A10 5800K sua placa de vídeo (GPU) é uma Radeon HD 7660D, a mais potente das APUs Trinity, ela tem suporte a Ditrect X 11, a tecnologia Graphics Core Next e suporte a vários monitores através do Eyefinity, essa GPU é responsável pelo alto desempenho gráfico, tudo isso unido a um processador quad-core.

amd-trinity-a10

Para que devo comprar o A10 5800K?

Como já dissemos, existem ao menos quatro classes de APUs na série A de segunda geração, as A4 e A6 dual-core que possuem diferentes frequências e GPUs integradas voltadas aos usuários que utilizam seu PC ou notebook para tarefas como navegar na internet, assistir a vídeos em alta definição, e curtir jogos menos exigentes em resoluções baixas e médias, já as APUs A8 e A10 são quad-cores com GPUs de alto desempenho capazes de executar as tarefas mais pesadas como edição avançada e jogos mais atuais que podem ser executados com detalhes médios e, em alguns casos, até em detalhes altos com resolução Full HD como veremos mais em frente.

Por falta de informação, algumas lojas ainda oferecem as tradicionais configurações dos kits placa mãe, processador quad-core e placa de vídeo discreta, o que se comparado a uma APU sai em desvantagem. Dificilmente você irá encontrar uma configuração tradicional ao preço de uma com APU que se aproxime em termos de desempenho e tecnologia já que normalmente as placas de vídeo discretas oferecidas não possuem suporte a Direct X 11 e ainda ocupam mais espaço e consomem mais energia.

AMD APU A10 5800K desempenho

Compre uma placa de vídeo e ganhe duas

Se você é daqueles que curte apenas um game nas horas vagas ou joga títulos menos exigentes sem gastar muito, o A10 5800K é uma ótima opção, mas caso você acabe curtindo a ideia dos games e precise de um pouco mais de desempenho a AMD pensou em uma solução muito simples para que o chip gráfico da APU não fique de lado, como acontece nos casos onde instalamos uma placa de vídeo offboard e deixamos o vídeo onboard inutilizado. Se você adquirir qualquer APU da série Trinity poderá aumentar o seu desempenho em games adicionando uma placa de vídeo offboard discreta, cada APU deve ser combinada com uma placa de vídeo específica, as da série A4 e A6 podem ser combinadas com as Radeon HD 6450, as da série A8 com as Radeon HD 6570 e na linha A10 podemos optar pela Radeon HD 6570 ou HD 6670.

A mais cara das placas de vídeo que podem ser usadas em conjunto com as APUs é a HD 6670 que gira em torno de R$ 260,00, mas fazendo este investimento você terá não uma, mas duas GPUs no seu PC pois, a que está integrada no processador irá trabalhar em conjunto com a offboard em uma forma de “Crossfire Híbrido”. Um dica é optar por uma boa fonte na hora de montar seu PC com APU para que, caso decida fazer um crossfire híbrido, não precise gastar novamente, a melhor opção seria uma fonte de no mínimo 400 W reais de boa qualidade.

amd-radeon-hd-6670

Baixo desempenho com apenas um pente de memória RAM…

As APUs estão presentes em PCs, notebooks, netbooks, notebooks ultrafinos e tablets. Hoje existem inúmeras lojas especializadas que montam configurações personalizadas de PCs, muitas delas já oferecem o A8 e A10 como uma opção para os gamers casuais, mas em alguns casos acontece uma situação constrangedora, o processador não apresenta o desempenho esperado e o consumidor se vê obrigado a adquirir uma placa de vídeo discreta para cumprir com o que ele achava que a APU seria capaz de entregar, mas a culpa não é do processador.

Um detalhe simples mas muito importante é capaz de jogar o desempenho de qualquer APU lá em baixo, quando ela é combinada a apenas um pente (módulo) de memória RAM ela não é capaz de apresentar todo o seu potencial, isso porque a GPU integrada no processador compartilha a memória RAM assim como sua banda, se utilizar apenas um módulo a GPU irá entregar apenas 64 bits de BUS (largura da “porta” de dados) e com dois módulos ela irá alcançar os 128 bits de que é capaz. A velocidade do módulo escolhido também é importante bem como a quantidade de RAM, o clock de memória suportado pelas APUs Tirnity da linha A6 a linha A10 é de 1866 Mhz DDR3 e a escolha de módulos que suportem esse “clock” (velocidade) pode aumentar significativamente o desempenho. A quantidade de memória RAM que aconselhamos é de no mínimo 8 GB (dois pentes de 4 GB).

vengeance DDR3

A memória RAM da AMD

Para tentar driblar as variáveis de uma configuração a AMD oferece uma solução para facilitar a vida do consumidor, a algum tempo a empresa disponibiliza no mercado seus próprios módulos de memória RAM, as “Radeon Memory” que são fabricadas por empresas conceituadas como Patriot e VisionTek, elas recebem o selo AMD e otimizações para trabalhar perfeitamente com as APUs. Em uma conversa com Roberto Brandão da AMD ele nos explicou que as Radeon Memory são otimizadas para, quando suportado pela placa mãe, alterar sua frequência para obter o máximo desempenho em conjunto com as APUs, uma grande vantagem para quem não possui muitos conhecimento quando o assunto é overclock ou configurações avançadas.

As Memórias AMD Performance são encontradas em módulos de 2, 4 e 8GB DDR3 com um visual interessante e um preço realmente convidativo, infelizmente no momento é difícil encontra-las no mercado brasileiro.

AMD_Performance Ram memory

Frio mas um pouco “barulhento”

Já que não recebemos o cooler box que acompanha o A10 5800k vendido no mercado, optamos por cooler fornecido pela própria AMD, um com as mesmas especificações do que acompanha o produto. Os resultados não foram muito animadores, como o cooler alcança altas rotações para manter a temperatura baixa o barulho pode incomodar um pouco, mas nada que uma placa de vídeo com um cooler padrão não faria, a vantagem é que durante nossos testes a temperatura se manteve baixa mesmo com o gabinete fechado, além disso, se o barulho incomodar você pode optar pelo modo “silencioso” presente na BIOS ou mesmo investir em um cooler um pouco mais silencioso e até mais eficiente.

Phenom II X4 970 cooler box

Onde o A10 5800K “se encaixa”?

A nova geração de APUs identificadas pelo codinome “Trinity” possuem numerações muito parecidas com a geração anterior que tinha o A8 3850 como top de linha enquanto a atual tem o A10 5800K como a APU mais potente. As APUs são identificadas por letras e números que as classificam de acordo com seu desempenho como C-50 e E-450, na série “A” temos o A4, A6, A8 e A10 sendo de forma crescente o A4 o mais modesto e o último, o A10, o mais potente.

Fique atento para não se confundir entre as APUs da linha Llano e Trinity, as primeiras utilizam socket FM1 e gráficos da série Radeon HD 6000 enquanto as últimas vem se encaixam apenas em placas-mãe com socket FM2 e trazem gráficos da série HD 7000, então procure sempre conferir as especificações para não comprar um Llano pelo preço de Trinity (mais caro).

APU Trinity family

Especificações técnicas

A10 5800K Specs

Como testamos?

Nós preferimos deixar os benchmarks com programas específicos e comparativos de desempenho para nossos colegas, aqui o assunto principal é o desempenho nos games. Utilizamos o FRAPS para medir o FPS (Frames por segundo) sempre em situação real, realizamos os testes enquanto jogamos e as temperaturas são medidas pelo GPU monitor, as médias obtidas são somadas e depois divididas pela quantidade de testes realizados.

Com o que testamos?

Configuração utilizada:

Placa mãe Gigabyte GA-F2A85X UP4

Processador AMD APU Trinity A10 5800K 3.8 Ghz – 4.2 Ghz (stock)

Chip gráfico (integrado no processador) – Radeon HD 7660D

Memória – 12 GB DDR3 1600 Mhz (stock)

HD Segate 500 GB 7200 RPM

Fonte Seventeam 550 PAM (550W)

Monitor LG 21,5” (1920×1080, 5ms resposta)

Windows 7 64 (Service Pack 1)

Conexão – DVI Resoluções – 1920×1080, 1600×900 e 1280×720

Versão do driver de vídeo: AMD Catalyst 13.1

Entenda os números (FPS)

 Realizamos os testes  utilizando alguns dos jogos mais “pesados” do mercado para que você tenha uma visão geral do desempenho, também utilizamos alguns dos lançamentos mais recentes e famosos do mercado. Para os testes com vídeo onboard, notebooks, APUs ou processadores com gráfico integrado optamos por mudar a forma como realizamos os testes, diferente das placas de vídeo “offboard” dedicadas.  Já que são produtos de “entrada” (para consumidores menos exigentes ou que pretendem investir pouco), utilizamos as opções de gráficas mais baixas de que os jogos dispõe com todos os filtros desativados. O interessante neste modelo é que quando o produto obtém uma média alta de FPS com os detalhes no mínimo, isso significa que ainda há uma “sobra” de desempenho para que você possa aumentar os detalhes e ligar alguns filtros, se um jogo não roda bem em uma resolução pode alcançar um bom desempenho em uma resolução menor, até mesmo com detalhes “máximos”.

Entendemos que a média mínima de FPS aceitável para que a experiência de jogo não seja prejudicada é de 25 FPS, abaixo disso se torna praticamente impossível jogar, mas você deve prestar muita atenção antes de julgar o desempenho do produto testado, pois mesmo quando ele não é capaz de obter uma média acima de 25 FPS não significa que o desempenho foi ruim pois as placas de baixo custo, por exemplo, nem sempre são desenvolvidas para rodar os jogos em altas resoluções ou com detalhes no máximo e sacrificam um pouco do desempenho em favor do baixo custo.

Avalie o desempenho

Sempre que analisar um review leve em consideração o foco de produto, se ele é ou não voltado a obter o máximo de desempenho ou se a intenção é equilibrar desempenho e custo. A compra de um hardware deve ser medida pelo conjunto custo x benefício, se a placa de vídeo ou processador em teste não é capaz de executar algum dos jogos testados “no máximo” pode ser possível uma melhora de desempenho desativando algum filtro ou diminuindo a resolução se o seu objetivo é obter um produto mais em conta, mas se está em busca do melhor, ele deve ser capaz de executar os jogos com todos os filtros a uma média sempre acima do recomendado. Note que quanto mais desempenho um produto oferece mais caro ele será.

Crysis 2

A configuração mínima possível para Crysis 2 é o “high” (alto), como resultado disso na resolução máxima testada o desempenho não foi muito bom ficando abaixo do mínimo aceitável, já em resoluções médias o desempenho melhora, em HD (1280×720) é possível até mesmo ativar alguns filtros ou aumentar um pouco o nível de detalhes.

Crysis 2 - Benchmark A10 5800K

GTA IV

Começando a se despedir de nossa lista de games dos reviews GTA IV mais uma vez provou que é um oponente duro, mesmo no “low” que na verdade é o “high”, opção minima oferecida e que apresenta um visual incrível. Com todas as configurações setadas no mínimo o A10 5800K é capaz de executar o jogo até mesmo em Full HD (1920×1080) apesar de ficar muito próximo do mínimo aceitável de 25 FPS, na medida que se diminui a resolução o desempenho aumenta de forma bem discreta mas já é possível aumentar o nível de detalhes e até mesmo um ou outro filtro.

GTA IV - Benchmark A10 5800K

Batman Arkham City

Este não é exatamente um dos jogos mais leves do mercado, mas também não é um dos menos otimizados. Em Batman Arkham City realmente não esperávamos um bom desempenho já que ele possui recursos exclusivos para GPUs da concorrente mas o resultado foi surpreendente, o jogo rodou bem em todas as resoluções testadas, sem os pesados filtros ativados ele se mostrou um jogo muito leve, ele deixa uma boa margem para que o jogador possa aumentar alguns detalhes e filtros gradualmente conforme diminui a resolução.

Batman Arkham City - Benchmark A10 5800K

Battlefiled 3

Quem possui um PC mais humilde sempre se decepciona ao tentar executar Battlefield 3 e descobrir que não é possível nem mesmo no mínimo, o A10 5800K não conseguiu cumprir a missão em Full HD onde teve um desempenho baixo mas nas resoluções inferiores foi possível aproveitar o jogo que mesmo no mínimo apresenta ótimos gráficos como é possível ver no gameplay que gravamos,  o visual é muito próximo ao visto nos consoles. Caso opte por resoluções menores é possível ativar alguns filtros e aumentar a qualidade gráfica.

Battlefield 3 - Benchmark A10 5800K

Dirt Showdown

Não é atoa que a AMD utiliza Dirt Showdown para divulgar o desempenho de seus produtos, o jogo é um dos mais otimizados da atualidade, sem seus pesados efeitos de iluminação ele pode ser executado no low com resultados muito altos nas três resoluções testadas, logo em Full HD ele já corre a 51 FPS, revelando que é possível aumentar bastante o nível da qualidade gráfica e desfrutar de um belo visual a uma taxa de FPS agravável, para quem utiliza monitores com resoluções inferiores a experiência deve ser de um jogo rodando com as configurações máximas, exceto alguns filtros médios e os efeitos de iluminação avançada que prejudicam o desempenho.

Dirt Showdown - Benchmark A10 5800K

Metro 2033

Outro jogo onde as configurações mínimas não significam exatamente que tudo esteja desativado, setado no low o jogo ainda apresenta alguns filtros e opções gráficas ativadas, como o Anisotropic filtering em 4X, mas isso não foi suficiente para prejudicar o desempenho do A10 5800K que executou o jogo nas três resoluções testadas, em Full HD a média foi no limite mas já nas resoluções inferiores o resultado melhorou e deixou a margem para uma melhora na qualidade visual. Vale lembrar que METRO 2033 é citado normalmente como um jogo “pesado” devido a sua engine antiga.

METRO 2033 - Benchmark A10 5800K

Dishonored

Considerado o jogo do ano pelo BAFTA (British Academy of Film and Television Arts), Dishonored ganhou espaço em nosso review como um dos jogos atuais mais procurado pelos jogadores, sua engine é muito leve e capaz de gerar belos gráficos. No low o jogo correu muito bem, em Full HD não sobrou muito espaço para melhorar os gráficos, já nas resoluções mais baixas é possível aumentar bastante o nível de detalhes, dependendo da exigência do jogador quanto a fluidez, em HD a configuração pode ser máxima.

Dishonored - Benchmark A10 5800K

Call of Duty: Black Ops II

Em nosso formato de reviews para 2013 optamos por adicionar jogos bem cotados e recém lançados aos testes, claro que um representante da franquia de maior sucesso comercial dos games não poderia ficar de fora. A boal da vez foi Black Ops II que teve como promessa por parte de seus produtores um fator de inovação e gráficos melhorados ainda mantendo a velha fórmula de “bons gráficos X baixa exigência de hardware”. A melhora nos gráficos é controversa mas os testes com o A10 5800K mostram que a promessa de um jogo “leve” foi cumprida, os resultados em todas as resoluções testadas foi alto, nem é preciso dizer que foi possível até mesmo rodar o jogo com todos os filtros e detalhes em HD a uma ótima média de FPS.

Call of Duty Black Ops II - Benchmark A10 5800K

O que nós achamos, vale a pena comprar?

Hoje em dia começamos a nos habituar com as APUs, aqui no Brasil muitos consumidores já possuem o produto em seus notebooks e netbooks mas muitas vezes não tem conhecimento da capacidade ou da tecnologia destes dispositivos. Nos desktops, a linha Llano levou um pouco de tempo para chegar no país e sumiram das prateleiras tão rápido quanto chegaram para dar espaço a linha Trinity. Hoje o A10 5800K é hoje a APU mais poderosa do mercado e o processador com vídeo integrado capaz de oferecer o melhor desempenho em jogos e aplicações que exijam poder de processamento gráfico, já testamos várias placa de vídeo e alguns notebooks com vídeo integrado e o A10 5800K é no mínimo surpreendente. Tínhamos algumas expectativas sobre o seu desempenho desde que ele foi lançado mas elas foram totalmente superadas, conseguimos executar alguns jogos em Full HD com uma taxa de FPS realmente alta, nos deixando uma “folga” para aumentar os detalhes. Os jogadores de free-to-play, jogos online, MMO, RPG vão adorar o que o A10 5800K pode oferecer frente e seu baixo custo.  Considerando que a APU é destinada a um público que joga casualmente e que não quer ou não pode investir em uma placa de vídeo offboard inicialmente , essa é uma ótima notícia.

Para aqueles usuários que montam um PC pelo conjunto completo de utilidades que ele oferece e não apenas como uma estação de jogos, nós recomendamos as APUs, elas possuem várias opções de preço e desempenho. Se seu objetivo é rodar alguns jogos um pouco mais exigentes, o A10 5800K é a sua melhor opção com gráficos DirectX 11, recursos gráficos de última geração e quatro núcleos de processamento capazes de cumprir todas as tarefas que um usuário comum ou até mesmo um mais avançado pode precisar, para os entusiastas ele ainda oferece uma opção de overclock, onde é possível obter um ganho real de desempenho do processador e da GPU, nesta última a diferença é bem interessante. O A10 5800K é a melhor opção para quem possui pouca grana e precisa de um PC capaz de cumprir todas as tarefas e ainda poder jogar games de última geração com alguns ajustes gráficos, e caso se empolgue, ainda pode adquirir uma GPU dedicada de baixo custo e utilizar em Crossfire com a APU maximizando o seu investimento.

O A10 5800K é o resultado de anos de investimento e desenvolvimento da AMD e agora entendemos porque tanta insistência no conceito Fusion, ele é com certeza o presente e o futuro, baixo custo, baixo consumo e alto desempenho. Sem dúvida  nós recomendamos o produto, deixe de lado todos os seus temores e entre de cabeça em uma das melhores “invenções” dos últimos anos, junte seus trocados, monte seu PC com um A10 5800K e nos vemos em alguma partida multiplayer.

Qualificação GOLD:

Produto recomendado:

Pontos positivos:

– Custo x benefício.

– Gráficos DirectX 11.

– Baixo consumo de energia.

– Capacidade de overclock.

– Suporte a múltiplos monitores.

– Bom desempenho em jogos atuais.

Pontos negativos:

– Incompatibilidade com Socket FM1.

– Baixo desempenho com apenas um módulo de RAM.

– Ruído do cooler padrão.

Deixe a sua opinião

Queremos realizar testes que sejam uteis a maioria dos gamers, sejam eles hardcore ou apenas jogadores casuais, por isso precisamos da sua participação para fazer um review que contenha exatamente o que você quer saber sobre o hardware para facilitar na hora da compra ou nas comparações. Deixe sua sugestão, o que você gostaria que aparecesse em nossos testes?

Próximo review: AMD APU A8.

Por: Lock Gamer

58 comentários sobre “[Review] AMD Trinity A10 5800K, “jogando sem placa de vídeo”

    1. Digamos que sim, na verdade e como se voce tivesse uma placa de video com 2 chips graficos, e claro que o desempenho nao vai se igualar ao de uma GTX 690 ou uma HD 7970 que sao 2 chips graficos em uma placa !! mas com essa configuraçao vc pode adicionar uns 10 ou quem sabe 20 FPS nos jogos que voce for jogar.

      Curtir

      1. Caro Matheus, fiz exatamente o que o post recomendava, porém, ao configurar a BIOS para fazer com que o memo ram alcançasse os 1800 Mhz, o computador desligava, pois o processador fritava, 99 graus. tive que diminuir a latencia da memória ram para 1333 mhz, o que fez com que ele se estabilizasse. Agora… Está superaquecendo de novo. A memo ram é corsair vegeance, dual chaneel (2 x 8 Gb), e a mobo é gigabyte, GA-F2A75M-D3H, fonte CORSAIR CX 430… ME recomendaram trocar o cooler nativo, o que voce acha?

        Curtir

      2. Olá Robson, se me permite gostaria de intervir para tentar ajuda-lo. Como pude perceber, o seu overclock não está correndo bem devido a temperatura, então caso pretenda prosseguir em sua empreitada o ideal é mesmo a troca do cooler box padrão por um de alto desempenho mas note que com o overclock das memórias a temperatura do conjunto todo será alterada, por isso é aconselhável repensar todo o seu sistema de refrigeração, ainda mais se for um gabinete padrão.

        Abraço!

        Curtir

  1. esses dois pentes de memória que o processador precisa, é necessário estar em dual channel. Pois tenho esse processador e estou com um pente de 4gb 1600 com latencia 9 9 9 24 e outro pente de 8gb 1600 com latencia 10 10 10 27 provavelmente o dual channel não vai funcionar então gostaria de saber se posso usar essas duas memorias no meu pc e o desempenho, pelo menos do processador, não ira me decepcionar

    Curtir

    1. Marcelo, bem vindo ao Lock Gamer.

      O nosso teste foi realizado utilizando dois pentes de memória DDR3 1600 Mhz, um de 8GB e outro de 4GB em dual channel. As latências não são um problema já que foram igualadas pela mais alta presente no pente de 8GB e como você pode ver, os resultados foram muito bons.

      Faça os testes e nos conte como seu PC se comportou.

      Abraço!

      Curtir

      1. obrigado por tirar essa duvida minha, eu olhei no site da marca da memoria, lá esta escrito que, tested latency: 10 10 10 27 mas o SPD Latency: 9 9 9 24 e essa ultima latencia se iguala a da minha outra memoria que tenho de 4gb, então o dual channel ira funcionar XD
        (deixar um pouco mais claro, eu tenho uma memoria corsair vengeance CMZ8GX3M1A1600C10B 1600 8gb e a outra é a corsair vengeance CMZ8GX3M2A1600C9B 1600 4gb, caso você usou essas mesmas memorias em seu teste.)
        estou terminando de montar meu pc, quando terminar a experiencia volto aqui e falo como que foi.

        Obrigado

        Curtir

      2. Valeu pela dica, pretendo colocar mais uma ventoinha na parte dianteira do gabinete e assim aumentar a entrada de ar. o gabinete é padrão, e vou trocar o cooler, provavelmente watercooler. Muito obrigado pela dica, caro Rommel.

        Curtir

      3. Robson, antes de optar por um watercooler de sistema fechado tenha em mente que seu desempenho pode ser igual ou inferior a um air cooler de qualidade, além disso ele pode necessitar de um espaço indisponível em seu gabinete. Pense em seu sistema de refrigeração como um todo com admissão e exaustão.

        Temperatura é algo sério que pode prejudicar os componentes e fornecer um desempenho insatisfatório.

        Abraço!

        Curtir

  2. Quero dar meus parabéns pelo review, para mim que estava com medo de investir em uma APU, ele foi decisivo. Vou montar um pc com uma confïguração parecida com o dos testes.

    Obrigado

    Curtir

    1. Obrigado Diego, ficamos felizes em saber que nosso review ajudou em sua escolha, afinal esse é nosso objetivo, ao invés de apenas mostrar números tentar esclarecer as dúvidas do usuário.

      Abraço!

      Curtir

  3. Se eu usar essa placa de vídeo offboard integrada com a APU formando um crossfire, terei realmente 10FPSmédios de ganho? =o
    Nesse caso, eu consigo rodar a maioria desses jogos e os próximos lançamentos com filtros inclusive?

    Curtir

    1. Felipe, depende bastante de sua configuração no geral e não apenas da APU + GPU para que os jogos corram bem. No geral, o ganho de FPS com o hybrid crossfire é o que relatamos no reivew, mas é uma “média” que pode variar para mais ou para menos.

      Em alguns jogos, sem dúvida seria o suficiente para poder ativar os filtros.

      Abraço!

      Curtir

  4. A pergunta que não quer calar é: investir na apu a-10+ radeon fazer o tal crossfire para 10 fsp de ganho ou pegar esse MONEY e colocar em uma serie FX + Vga equivalente ou superior, Qual combinação que vale mais a pena?

    Curtir

  5. Obrigado, eu estava com muitas duvidas, pois irei “comprar” um pc esta semana, e estava com duvidas, pois na loja na hora de montar o vendedor me disse q o custo beneficio da AMD A10-5800 era ótima, que alem de ja vir com a placa de video imbutida ainda posso colocar mais uma, pretendo montar um pc assim: Amd A10-5800, Placa Mãe(A) GIGABYTE GA-F2A55M-DS2, 2x Memória Pc 4gb ddr3 1333MHZ PATRIOT, HD 1T, Fonte real duex 500w dx500fse;
    Obrigado de novo

    Curtir

  6. Caro Rommel, já possuo esse processador. Porém, eu queria comprar a placa de vídeo HD 7970. Portanto, o meu medo é jogar dinheiro fora, já que, não sei se meu desempenho será superior ou inferior, desde que, a placa indicada para fazer o crossfire híbrido pode ser uma Radeon HD 6670. A dúvida é: HD 7970 ou HD 6670? Abraços!

    Curtir

    1. Leandro, na minha modesta opinião, você vai jogar dinheiro fora, caso compre uma HD 7970, tendo em vista que você vai ter um grande gargalo, em outras palavras, é muita placa de vídeo para pouco processador (dizem que nem um FX 8350 suporta uma HD 7970)…
      Eu penso que no caso da APU a melhor solução seria não colocar nenhuma placa de vídeo, no entanto, caso você queira colocar procure uma HD 6670 DDR5 (atenção porque existem 6670 com DDR3) ou no máximo uma HD 7750 (dizem que a 7750 consegue fazer dual graphics).
      Abraço e espero ter ajudado.

      Curtir

      1. Realmente Leandro, como nosso amigo Cesar disse, a probabilidade de gargalo é certa mas existem ressalvas.

        O A10 é capaz de acompanhar os processadores top em conjunto com uma placa de vídeo top como a HD 7970, mas isso em casos onde é exigido mais capacidade de vídeo do que de processamento. O Crossfire Híbrido é uma boa solução mas jamais lhe dará o mesmo desempenho que o conjunto com uma HD 7970, de qualquer forma eu aconselharia sim a compra de uma HD 7970 e caso necessite, um futuro upgrade de processador mas segundo constatamos em reviews externos, A10 + HD 7970 pode ser capaz de executar a maioria dos jogos com boa taxa de FPS, mas lembre-se, isso quando a prioridade for a capacidade da GPU.

        Abraço!

        Curtir

  7. Eu comprei esse pc. Alguns jogos (dos mais recentes) eu fui rodar e travam o pc. Coloquei alguns jogos mais antigos, tipo NFS underground, entre outros…Rodou na boa,com resolução no máximo..
    Lendo aqui no blog sobre a necessidade de dois pentes de memória, me ocorreu que isso pode estar sendo determinante…Será que é por isso motivo que está travando?
    Os jogos que travam são Street 4, Shank e Call Of Duty MW2.
    Outra coisa, eu só tenho um pente de 8 giga, será que acrescentando mais um de 4 giga, seria suficiente?
    Abraços

    Curtir

    1. Natan, sem dúvida a utilização de apenas um pente de memória prejudica o desempenho da APU, conforme você pode ver, em nosso review utilizamos 2 pentes, um de 8 GB e outro de 4 GB em 1600 MHz, que é uma frequência mais comum no mercado, então se você adicionar mais 4 GB vai notar uma enorme mudança e será capaz de extrair todo o potencial da APU, principalmente se utilizar na frequência máxima de 1800 MHz.

      Caso faça o upgrade, volte aqui e nos conte como foi a experiência para que os demais possam ter um parâmetro.

      Abraço!

      Curtir

  8. Opa, obrigado. Aproveitando o gancho, farei mais uma pergunta, sou muito leigo…rs
    Eu possuo um pente de 8gb ddr3 1333 mhz markvision. Seria aconselhável eu comprar dois pentes, um de 8 e outro de 4 gb de 1600 mhz ou eu teria uma melhora significativa comprando um pente equivalente ao que tenho?
    Se a melhora for muito gritante, eu não me incomodaria em adquirir dois pentes novos…
    Abraços

    Curtir

    1. Olha Natan, você pode buscar alguns comparativos de desempenho com clocks variados de memória do modelo de APU em questão, verá que existe sim um bom aumento de desempenho mas uma opção seria o overclock em suas memórias.

      Curtir

  9. Ótimo review, meus parabéns!

    Pessoal gostaria da ajuda de vocês para esclarecer uma duvida minha, eu possuo o processador AMD A10 5800k + mobo Asrock fm2a85x estreme6 + 8gb RAM Corsair VENGEANCE 9-9-9-24 1600MHZ (2x4gb) dual channel) , o vídeo integrado da APU está usando apenas 512MB. É possível aumentar a memoria dedicada para vídeo ? se sim traria alguma melhora durante execução de jogos ? ficarei muito grato se alguém puder me ajudar, pois confesso que não encontrei nada sobre.

    Obrigado!

    Curtir

    1. Olá Marcos,

      A memória “dedicada” da APU é mesmo limitada, uma forma interessante de obter um pouco mais de desempenho seria um overclock de sua memória RAM ou em uma última opção um overclock da própria GPU, mas para tanto é necessário um pouco de conhecimento nesta área.

      Abs,

      Curtir

  10. esse APU AMD Trinity A10 5800k roda pes 2014 no maximo?? tbm gostaria de saber c esses jogos testados sao mais pesados do Pes e Fifa, porque nunca vi Pes e Fifa em testes como esse feito pela LockGamer me ajudem por favor obrigado . . .

    Curtir

    1. Jucélio, você pode tirar como base os jogos que testamos. Levando em conta que ela é capaz de rodar jogos bem mais pesador que FIFA como Call of Duty: Black Ops você pode ficar tranquilo quanto a PES e FIFA que são bem leves.

      Abraços!

      Curtir

  11. Nem tão tranquilo, o PES pede 512 mb de memória de vídeo e temos 480. Mas ele rodou muito bem no médio, muito bom gráfico, só não aparece a torcida.
    Bom, eu comprei duas memórias kingston de 4 gigas cada de 1600 mhz( KVR16N11S8/4). A melhora foi absurda, não somente para jogos como também no desempenho total da máquina. Ainda não testei esses jogos do review, mas testarei em breve. outros jogos tenho jogado nas resoluções máxima sem problemas, como Street Fighter 4, Shank e outras coisas. Depois testarei algum desses do review. Estou tão animado que já estou cogitando a hipótese de adquirir a placa de vídeo sugerida pra usar com esse processador e uma fonte real…

    Curtir

  12. Tenho o A10 5800K 6gb ddr3 1333mhz + a 6670 ddr3 2gb 128bits , compensa eu vender a 6670 e utilizar 2 pentes de 4gb ddr3 com barramento 2133mhz ?? ou como diz no topico ele só vai rodar até 1866mhz ?

    Curtir

    1. Amigo, depende de como sua configuração está. A HD 6670 trabalhando sozinha apresenta um desempenho diferente de quando trabalhando em conjunto com o A10 em Hybrid Crossfire. Quanto as memórias, o limite que a APU suporta é 1866 MHz, somente as APUs A10 6700/6800 suportam barramento 2133 MHz.

      Curtir

  13. Só pra ratificar, O PES 14 roda muito bem e aparece torcida sim, gráfico muito bom, aparece um aviso ao executar o jogo, que fala justamente da memória de vídeo que é menos que 512, mas ele roda muito bem.
    Tive a oportunidade de testar pelo menos uma dezena de jogos, tais como: Max PAine 3, Crysis 2, Street Fighter 4, Batman Arkham City, sonic e All Stars Racing Transformed, Shank 2, Booderlands 2 e mais alguns…
    O que posso dizer é que valeu muito a pena, não tive problemas com nenhum desses jogos citados, todas rodam muitíssimo bem e em resolução máxima em alguns deles.
    Recomendo a todos que estiverem com dúvida, que adquiram o produto.Agora já tem até mesmo modelos mais avançados, os APUS são o futuro mesmo.

    Curtir

  14. Olá Rommel, bom dia!
    Estou aqui novamente.
    Ainda não comprei minha placa de vídeo rsrs.
    Mas agora estou em dúvida entre 6670 e a 7750. Será que a 7750 faz Dual Graphic?
    Outra dúvida, comprei um gabinete que suporte até 10 fans. Ele já vem com um e eu comprei mais cinco coolers. Porém não sei minha fonte vai ter os conectores para conectar todos eles. Resta alguma opção? Eu devo ficar preocupado ou posso ficar tranquilo pois tem uma solução?

    Cordiais saudações,

    Leandro Rodrigues.

    Curtir

    1. Leandro, quanto ao Dual Graphics a AMD indica apenas as placas citadas no review e não cita modelos da série HD 7000. Quanto as fans, 10 é uma quantidade meio elevada, antes de colocar tudo isso nos diga qual a sua necessidade e vamos tentar ajuda-lo pois é importante um projeto de refrigeração adequado ou as fans irão atrapalhar mais do que ajudar.

      Curtir

      1. Rommel, caso eu opte pela HD6670, para fazer o Dual Graphic, eu terei um bom desempenho jogando Battlefield 4? Esse jogo é o meu alvo kkk
        Minha configuração atual:

        APU A10 5800k
        2x 2GB memória 1333 Mhz – Kingston
        500GB HD
        Fonte Corsair 430W
        _________________________________________

        Agora, quanto ao gabinete, estou querendo uma melhor refrigeração… Além do cooler que vem o Gabinete, comprei mais 5 coolers… Com isso, acredito eu, terei além de uma melhor refrigeração, uma melhor condição de fazer um Overclock, melhorando o desempenho…

        Se vocês puderem me ajudar…

        Obrigado, Leandro.

        Curtir

      2. Olá Leandro, desculpe a demora em responder mas estávamos em recesso.

        Infelizmente nós ainda não realizamos testes com o Dual Graphic, então tudo o que podemos fazer é recomendar que você busque alguns reviews externos ou mesmo no YouTube para ter uma noção de desempenho, no momento estamos realizando novos testes com o A10 5800K e um kit de memória RAM Kingstom HyperX 1866 para poder dar uma dimensão da diferença que a frequência das memórias faz.

        Para seu gabinete a refrigeração extra vai ajudar desde que as fans sejam dispostas de forma correta, quanto ao overclock o mais aconselhável é investir em um bom cooler para o processador já que o cooler box não é indicado para isso.

        Abs,

        Curtir

  15. Rommel, caso eu opte pela HD6670, para fazer o Dual Graphic, eu terei um bom desempenho jogando Battlefield 4? Esse jogo é o meu alvo kkk
    Se não, estou pretendendo pegar a HD7750.
    Minha configuração atual:

    APU A10 5800k
    2x 2GB memória 1333 Mhz – Kingston
    500GB HD
    Fonte Corsair 430W
    _________________________________________

    Agora, quanto ao gabinete, estou querendo uma melhor refrigeração… Além do cooler que vem o Gabinete, comprei mais 5 coolers… Com isso, acredito eu, terei além de uma melhor refrigeração, uma melhor condição de fazer um Overclock, melhorando o desempenho…

    Se vocês puderem me ajudar…

    Obrigado, Leandro.

    Curtir

  16. Complementando a pergunta, se eu pegar a HD7750 vou conseguir rodar o BF4 tranquilamente, melhor que o CrossFire?
    Meu HD é a unica peça do meu computador que é usado a mais de 4 anos…
    Não sei se ele também é responsável pelo BF4 travar tanto em casa…

    Estou aguardando respostas desta, e doutras perguntas aqui feitas!

    Obrigado, Leandro.

    Curtir

    1. Leandro, novamente, para saber se o Dual Graphics será mais eficiente é preciso consultar os testes da HD 7750 e do Dual. A não ser que apresente algum problema é pouco provável que o HD seja quem cause as travadas, Battlefield 4 apresenta um problema com os servidores onde é difícil jogar em um servidor que não seja brasileiro sem “lag” e isso nem sempre é culpa do PC, um bom teste é jogar o modo singleplayer e tentar a mesma configuração.

      Abraço!

      Curtir

  17. Cara, joguei o BF4 no Single Player e o resultado foi pior do que no multiplayer… Em todas as resoluções e tudo no low, dava umas travadas monstras… impossível jogar…

    Essa é minha configuração atual:

    APU A10 5800k
    2x 2GB memória 1333 Mhz – Kingston
    500GB HD
    Fonte Corsair 430W

    Curtir

    1. Leandro, em nossa configuração não tivemos problemas para executar o jogo em resoluções e detalhes médios, o único problema que podemos identificar quanto a sua config é a memória RAM com frequência baixa ou mesmo quantidade insuficiente, os resultados com Battlefield 4 são muito próximos aos de Battlefield 3 aqui mas perceba que são jogos que exigem muita memória RAM e talvez 4 GB não seja o ideal. Tente diminuir a resolução.

      Curtir

      1. Rommel, estranho que o Bf3 sempre rodou de boa…
        E o BF4 eu tentei da maior resolução 1600×900 até a 1024 x 768…
        Eu também uso o Windows 7…
        Tristeza viu kkk

        Curtir

      2. Estranho, o que posso sugerir por hora é apenas uma reinstalação do jogo, checar se o DirectX está atualizado e em último caso testar com mais memória RAM ou com uma frequência mais alta.

        Abraço!

        Curtir

  18. Caro Rommel, desculpe a pergunta mais é que comprei ontem um conjunto de apu 5800k e uma placa de video hd 6670, Gostaria de saber se ligo o CABO do MONITOR na saída onboard da placa mãe ou na placa grafica? ficarei agradecido com a resposta!

    Curtir

  19. Olá , eu tenho um a10 5800k + GAF2A85X-UP4 , estou sem placa de video pois minha HD6870 parou de funcionar , ja formatei o windows e tirei a placa para concerto , porem meu pc não roda jogo nenhum e se eu abro um site algo com muita imagem o meu pc trava e abre o um balão e diz “driver de video amd parou de funcionar e se recuperou com exito”
    alguem me ajuda?

    Curtir

      1. Processador AMD A10 5800K APU com RADEON(tm) HD Graphics 3.80GHz
        Memoria ram 8GB
        Sistema OP. Windows 8 64bits processador com base em 64x
        Placa mãe F2A85X-UP4
        MEMORIA BALLITSTX 2x(4GB)
        FONTE ZM500-LE (ZALMAN)
        HD 500GB SEAGATE

        Curtir

      2. ja instalei varias versoes de catalyst , acabei de instalar essa versão do teste 13.1
        e continua a mesma coisa . to achando que veio com problema.

        Curtir

  20. Boa Tarde revivendo o tópico,me desculpem se não é permitido… Gostaria de saber sobre a “APU A8-8650b” combina exatamente com qual placa de vídeo ?

    Curtir

Deixe um comentário