[Review] CM Storm Devastator combo teclado + mouse

CM_Storm_devastator_kit_teste_compensa_review_BrasilNão é o primeiro passo na vida de um PC gamer mas os acessórios também não podem ser deixados em segundo plano na importância para se ter uma boa experiência de jogo, aproveitar todo o investimento feito em hardware com placa de vídeo, processador, memória, monitor, enfim. Um áudio de qualidade, um headset confortável e com som fiel, fazem um grande diferença e se você é fã de um bom FPS, RTS ou RPG um kit teclado e mouse é uma prioridade, mesmo que você ainda não saiba disso e por isso resolvemos entrar nesse universo que parece ser “secundário” mas que muda completamente a experiência de jogo com nosso primeiro teste do kit Devastator da CM Storm.

“O bom, bonito e barato”

Não se engane, essa não é uma opção apenas dos brasileiros. Todo cidadão da terra que é assalariado busca investir o mínimo possível para conseguir aquilo que precisa mas, como costumava dizer meu pai, o bom, bonito e barato é algo que não existe ou que o ser humano ainda não foi capaz de inventar.

CM_Storm_devastator_Brasil_preço_custo_beneficioO kit CM Sotrm Devastator chama atenção em um breve pesquisa por um teclado e mouse “gamer” pelo seu custo e por seu relativo benefício de trazer a iluminação no teclado, algo que a pouco tempo era comum apenas entre teclado de mais de R$ 350,00. Infelizmente, o que parece barato na verdade pode sair um pouco mais caro do que você gostaria como vamos descobrir neste review.

Sim, nós compramos…

A Cooler Master não tem o costume de “ceder” os seus produtos para reviews e, com a exceção de algumas oportunidades onde contribuíram para alguns de nossos reviews enviando produtos para testes, nós não temos acesso aos produtos da fabricante nem de sua linha CM Storm.

O kit do review foi adquirido por nós para uso em um dos PCs de manutenção e o critério usado foi o mesmo da maioria, ser barato e possuir a iluminação do teclado que ajuda um pouco. O produto foi adquirido poucos meses depois de chegar ao mercado, na época sem muitos reviews sérios, então nos arriscamos e compramos com poucas informações. Agora que já estamos com ele a mais de um ano resolvemos trazer nossa opinião uma vez que já existem vários reviews completos e de qualidade divulgados.

… e ele ainda está a venda

Kit_devastator_teclado_mouse_venda_brasilNão faria sentido o review de um produto que já saiu do mercado e nos surpreendeu os pedidos de opinião sobre o kit feito por nossos leitores, o susto maior foi perceber que o produto continua a venda e em alguns casos de forma totalmente ilegal vendendo separadamente o teclado e o mouse por preços absurdos, então se você está pensando em comprar é melhor ouvir o que temos a dizer e antes de mais nada saber que o produto só é vendido como “combo” telcado + mouse e não possui a opção OEM onde ambos são vendidos separadamente.

Uma embalagem que “engana”

Não existe muito a dizer sobre a embalagem do produto, a caixa possui um acabamento até atraente por ser um kit de entrada (baixo custo) com um acabamento fosco e instruções em várias línguas, inclusive em Português do Brasil, o que faz sentido já que ele é adaptado para o mercado nacional inclusive com o padrão ABNT 2 com a tecla Ç (cê-cedilha). CM_Storm_devastator_kit_mouse_tecladoO teclado e o mouse vem embalados em um plástico e encaixados em moldes de espuma com os fios escondidos.

É CM Storm mas não é Cooler Master

Parece uma coisa engraçada de se dizer mas apesar de ser vendido pela Cooler Master com o logo da divisão CM Storm que além de dar nome ao produto tem o logo estampado no produto, nem teclado nem mouse são realmente projetados ou fabricados pela Cooler Master ou qualquer uma de suas divisões.

Cooler-Master-CM-Storm-Devastator-BRASILO kit Devastator é um OEM de uma fabricante chinesa, um projeto sem rótulo ou logotipo oferecido a empresas que decidam o incluir em sua linha, opção tomada pela Cooler Master. Pode parecer uma decisão questionável de uma empresa do porte da Cooler Master mas é algo absolutamente comum entre os grandes nomes do mercado com o único ponto negativo de, na enorme maioria dos casos, resultar em produtos de péssima qualidade.

 Especificações do produto:

Teclado:

– Padrão: ABNT

– Interface: USB

– Projeto de membrana personalizado

– feedback tátil, melhor e durável

– Design de perfil ergonômico ultra baixo

– Teclas Multimídia com marcações a laser

– Borracha anti-deslizante na base

– LED Azul (com on/off)

– Teclas de atalho para ajustar midia e volume

– Dimensões aprox. do produto: 3.56 x 44.97 x 14.84cm

Mouse:

– Interface: USB – DPI: 800 / 1600 / 2000

– Ultra fino e ergonômico – LED Azul – Alta Precisão

– Borracha sólida nas laterais para maior estabilidade

– Dimensões aprox. do produto: 3.67 x 6.46 x 11.91cm Conteúdo da Embalagem:

– 01  Teclado CoolerMaster

– 01 Mouse CoolerMaster

O mouse devastator

DPI não é tudo

Você não quer saber disso porque não te interessa? Errado!

Já que está a procura de um mouse de qualidade para jogos é necessário aprender algumas coisinhas sobre a parte técnica da coisa, a internet é um mundo repleto de informações e elas existem aos montes sobre mouses mas vamos tentar trazer o mínimo possível.

DPI_mouse_testNão é obrigatório saber tudo sobre sensores de componentes internos do mouse mas é bom ter em mente que existe aqueles de qualidade e os demais, obviamente você vai procurar o de qualidade que vai oferecer um experiência de acordo com a grana investida. Quando dizemos que DPI não é tudo nos referimos aos mouses que tem esse dado em letras garrafais na embalagem onde se lê de 2.000, 4.000 até 10.000 DPI como se fosse o sinônimo de qualidade e mais nem sempre é melhor.

mouse_DPI_influência_compensaExistem outras coisas que afetam o desempenho do mouse como a frequência que influencia no tempo de resposta do mouse. Um mouse que possui por volta de 125 Hz terá um atraso de 8 ms enquanto um de 1000 Hz terá apenas 1 ms, o que pode parecer um exagero (já que se tratam de milissegundos) faz uma enorme diferença em um game FPS ou RTS.

É preciso ainda saber um pouco sobre o sensor utilizado e como ele consegue lidar com o DPI elevado se mantendo a precisão ou se utilizando de “truques” de software apenas para aumentar a velocidade.

Acabamento – Borrachas soltando

O visual do mouse é sem dúvida bem atraente, com iluminação na parte frontal e no grafismo na parte superior, uma pintura de qualidade e uma textura agradável ele combina perfeitamente com o teclado mas a falta do tradicional logo da CM Storm já levanta certa suspeita e denuncia a falta de envolvimento da empresa no produto.

devastator_mouse_borracha_grip_lateral_soltandoAs borrachas nas laterais ajudam bastante na pegada mas a qualidade delas é péssima, após pouco mais de sete meses de uso a do lado direito se soltou e a do lado esquerdo começou a liberar uma “gosma” nojento que gruda no dedo, é a cola de péssima qualidade que as segura (ou tenta) no lugar saindo.

Construção – Bonito por fora

Por fora o mouse aparenta ser bem resistente e com uma boa construção, possui um acabamento em preto fosco com um plástico duro. A pegada é confortável graças aos acabamentos de borracha na lateral e o formato ambidestro (tanto para canhoto quanto para destro), a textura também passa firmeza. Os “pés” possuem quase nenhum teflon que ajuda o mouse a deslizar no mousepad, em nosso caso um Thermaltake Dasher.

Devastator_mouse_DPI_botõesO fio é de um espessura razoável, não é fino nem grosso, porém não possui nenhum tipo de proteção além do isolamento comum e o conector USB 2.0 é comum

Outra impressão positiva é que o mouse é mais pesado que os de baixo custo vendidos no mercado graças a um peso de chumbo no seu interior, isso nos faz acreditar que ele é mais “robusto”, o que só dura depois de abrir e descobrir o que vem dentro.

Componentes internos – Barulhento por dento

Por dentro, infelizmente a história é outra, a construção é digna de versões “piratas” de mouses de qualidade que por fora parecem o original e por dentro só falta ter fios presos por chicletes.

Os materiais usados na construção interna são de péssima qualidade, o sensor Pixart PAN 3309DH vendido pela Pixart para mouses de baixo custo é de dar pena, tem uma precisão horrível e se utiliza do recurso angle snapping que “corrige” a trajetória mas faz com que o mouse perca precisão em jogos impedindo uma reprodução fiel do movimento feito com a mão, um recurso que pode ser bom para design gráfico mas que atrapalha na hora de fazer mira com a sniper em um jogo, conforme podemos ver no vídeo abaixo. Então mesmo com um DPI ajustável de 800, 1200 e 2000 DPI ele não se iguala a concorrentes com as mesmas opções.

angle_snaping_mouseOutro ponto negativo do mouse Devastator é seu péssimo scrool que reflete a baixa qualidade de seus componentes no ruído irritante de porta velha rangendo, o problema surgiu poucos meses depois da aquisição e da a impressão de falta uma gotinha de óleo mas é apenas uma peça ruim.

Devastator_mouse_pés_sensor_parte _baixoOs botões possuem uma resposta ruim, o botão direito possui um histórico de defeitos e tem sido causa de grande parte do acionamento de RMA (garantia) do mouse.

cm_storm_devastator_mouse_borracha_mouseMas talvez o fato mais interessante talvez seja a fabricante ter colocado dois botões laterais que não servem para absolutamente nada, eles são normalmente utilizados para funções específicas em outros mouses como botões programáveis mas como o Devastator sequer possui um software. Os botões possuem apenas a função avançar e retroceder que pode ser usado em seu navegador, por exemplo, mas que não encontramos utilidade nenhuma em jogos, finalidade para o qual o mouse supostamente deveria servir.

O teclado Devastator

Acabamento – O brilho hipnotizante

O teclado chama muita atenção por uma característica que até pouco tempo não era vista em produtos de baixo custo, a retro iluminação. Pode parecer algo completamente desnecessário para alguns mas a verdade é que existe quem tenha certa dificuldade de encontrar as teclas (keycaps) no escuro e que, por coincidência, gostam de jogar no escuro, por isso a iluminação é um grande chamariz.

Devastator_teclado_iluminçãoAlém disso, as linhas do design do teclado CM Storm Devastator também chamam atenção com linhas retas e recortes ao estilo de um “diamante”. Ele possui uma “sobra” na parte inferior onde se apoia as mãos, algo comum em teclados gamers que ajudam no conforto mas no Devastator este espaço é muito pequeno, então serve apenas como um detalhe visual.

Construção – Resistente

Assim como o mouse o teclado também não é fabricado ou desenvolvido pela Cooler Master mas pela mesma empresa que fez, então evidentemente os dois combinam visualmente.

Devastator_teclado_multimídiaO design do teclado é interessante apesar de seus problemas e as teclas (keycaps) realmente resistentes, após meses de uso não houve qualquer dano ou desgaste apagando as inscrições e parece que isso não vai ocorrer por um longo (looongo) tempo. O grande defeito das keycaps é que com a iluminação desligada elas ficam praticamente invisíveis.

devastator_teclado_keycapsEle possui pés de elevação que o deixam em uma posição confortável mas não o deixa muito “alto”, algo próximo ao que se vê em teclados baratos chineses (coincidência não?).

A única coisa que não combina são os botões multimídia, eles dão a impressão de que vão cair a qualquer momento pois ficam soltos como se estivessem com um folga, mas funcionam. De alguma forma para o chineses o botão “mute” (mudo) não é necessário, por isso não está no Devastator apesar de ser encontrado em qualquer teclado barato.

cm_storm_devastator_gaming_teclado_ligar_iluminaçãoNão existem teclas “macro”, o que é uma falta grave em um teclado que se diz “gamer”. Alás, você vai passar algum tempo procurando a tecla que liga a iluminação imaginando que o produto está com defeito até apertar todas elas e descobrir que está no Scrool Lock (!?!), é como se tivessem projetado e na hora de entregar o produto se lembrado de que não colocaram um botão para a iluminação.

Componentes internos – “Frágil e improvisado”

Novamente é por dentro que a história se complica, com um projeto interno simples e componentes de baixa qualidade é bem provável que se seu teclado Devastator experimentar um tombo algo pare de funcionar devido a fragilidade da montagem.

devastator_teclado_brasil_reviewA iluminação é feita apenas por uma tira de leds simples que apesar disso emitem uma boa iluminação. O teclado não possui a função “anti-ghosting” que permite ao teclado interpretar corretamente quando mais de uma tecla é pressionada ao mesmo tempo, ele trabalha com o sistema de membrana (que são literalmente gomas de borracha) encontrado em teclados comuns e baratos.

O que nós achamos, vale a pena comprar?

Como o Kit Devastator não é vendido separadamente (e nem pode) não faria sentido dar notas separadas pelo conjunto mas precisamos fazer algumas ressalvas.

Não é preciso ser um grande entendedor do assunto para perceber que o mouse Devastator não possui atributos que justifiquem a ele o título “gamer”, se você nunca teve um mouse de qualidade vai notar apenas depois de muito tempo que está se saindo mal nas partidas de FPS graças a ele, é quase impossível uma mira precisa. Mesmo se considerar o mouse apenas como um “brinde” que vem com um teclado razoável ele ainda sai caro pois para jogos não tem qualquer serventia a não ser combinar com o teclado.

O fato de ter apenas colocado o seu selo em um teclado barato não exime a CM Storm da culpa pois barato não pode ser sinônimo de algo com baixa qualidade e por mais que seja comum a fabricantes de vários segmento revenderem produtos projetados por terceiros era esperado um padrão mais elevado de um empresa com um nome a zelar. O teclado Devastator é um consolo para quem comprou o kit e recebeu um mouse ruim com um teclado razoável.

Ele não é excepcional e não pode ser considerado realmente “gamer” só pela iluminação que sequer possui um botão específico para ligar e desligar, mesmo assim tem um design agradável, keycaps incrivelmente resistentes que não se apagam mesmo com uso frequente e um iluminação simples mas eficaz.

A CM Storm já lançou um sucessor para tomar o lugar do kit Devastator chmado Octane mas como o Devastator ainda é vendido nossa avaliação faz sentido. O kit Devastator está entre um dos mais baratos disponíveis no mercado brasileiro custando entre R$ 130,00 e R$ 200,00 sendo a opção mais em conta da CM Storm.

Infelizmente o nome CM Storm na caixa que vende sua credibilidade não cumpre o prometido, para um kit com um teclado apenas “razoável” e um mouse péssimo o preço é elevado, existem outras opções mais em conta e de melhor qualidade vendidas individualmente.

Pela primeira vez um produto não recebe nenhum selo em nosso review pois apesar de o teclado merecer um “Bronze” o mouse derruba a qualificação para baixo dos padrões mínimos.

Qualificação –

Pontos positivos:

– Design (teclado e mouse).

– Ambidestro (mouse).

– Construção externa (mouse e teclado).

– Iluminação (teclado).

– Keycaps resistentes (teclado).

– Sem desgaste das keycaps (teclado).

– Padrão ABNT 2 (teclado)

Pontos negativos:

– Componentes de baixa qualidade (teclado e mouse).

– Borracha lateral para “grip” se soltando (mouse).

– Srcool barulhento e rangendo (mouse).

– Uso elevado e “angle snapping” (mouse).

– Péssima precisão nos três níveis de DPI (mouse).

– Sensor de baixa qualidade (mouse).

– Construção interna frágil (teclado).

– Sem teclas “macro” (teclado).

– Não possui a tecla multimídia “mudo” (teclado).

– Tecla para iluminação é a Scroll Lock (teclado).

Deixe a sua opinião

Queremos realizar testes que sejam uteis a maioria dos gamers, sejam eles hardcore ou apenas jogadores casuais, por isso precisamos da sua participação para fazer um review que contenha exatamente o que você quer saber sobre o produto para facilitar na hora da compra ou nas comparações. Deixe sua sugestão, o que você gostaria que aparecesse em nossos testes?

Por: Lock Gamer / Info: Wetto

20 comentários sobre “[Review] CM Storm Devastator combo teclado + mouse

    1. Não deixa de ser ruim e ter várias opções de teclado e mouse muito melhor do que o devastator…
      Por exemplo, G800v + G300 ou o Cougar 200k + G300. (ou comprar um G302 se tiver uma graninha sobrando)

      Curtir

  1. É uma droga mesmo, pena que não pesquisei antes de comprar esta bosta… O teclado continuo usando, ele é bom pra mim e tem a retroiluminação, o que me ajuda à noite ja que uso ele no escuro por bastante tempo, mas o mouse… até o meu antigo, pequenininho, tipo esses multilaser, maxprint, esses de FEIRA é melhor que esse “DEVASTATOR”… Sem falar no sensor, qualquer mouse tem sensor melhor que o dele…

    Curtir

  2. Realmente tudo o que fala no review é verdade, comprei o meu quando lançou e não havia reviews na internet. O Teclado gostei bastante, até hoje não me deixou na mão, porém o mouse é um desastre total, nunca vi um mouse pior muito impreciso scroll da defeito muito rápido, e ainda tenho falha de clique. Isso em um jogo… Não preciso nem comentar. Minha dica é se você conseguir somente o teclado por um preço barato vale a pena. Para quem está querendo um teclado iluminado, mas o mouse nem adianta. Não compre!

    Curtir

  3. Obrigado pelo Review eu adoro a cooler Master tenho head set e peças do meu pc dela e nunca deram problema por serem de qualidade ….hoje eu iria comprar do kabum este combo….. mas ainda bem que vi esta reportagem
    voces me salvaram de uma furada
    obrigado

    Curtir

  4. Rommel como você disse é uma linha de entrada(sinônimo de barata). Adquiri meu kit em março e até hoje não tive problemas, gosto muito do kit. Vale a pena lembrar que falsificações e cópias existem. Quem garante que o kit que vocês adquiriram não é falsificado? Além do mais, praticamente toda marca de produtos de informática terceirizam a fabricação ou você acha que a Intel ou a AMD possuem fábricas próprias para seus processadores?

    Você vai me desculpar, mas na minha opinião um review deveria trazer o equipamento desmontado e postar as fotos corretas(tem uma foto de mouse no review que não é o mouse do kit).

    Curtir

    1. Stefan, que bom que acompanhou nosso review. Realmente o sinônimo de entrada é “barato” e não “ruim”, o que é o caso desse produto. Perceba que mesmo assim, ao menos o teclado teve alguns pontos positivos. Quanto a “desmontar” o produto, não é nossa intenção em nossos reviews que são de usuário e não “técnico”. Mesmo assim, aconselho a busca reviews sérios e independentes sobre o produto e verá que nossa opinião tem fundamento. Acima de tudo, nós realmente usamos o produto que não é “falsificado” pois foi comprado em loja oficial e coincide com as péssimas características do “original”, se é que podemos chamar assim.

      O mais importante é que o produto esteja te satisfazendo, em nosso caso nós tivemos sérios problemas que se repetiram com vários usuários.

      Abraço!

      Curtir

  5. Comprei e confesso que se eu tivesse visto este review antes, não teria comprado.
    O mouse não é muito bom e agora entendi o porquê: é esse tal de “angle snap”.

    Em menos de 2 meses o scroll já está fazendo barulho ao rodar hahahaha!
    E essa luz no Scroll Lock matou o uso no Excel. :(

    Ou seja, não recomendo.

    Curtir

  6. Tenho este kit também, e uso a menos de um mês, em pouco tempo o meu mouse começou com aquele barulho chato de porta velha no caso aquele rangido chato, para parar usei um desemgripante(lubrificante) para aquele barulho parar, de vez em quando eu sinto que meu mouse para de funcionar, os botões esquerda e direita param e preciso esperar alguns segundos para ele voltar a funcionar normalmente, o dps realmente eu sinto aquela falta de precisão, o teclado nenhum problema, e comprei este kit só por causa do teclado, e posso dizer que é bom, teclas macias, tem um peso relativamente bom e é silencioso, mas o mouse deixa a desejar.

    Curtir

  7. Tenho esse kit a uns 8 meses. Além do barulho irritante do scroll do mouse, a tecla de espaço do teclado está emperrando. Parece que os suportes laterais falharam e apenas o contato principal que fica no meio faz a sustentação. Além disso tenho notado que ocorre oscilação na iluminação do teclado. Por exemplo, do nada uma parte do teclado sofre oscilação na iluminação do led como se estivesse sendo usado um dimmer e depois fica normal. Acontece em partes diferentes do teclado, próximo ao teclado numerico, depois do lado esquerdo. Honestamente, não acho que foi uma boa compra, mesmo com a desculpa esfarrapada do “custo x benefício”. Deveria ter juntado um pouco mais de dinheiro e comprado algo de melhor qualidade.

    Curtir

  8. Bom noite acabei de receber meu Devastator II e certo que seria um boa compra na realidade meio termo ou seja um compra media até pelo valor esperava mais até de controle de intensidade dos ledes das teclas o qual já percebi de não serem luzes individuais por tecla e sim aproveitam o backligth do tecalad e isso é lamentável pois para eu escrever tenho que quase ficar com a cara em cima do teclado me arrependi e prediria ter guardado os duzentos e pouco e ter investido num mecânico de quinhentos e pouco para cima e talvez sim nesse teria-se o respeito das luzes e lamentável a coolermaster não se importado com esse detalhe, E pena que o site deles no brasil saiu fora do ar viva a crise que a feta até a qualidade de se esmerarem por eles.

    Curtir

      1. n é assim que funciona cmg, ele começa a desligar o mouse, como se alguem tivesse puxando e colocando de novo,ai do nada desligava todas as entradas USB, tudo que tivesse no USB parava, ai hj eu mudei o mouse pra um antigo e n travou em nenhum momento

        Curtir

Deixe um comentário