Nvidia domina 76% do mercado de GPUs, AMD cai

amd-radeon-nvidia-geforce-logoEnquanto a Nvidia já lançou boa parte de sua nova linha de GPUs GTX 900 a AMD ainda continua vendendo a sua geração anterior com placas Radeon R7 e R9 no mercado. A demora em apresentar as sucessoras pode ser um reflexo das dificuldades econômicas que a AMD enfrenta e os números do último ano no segmento de placas de vídeo não são animadoras para eles.

Dados estimados divulgados pela consultoria JPR sobre o mercado de GPUs durante o último trimestre de 2014 revelam uma forte mudança na competição entre as duas principais fabricantes mas a balança pendeu mais para o lado verde e a Nvidia disparou na frente engolindo mais 5,5% da fatia de mercado chegando a incrível marca de domínio de 76% do mercado de placas de vídeo mundial.

Seguindo a tendência negativa a AMD teve uma queda de 16% nas vendas e terminou o ano passado com o triste número de apenas 24% do mercado. A esperança para o lado vermelho pode ser em um dado que na verdade é visto com desconfiança pela concorrente, em comparação com o mesmo período de 2013 a venda de GPUs diminuiu 17,52%, bem mais do que a queda de vendas de desktops no mesmo período de comparação que foi de apenas 0,72%.

AMD A10 6700 processadorA esperança para a AMD é que ela consiga aproveitar essa estabilização dos desktops para finalmente emplacar suas APUs, afinal, alguém tem que fazer as vezes das placas de vídeo que estão deixando de entrar no mercado e os chips de vídeo integrado em motherboards não é uma opção.

Poderíamos argumentar que a Nvidia detém a maior parte das vendas de placas de vídeo para servidores de alta performance, o que ajuda muito nos números, mas o que desequilibra a conta são mesmo as placas de vídeo para games.

Xbox One Hardware drive brokenA situação para a AMD só não é mais desesperadora porque as APUs personalizadas do Xbox One e PlayStation 4 além da GPU do Wii U ainda mantém as contas da empresa em dia, esperamos que a próxima geração de placas de vídeo a coloque de volta na disputa com números mais honrosos frente a Nvidia pois ninguém quer ver um monopólio onde apenas uma gigante nos diz quando comprar produtos novo ou quanto devemos pagar, é como o “apocalipse das GPUs”.

E vocês, de que lado estão?

Por: Lock Gamer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s