Nvidia anuncia console Shield contra XONE e PS4

Nvidia_console_TV_shield_androidO que era inevitável aconteceu, depois de ir se introduzindo no mercado com suas plataformas Shield com o tablet e o portátil a Nvidia finalmente mostrou as garras e anunciou ontem (03/03) durante sua conferência na GDC o console Shield que bem para disputar espaço com Xbox One, PlayStation 4 e Wii U.

laguna_nvidia_shield_console_specs_xbox_360O console é basicamente uma evolução das plataformas Shield anteriores, baseado no sistema operacional Android ele renderiza imagens, exibe vídeos em reaolução 4K e ainda é capaz de rodar jogos com qualidade próxima a dos PCs atuais, o responsável pelo desempenho é o Tegra X1 com uma GPU com capacidade de processamento de 512 gigaflops, o que não é menos da metade do pode da GPU AMD do PS4 mas é mais que o dobro da GPU do Xbox 360, além disso, ele possui 3GB de memória para o sistema.

O Shield possui conexão wireless 802.11ac, Bluetooth 4.1., 2 entradas USB 3.0, uma micro USB e HDMI 2.0, bem mais do que a maioria das Android TVs e sem dever nada aos consoles da geração atual.

Roda Crysis?

A pergunta de 1 milhão é esta, se é um console de games ele precisa rodar títulos de qualidade e consequentemente pesados. No palco o presidente da Nvidia respondeu a pergunta demonstrando Crysis 3 rodando no Shield graças a uma versão adaptada para Android pela Crytek. Além dele a Nvidia garante que o console terá mais de 50 títulos disponíveis para download no seu lançamento, entre eles Borderlands: The Pré Sequel e Metal Gear Solid Rising Revengence.

Nvidia_Shield_console_jogos_disponíveis_Crysis_3_Doom_3_Metal_gearOutra opção será o Nvidia GRID, um serviço de Streaming de jogos onde serão disponibilizados títulos AAA (que também saem para PS4 XONE) imediatamente após seu lançamento sem a necessidade de download e pelo mesmo preço, os jogos rodam a 1080p e 60 FPS mas é ai que está a “pegadinha” pois tudo vai depender da capacidade dos servidores Nvidia e da conexão do jogador.

jogos_PC_lançamento_Shield_consoleA ideia de compara um jogo que não está instalado diretamente no console é meio estranha e confiar na conexão com a internet para ter uma partida agradável não é, digamos, “confiável”, seria o mesmo que tentar rodar um vídeo em Full HD com carregamento em tempo real, mas tudo é uma questão de adaptação e pode ser que cole.

É barato!

Podem sim haver alguns pontos contra o Shield neste primeiro momento mas se o considerarmos como um Android TV capaz de executar vídeos em 4K e ainda rodar jogos que estão disponíveis no PC, PS4 e XONE com qualidade muito próxima ele é uma aposta inteligente da Nvidia, principalmente porque eles souberam posicioná-lo no lugar certo com seu preço.

Nvidia_console_shield_androidCom um design bacana e linhas retas o Shield é pequeno, algo próximo do tamanho de um roteador comum e custando US$ 199,00 ele é mais barato que todos os consoles da geração atual incluindo joystick do Shield Tablet (parecido com o do Xbox) e o Shield Remote para conteúdo multimídia, ele começa a ser vendido em junho lá fora, ainda não há previsão de lançamento por aqui mas a Nvidia Brasil trabalha para viabilizar sua comercialização a um preço acessível e competitivo no país.

O Shield parece um alternativa bem mais interessante do que as “boxes” da vida e mais completa do que as soluções Android TV já que, de quebra, também é um poderoso console de jogos capaz de fazer frente a PS4 e XONE graças a seu preço e (espera-se que) por sua biblioteca de jogos. Por fim é bom ver a Nvidia entrando de vez no mercado de consoles pois uma boa disputa sempre favorece o jogador e empurra a tecnologia.

Só precisamos conhecê-lo de perto para tratar das desconfianças quanto ao streaming e o nível de desempenho.

Por: Lock Gamer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s