As novidades em torno da API DirectX 12 foram particularmente interessantes para usuários de APUs AMD e processadores Intel com vídeo integrado, isso porque estas soluções conseguiram um ótimo desempenho em comparação a DirectX 11 mas parece que o “incrível” salto tecnológico vai ter que esperar um pouco mais.
Uma atualização de BIOS da AsRock revelou a nova linha de APUs da AMD codinome Godavari que diferente da linha “Zen” que será lançada este ano para notebooks e dispositivos all in one, não traz grandes novidades.
A boa notícia é que as placas-mãe FM2+ vão suportar as novas APUs através de uma atualização de BIOS que começa a ser disponibilizada mas infelizmente não haverá uma grande diferença no quesito desempenho, isso porque a linha Godavari é nada menos que uma evolução das atuais Kaveri, elas utilizam as mesmas tecnologias e arquitetura além de compartilharem as mesmas GPUs da série R7.
Todas as novas APUs terão suporte a memória DDR3 2133 MHz além de possuírem um clock mais elevado na CPU e GPU, tudo isso com o mesmo TDP da linha anterior, o que garanta um salto de desempenho sem aumento de consumo de energia e temperatura.
Basicamente é uma “evolução” da linha Kaveri onde a AMD explorou mais os limites da arquitetura conseguindo extrair um pouco mais de poder, mas não espere grandes saltos em processamento. Talvez um aumento de clock favoreça bem mais a parte gráfica e com a chegada do DirectX 12 a empresa tenha um pouco mais de fôlego graças ao ganho de desempenho que a API vai proporcionar frente a Intel.
Até a nova linha teremos que nos contentar com as APUs Godavari, o que não é algo ruim mas não chega a ser empolgante.
Por: Lock Gamer