Com o DirectX 12 chegando cada vez mais próximo da realidade dos jogadores temos alguns resultados surpreendentes de testes realizados com a nova API da Microsoft. A Futuremark liberou una nova versão do aplicativo de testes sintéticos 3DMark utilizado para medir o poder de processamento de placas de vídeo e processadores, a novidade é que ele agora suporta DirectX 12 e AMD Mantle mas as surpresa mesmo foi o gigantesco ganho de performance contra o DirectX 11.
Nos primeiros testes realizados com o 3DMark na simulação de DirectX 12 vemos a já cansada Radeon R9 290X bater com certa tranquilidade a nova GTX 980 já uma geração a frente e empatar com a caríssima e recém lançada GTX Titan X que promete ser a placa single GPU mais rápida do mercado.
O teste em questão não mede o desempenho em FPS mas em “draw calls”, a quantidade de chamadas para a criação de um novo elemento na tela, justamente onde DirectX 11 “peca” pois não permite aos processadores acompanharem o ritmo das placas de vídeo. Como é possível ver nos resultados a R9 290X empata com a muito mais poderosa GTX Titan X e por consequência supera GTX 980 e GTX 970, algo louvável para uma placa da geração anterior.
A GTX Titna X é capaz de gerir um máximo de 740 mil drawcalls por segundo em DirectX 11 chegando a absurdos 13 milhões, 419 mil chamadas com DirectX 12 enquanto a R9 290X gere um máximo de 935 mil drawcalls com DiractX 11 e chegando aos mesmos 13 milhões, 474 mil chamadas com DirectX 12.
As melhorias de performance também se devem a um melhor uso dos núcleos de processamento dos CPUs, algo precário em DirectX 11 que tornava o uso de um bom processador com mais de quatro núcleos quase um desperdício, agora finalmente poderemos utilizar todo o poder de processamento dos Core i7 mas principalmente da linha AMD FX octa core.
É claro que isso não é uma prova irrefutável de que a R9 290X é a placa de vídeo mais poderosa do mundo capaz de bater placas muito mais caras mas essencialmente mostra que no momento a AMD está na frente na corrida dos drivers de vídeo e que ainda há muito espaço para a Nvidia evoluir, o que vai totalmente contra as “conversas de comadres” dos fóruns e comunidades onde usuários por vezes criticam os drivers AMD.
Estamos ansiosos para ver os testes em jogos DirectX 12 e descobrir o que estes números podem apresentar em performance real pois é onde tudo realmente importa mas é claro que os testes não são um bom panorama para a Nvidia.
Por: Lock Gamer / Info: Wccftech