[Teste] GTA V AMD Catalyst 14.9 X Catalyst 15.4 “beta”

O lançamento de GTA V no PC foi muito menos complicado que o de GTA IV e mesmo que alguns jogadores tenham enfrentado problemas para iniciar o jogo, quedas de FPS e os bons e velhos “bugs” ele corre muito melhor e se parece menos com um “port” dos consoles.

Para ajudar seu PC com a difícil missão de rodar GTA V as fabricantes de placas de vídeo lançaram drivers com melhorias para o jogo e nós resolvemos testar o ganho em placas de vídeo AMD, mais especificamente na Radeon R9 285, uma placa de vídeo intermediária com 2 GB de memória e um bom desempenho conforme você pode ver aqui em nosso review completo.

Versão “beta” e “estável”

A AMD possui duas versões de drivers, uma estável e outra beta. Para resumir de uma forma prática a versão estável é aquela lançada periodicamente com as correções finais para jogos já lançados, já a beta é uma versão de “testes” onde a AMD está constantemente provando novas melhorias para jogos lançados recentemente e adicionando correções a serem testadas e aperfeiçoadas para a versão estável, então sempre há possibilidade de ocorrer alguns “probleminhas”, algo do qual não se está livre nem na versão estável.

Como testamos?

Nós preferimos deixar os benchmarks com programas específicos e comparativos de desempenho para nossos colegas, aqui o assunto principal é o desempenho nos games. Utilizamos o FRAPS para medir o FPS (Frames por segundo) sempre em situação real, realizamos os testes enquanto jogamos e reproduzimos as situações reais com ambientes variados no jogo, as temperaturas são medidas pelo GPU monitor, as médias obtidas são somadas e depois divididas pela quantidade de testes realizados.

É importante ficar claro que esse sistema não é 100% preciso, isso porque não utilizamos programas “sintéticos” de benchmark ou situações pré-determinadas. Os resultados são “médias” que podem variar de acordo com o cenário escolhido para o teste em cada jogo e com o hardware utilizado como CPU, memória RAM e GPU.

Com o que testamos?

Componentes:

Placa mãe: ASUS M5A99FX Pro R2.0

Processador: AMD FX 8370 4.2 GHz (turbo) 4.0 GHz (stock)

Placa de vídeo: MSI Radeon R9 285 Gaming 2G (OC edition)

Memória: 8GB DDR3 (2x 4GB) Kingstom HyperX Black 1600 Mhz (stock)

Disco Rigido: 500 GB 7200 RPM

Fonte: Sentey 850W

Monitor: LG 24” (1920×1080, 5ms resposta)

Sistema Operacional: Windows 7 64 (Service Pack 1)

Conexão de Vídeo: DVI Resoluções – 1920×1080, 1600×900 e 1280×720

Versão do Driver de Vídeo: AMD Catalyst 14.9 (download) e AMD Catalyst 15.4 beta (download)

Obs.: a R9 285 da MSI cedida pela AMD e utilizada nos testes já vem de fábrica com um pequeno overclock se comparada a versão “referência”.

GTA V – Catalyst 14.9

GTA V – Catalyst 15.4 beta

Comparativo

Benchmark R9 285_GTA_V_Catalyst_14.9_vs_Catalyst_15.4_beta

Conclusão: Devo ou não fazer update?

Os resultados foram bem positivos com a atualização do driver, a R9 285 apresentou um bom ganho em 1920×1080 Full HD e em 1600×900, apenas em HD 1280×720 não houve ganho e podemos considerar uma “empate técnico” mas mesmo que você jogue nesta resolução pode ser que sua placa de vídeo se comporte melhor o obtenha mais ganhos que a R9 285.

É preciso ainda lembrar que o ganho de desempenho depende de todo o conjunto então a mesma placa com um processador diferente pode se sair melhor ou pior, o mesmo podemos dizer do processador, então é aconselhável que você faça um teste agora que GTA V possui uma ferramenta de benchmark na tela de opções gráficas.

No geral obtivemos um bom ganho em uma situação real de jogo, então aconselhamos que você atualize seu driver para a versão 15.4 beta e mais, fique sempre de olho nas versões mais recentes pois elas possuem correções e melhorias específicas para jogos recém lançados. Se você achou que o ganho de desempenho foi pouco lembre-se, esta ainda é uma versão “beta” (de testes) e ele pode aumentar em uma próxima versão estável ou beta.

Como GTA V está rodando ai? Já atualizou seu driver de vídeo?

Por: Lock Gamer

Anúncios

Um comentário sobre “[Teste] GTA V AMD Catalyst 14.9 X Catalyst 15.4 “beta”

  1. Muito ligal a matéria, vou testar o GTA V. Mas queria saber, Instalando esse novo Drive 15.4 Beta. Será q pode perder desempenho d FPS em outros jogos um pouco mais antigos, tipo: BF3, Crysis 3??? Eu jogo muito esses jogos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s