Mercado de PCs cai 20% no 1º trimestre de 2015

Não seria a primeira vez que nós veríamos previsões apocalípticas sobre os PCs, afinal já ouvimos inúmeras vezes que ele iria morrer ou coisas deste calibre, acontece que mesmo estando muito longe de ser extinto o mercado de PCs não está em seus melhores dias, ao menos é o que diz a pesquisa do IDC.

Entre janeiro e março foram comercializados 1,964 milhão de PCs, ou seja, 20% menos do que no mesmo período do ano passado, quando foram vendidas 2,4 milhões de unidades. Em 2014, o mercado já havia retraído em 26% na comparação com o ano anterior e respondido por vendas de apenas 10,3 milhões de computadores. Os dados fazem parte do estudo IDC Brazil PCs Tracker Q1, realizado pela IDC Brasil, erspecialista em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.

queda_venda_pcs_brasil

Do total de equipamentos comercializados no primeiro trimestre de 2015, 804 mil foram desktops (queda de 21% frente ao mesmo período de 2014) e 1,160 foram notebooks (queda de 19% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado). Além disso, 32% representam vendas para o mercado corporativo e 68% para o consumidor final.

Segundo Pedro Hagge, analista de pesquisas da IDC Brasil, a confiança da indústria e do consumidor foi prejudicada e há uma cautela muito grande em relação a investimentos.  Além disso, houve um reajuste de cerca de 15% a 20% nos preços dos computadores, o que impactou  ainda mais nas vendas.

O estudo revela, também, que o ticket médio dos aparelhos comercializados no 1º trimestre de 2015 ficou em torno de R$ 2.320 para notebooks e R$ 1.701 para desktops.

Por: Lock Gamer / Info: Assessoria de imprensa

Um comentário sobre “Mercado de PCs cai 20% no 1º trimestre de 2015

  1. Ficará difícil até mesmo montar um visto os preços tão elevados para comprar qualquer eletrônico. Desta forma, a tendência é que os micros caiam nas vendas, porém, acredito eu, os novos consumidores estão preferindo montar seus computadores que comprar micros de baixa reputação à venda em lojas varejistas.

    Curtir

Deixe um comentário