Nova geração de CPUs Intel roda jogos sem placa de vídeo

Pode parecer uma notícia antiga e alguns vão dizer que os processadores Intel já rodam jogos sem precisar de placas de vídeo dedicadas a algum tempo, e isso é mesmo verdade mas alguma coisa importante mudou, agora eles não apenas rodam jogos mas parece que rodam muito bem.

Intel-Broadwell-Core-i7-5775C_Performance-Improvements

A Intel apresentou sua nova geração de processadores durante a Computex 2015 e além da evolução natural com aumento de desempenho vimos uma diminuição considerável de consumo de energia graças a chegada da arquitetura de 14 nm que alcançou o feito de consumir menos que modelos Pentium e Core i3 da geração anterior mas com desempenho de i5 e i7.

Mas isso já era esperado, o que nos surpreendeu de verdade foi o desempenho das GPUs integradas nos processadores Broadwell, as Iris Pro Graphics 6200 tem um desempenho mais de duas vezes superior as Intel HD Graphics 4600 que equipam os i7 anteriores.

Iris-Pro-6200

O salto foi tão grande que a Iris Pro superou até as APUs AMD mais poderosas como A10 7850K e A10 7800, na verdade ela chega próximo até mesmo de uma GTX 750, o que pode significar uma importante mudança no cenário do mercado. Isso pode efetivamente “aposentar” as APUs no mercado pois ainda que um i7 seja mais caro que uma APU os i5 podem ficar mais próximos.

17-IGP-GTA-VUm outro ponto negativo pesa a favor da Intel, seus i5 e i7 tem se mostrado uma opção mais interessante para uma combinação com uma placa de vídeo dedicada, então o mesmo argumento usado pela AMD agora serve para a concorrente, comprar um processador com vídeo integrado e depois optar por um upgrade se torna mais interessante com os novos Intel Broadwell.

14-IGP-Bioshock-InfiniteAssim como nas placas de vídeo a resposta da AMD vai demorar demais, somente no próximo ano teremos a arquitetura Zen que deve se equiparar aos novos Intel, o que pode ser muito tarde.

Por: Lock Gamer / Info: Tom’s Hardware

2 comentários sobre “Nova geração de CPUs Intel roda jogos sem placa de vídeo

  1. Matéria bem ao estilo fanboy, não é por que as apus tem concorrentes que se equiparam ou que as superem que elas seriam aposentadas.
    A evolução do texto também ta horrível!

    Curtir

Deixe um comentário