Placas-mãe para processadores ZEN AM4 livres de chipset com USB 3.1 podem ter custos elevados

Com a nova geração de processadores e APUs baseados na arquitetura Zen, a AMD está integrando o chipset para dentro do DIE do CPU/APU, deixando as placas-mães livres de chipset. Entretanto rumores apontam que estão tendo problemas com as controladoras USB 3.1 integradas.

Fabricantes de placas-mãe estão percebendo quedas significativas  de larguras de banda no USB 3.1 com aumento nas distâncias de circuito (da saida AM4 até as extremidades da placa-mae). Os designers das placas estão tendo que adicionar chips adicionais e em alguns casos toda uma controladora USB 3.1 para ter uma aceitável largura de banda, aumentando o custo das placas-maes.

AMD afirma novamente que os processadores Zen já estão a caminho; e a empresa não vai comentar as soluções especificas que as fabricantes vão usar nas placas-mãe. ASMedia acalmou os rumores dizendo que as placas já passaram as certificações necessárias.  DigiTimes reportou que os processadores Zen estao sendo bem desenvolvidos com uma boa taxa de rendimento e estao próximos de entrar na fase de testes “engineering sample”.

Por: Lock Gamer

4 comentários sobre “Placas-mãe para processadores ZEN AM4 livres de chipset com USB 3.1 podem ter custos elevados

  1. Isto depende muito da parte da AMD pois eles decidiram remover as pontes da placa mãe (talvez para baratear custos), mas se eles deixassem ao menos a ponte sul, como ocorrem com a Intel, estes problemas seriam amenizados, pois este chipset trocaria dados com o processador de uma forma que minimizaria o impacto dessa latência, pelo menos em teoria.

    Curtir

Deixe um comentário