[Review] roteador ASUS RT-AC51U Wireless

Os novos roteadores com tecnologia AC chegaram com tudo no mercado, e quem aproveitou a onda foi a ASUS. Conhecida por suas placas-mãe, placas de vídeo, e mais recentemente smartphones, ela também está presente no mercado de rede. Uma das novidades é o seu roteador ASUS RT-AC51U, ele oferece banda dupla de 2.4 GHz e 5GHz, porta USB, compatibilidade com modem 3G/4G, firewall integrado, com padrão de 4 portas LAN e 1 WAN (100mbps) 2 antenas, suporte IPV6, entre muitas outras funções, tudo isso aliado a um design moderno, compacto e discreto.

Em nosso review vamos dar ênfase ao que um usuário comum deve focar, mesmo que não tenha muito conhecimento na área. Daremos atenção ao básico.

Design

Simples, acabamento em preto fosco, luzes de led azul fortes com indicadores de funções, acabamento “quadriculado” com uma textura que lembra os antigos HDs externos e alguns modelos de notebooks Vaio.

O roteador é bem leve, nos testes colocamos em uma posição elevada com o fio para baixo, o peso do cabo de rede acaba “empinando” o roteador. O plástico não deixa marcas de digitais na superfície, é fácil de limpar e para fixação acompanha 2 furos para suporte na parede em forma de cruz, (não acompanha parafusos para suporte).


Instalação

PC

instalacao-passo-a-passo-asus-rt-ac51u-1-pcinstalacao-passo-a-passo-asus-rt-ac51u-2-pcinstalacao-passo-a-passo-asus-rt-ac51u-3-pcinstalacao-passo-a-passo-asus-rt-ac51u-4-pc

Processo simples e fácil em três passos (dependendo do seu serviço de internet já estará tudo pronto para navegar), tudo simples e muito rápido, Fibra ótica e ADSL, em ambas super fácil As funções avançadas estão disponíveis (caso queira fazer manualmente) depois da configuração inicial você já pode acessar as funções avançadas.

ANDROID

Processo também muito simples para configuração, nos nossos testes enfrentamos algumas dificuldades e erros, talvez indicando pouco amadurecimento no app e necessitando de uma atenção da ASUS.

Em uma das ocorrências, no celular onde o roteador foi configurado a senha ainda não havia sido definida. Após reiniciar o roteador, o celular continuou conectado a rede sem senha no novo SSID (nome da sua rede WIFI), após dois resets, o problema foi resolvido. Ainda assim, durante os testes, algumas vezes os SSID sumiam e reapareciam com um ponto de interrogação (?).

Interface

Interface no Android bem “futurista” pode confundir alguns usuários inexperientes, mas apresenta interface bem limpa e objetiva. Nos navegadores é bem mais fácil de utilizar e “tradicional”, apresentando a maioria das funções do roteador logo na primeira página.

A atualização do FIRMWARE do ASUS RT-AC51U ocorre de forma simples e automática, sem dores de cabeça gee sem gerar receio do usuário no processo, nada de baixar arquivos .rar (zip) e correr o risco de perder seu roteador por erro de FIRMWARE. É um recurso interessante para usuários com pouco conhecimento em um processo importante para manter tudo atualizado e seguro.

Testes

O roteador possui inúmeros recursos avançados, mas vamos focar nos básicos e mais utilizados para um usuário doméstico.

Firewall – possui firewall integrado, filtragem de palavras chaves que permite bloquear conteúdo pornográfico para controle dos pais ou termos indesejados em pesquisas e sites da internet.

Antenas – duas de 5dbi, não destacáveis, mas direcionáveis.

Alcance

Nos nossos testes foi relativamente baixo na rede de 5 GHz, testamos em uma sala com ambiente controlado (temperatura). O roteador foi posicionado no segundo andar, no andar de baixo o alcance começou a perder força (o que já é esperado).

Em área aberta (sem paredes) a rede de 5 GHz sumiu após alguns metros começou a oscilar bastante (desaparecendo dos dispositivos e reaparecendo) o sinal não se manteve estável. O alcance não foi grande, de 5 a 10 metros para um sinal constante sem oscilações, provavelmente algum tipo de interferência. A rede 2.4 GHz suportou um alcance de 25 metros tranquilamente em uma área aberta (um ótimo resultado).

Interface Android ASUS RT AC51U rede alcance.png

No ambiente interno o ASUS RT-AC51U funcionou perfeitamente tanto para navegação (internet) quanto para streaming de vídeo (Netflix, YouTube). A troca de arquivos entre dispositivos dentro da mesma rede conectados ao roteador aconteceu de forma estável e sem apresentar falhas.

Porta USB 2.0 – testamos com um HD Externo 500GB e um Pen Drive de 16GB. A função AiDisk necessita de algumas configurações para que seus arquivos sejam visíveis e estejam disponíveis na rede. O processo é bem simples em 3 passos, quando também é determinado quem terá acesso aos arquivos fornecidas as permissões, suporte a impressora.

usb_port

Modem USB – compatível com modem externo USB para internet móvel 3G e 4G.

Frequências – a velocidade de 733 mbps pode causar alguma confusão. O roteador trabalha por padrão na tecnologia “N” a no máximo 300mbps. O novo padrão “AC” vai até 433mbps, pouco mais que a padrão N sendo a opção mais viável para obter maior velocidade na conexão wi-fi. Portanto os 733 mbps se referem a “soma” das velocidades no padrão N e AC.

instalacao-passo-a-passo-asus-rt-ac51u-3-pc

Rede para convidados  – se você recebe muitas visitas em sua casa que pedem acesso a sua rede wi-fi aqui está uma função particularmente atraente para quem joga online. É possível configurar sua rede GUEST (convidado) para seus parentes, familiares e vizinhos, tanto na rede de 2.4 MHz quanto a de 5Ghz, ajustando a largura de banda para uso com limites, mantendo uma taxa fixa e limitando a velocidade na rede garantindo uma taxa “livre” para sua rede pessoal.

Interface Android ASUS RT AC51U rede convidados.jpg

Desempenho banda larga

Nos nossos testes usamos dois tipos de conexões, (FIBRA 40MB e ADSL 8MB), em ambas foi possível obter a velocidade máxima sem qualquer falha ou prejuízo no desempenho durante o download de arquivos, extraindo toda a banda disponível. Na troca de arquivos conseguimos uma taxa normal de transferência como em todos os outros, cabo via wi-fi (e vice-versa) a taxa de 70 a 90mbps foi mantida (7MB/s a 9 MB/s).

Equipamentos utilizados

  • Notebook ASUS
  • Galaxy S6 Edge+
  • Galaxy Tab A
  • HP Elitedesk 800
  • HD portátil Samsung 500GB
  • Pen drive Sandisk Cruze 16GB (USB 2.0)

Pontos Positivos

  • Fácil configuração
  • Suporte a 3G/4G
  • Suporte a impressoas e compartilhamento via porta USB
  • Dualband (2.4 GHz e 5 GHz)
  • Design discreto
  • Firewall com restrição de URL e termos de pesquisa
  • Rede para convidados

Pontos negativos

  • “Bug” (devem ser corrigidos via atualização de firmware)
  • Preço um pouco acima dos concorrentes
  • Antenas não destacáveis

O que nós achamos, vale a pena comprar?

Se você já possui um roteador com tecnologia AC que possui funções parecidas incluindo a mesma banda, frequência e suporte a USB, o ASUS RT-AC51U não oferece grandes diferenciais nestes quesitos. Se está considerando trocar seu velho roteador básico ou adquirir um novo então esta é uma opção a se considerar.

O ASUS RT-AC51U é simples, rápido e funcional, com muitos recursos e preparado para as futuras mudanças para o IPV6. Traz funções interessantes como a rede para convidados (interessante para jogos online), Firewall com controle dos Pais e suporte a 3G/4G. Com todos os recursos que o usuário pode esperar de um roteador moderno o ASUS RT-AC51U é uma ótima opção e nós recomendamos.

review_asus_roteador_ac_51_u_compensa_brasil_pt-br-qualificacao

O ASUS RT-AC51U leva os selos SILVER e RECOMENDADO

Por: Lock Gamer

3 comentários sobre “[Review] roteador ASUS RT-AC51U Wireless

  1. Quanto a antena não ser destacável, até entendo, afinal, o roteador pode não suprir alimentar uma antena de maior potência e “derrubar o sinal”; os bugs também podem ser corrigidos via update de firm; agora o preço, não achei tão caro assim, visto que o valor pago por ele pode ser possível para muitos que desembolsarem uma quantia considerável.
    O negócio é saber se a Asus para roteador tem a mesma “pegada” que a Asus para placa mãe, monitor, notebook e placa de vídeo.

    Curtir

    1. Pessoal, perdoem a ignorância, no meu caso, o uso seria apenas em casa, e também para usufruir do wi-fi na sala e quartos (distância de 5, 6 metros para cada um desses cômodos com duas paredes), esse roteador daria conta do recado? Ou terei que escolher entre as Dualband (2.4 GHz e 5 GHz)?

      Obrigado.

      Curtir

  2. Tenho esse roteador em cassa e ele é muito bom, jogo online o pessoal aqui gosta muito de filmes online e ele dá conta do recado.A parte de configuração dele é tranquila também.E essa distancia de 5,6 metros ele atende perfeitamente. Abraços

    Curtir

Deixe um comentário