A AMD não para de trazer novidades neste fim de ano, depois de apresentar usas metas e seus produtos que estarão no mercado no final de 1010 e início de 2011, a empresa agora revela mais uma novidade. O site alemão Computerbase obteve alguns detalhes interessantes sobre o novo CPU Bulldozer da AMD. Entre os dias 20 e 24 de fevereiro, a AMD usará a conferência ISSCC 2011 para falar mais sobre a arquitetura do Bulldozer.
A parte interessante é que o processador deve trabalhar com frequências superiores a 3.5GHz e ainda conta com a ajuda do Turbo (Turbo Core 2), este deve ser capaz de aumentar a frequência dos núcleos em 500MHz adicionais, chegando a marca de 4GHz. O processador possuirá voltagens entre 0.8 e 1.3V, o que é muito bom levando-se em conta que ele possui 8MB de cache L3.
Um módulo Bulldozer consiste de dois núcleos inteiros com um total de 213 milhões de transistores, contando com algumas partes do chip compartilhadas entre si. Isso poupa muitos transistores mas pode gerar alguns problemas adicionais, como mais calor.
Aqui está o que a AMD deverá apresentar na ISSCC 2011:
“O módulo Bulldozer de 2 núcleos contém 213 milhões de transistores, é fabricado no processo SOI CMOS High-K de 32nm e foi projetado para trabalhar com voltagens variando de 0.8 a 1.3V. Esta micro-arquitetura melhora a performance e a frequência, ao mesmo tempo diminui o tamanho da área do chip e o consumo de energia quando comparado a um CPU AMD anterior no mesmo processo. O desenho reduz o número de operações por ciclo em relação aos desenhos anteriores, alcançando 3.5GHz em uma área (incluíndo 2MB de cache L2) de 30.9mm2…
Um cache L3 de 8MB, composto de 4 subcaches independentes de 2MB cada, é construído no processo SOI de 32nm. Conta com um desenho baseado em colunas, feito para aumentar a eficiência na área e a propagação de energia para reduzir a fuga de corrente, possui também linhas redundantes centralizadas e blocos em colunas para melhorar o rendimento e capacidade de teste. O cache opera com frequências acima de 2.4GHz com 1.1V…”
Um processador Bulldozer de 8 núcleos em 32nm deverá possuir 852 milhões de transistores e provávelmente algumas outras partes terão um pouco mais. Tenha em mente que o processador Thuban de 6 núcleos em 45nm possui 904 milhões de transistores em uma área de 346mm2. A versão para servidor de 12 núcleos tem cerca de 1.278 bilhão de transistores, senão mais.


