Não use estabilizador!

Segundo especialistas em Engenharia Elétrica o estabilizador é um aparelho obsoleto e muito lento para ser usado em microcomputadores com fonte micro chaveada.


A maioria dos estabilizadores de tensão usados em microcomputadores são inúteis segundo Ewaldo L. M. Mehldo departamento de engenharia da Universidade Federal do Paraná. De acordo com ele as fontes chaveadas dos microcomputadores têm frequência de chaveamento da ordem de 50 kHz a 100 kHz. Ou seja, as fontes funcionam com tempo de resposta do seu sistema de controle de 10 a 100 microssegundos, dependendo da qualidade do projeto do circuito de controle.
Já os estabilizadores de tensão mais comuns possuem internamente transformador dotado de um conjunto de “taps”, que são comutador por chaves eletrônicas ou mesmo por relés eletromecânicos. Na maioria dos estabilizadores são RELÉS mesmo, dá até para escutar quando os relés abrem e fecham, durante as oscilações de tensão. Dessa forma, os estabilizadores demoram “uma eternidade” para detectar as oscilações de tensão e fazer a mudança de “taps”.
A grosso modo quando há um pico de energia o estabilizador lento regula os ciclos que a fonte que é mais ágil já havia corrigido, obrigando a corrigir novamente para se adequar a burrada do estabilizador. Ou seja cada vez que há uma variação a fonte seria obrigada a corrigir duas vezes mais os problemas, causando fadiga na mesma.
Algumas pessoas defendem o uso de um filtro de linha, que não corrige as variações de tensão e ciclos, apenas protegem da sobrecarga. Mas consenso é a utilização dos no breaks, que possuem um tempo de resposta bem melhor, e cumprem com seu papel, além, é claro, de permitirem um tempo maior para que você salve seu trabalho ou enviarem sinais para que o sistema encerre seu funcionamento de modo correto.
Ewaldo ainda salienta o que dizem alguns especialistas, que um estabilizador de tensão aumenta o risco de incêndio em uma residência ou escritório pois, além de serem muito mal construídos, geralmente ficam no chão debaixo das mesas de trabalho, onde são sujeitos a esbarrões e pontapés que podem vir a ocasionar curtos circuitos.

Agora fica a dúvida, usar ou não usar?
Fonte: clube do hardware / gamevicio / proteste

AMD exibe a superioridade do Bulldozer em jogos e aplicativos 3D

Bulletstorm ganha novo trailer

Enchente destrói coleção de videogames na Austrália

AMD: 375 milhões dólares de lucro líquido apurado para o quarto trimestre

Mortal Kombat vai virar série

Adiantados: Test Drive Unlimited 2 termindado

Update + 3 carros grátis para nfs: Hot Purstuit

Deixe um comentário