Xbox Kinect é utilizado para reabilitação na Fisioterapia

Após lançar de forma pioneira no país o uso do Nintendo Wii em terapia de reabilitação, a clinica de Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) inova mais uma vez ao incorporar o videogame Kinect para o Xbox 360 no tratamento de doenças como derrame, paralisias, e lesões musculoesqueléticas.

O game, lançado e implantado na clínica em novembro de 2010 está rapidamente ganhando popularidade entre os jovens por reconhecer os movimentos do corpo como comandos para controlar os jogos. Esse é exatamente o diferencial que vem sendo testado com sucesso na clinica de Fisioterapia.


De acordo com o fisioterapeuta que supervisiona o uso do game na clínica, professor Fabio Navarro Cyrillo, a ideia de usar o Kinect no tratamento em Fisioterapia surgiu após o sucesso obtido com o console da Nintendo e as possibilidades que essa nova tecnologia oferece. “Evidências científicas recentes indicam que o uso da realidade virtual com videogame oferece além da motivação ganhos funcionais para os pacientes. O Xbox Kinect é uma evolução, já que o equipamento não necessita de controle, pois o sistema faz uma leitura do corpo do jogador. Além disso, o movimento é preciso, completo e mais semelhante aos realizados nas atividades diárias”, explica.

Inicialmente, o Kinect está sendo testado como recurso adicional ao programa de reabilitação na clínica todas as segundas feiras, das 9h às 12h com pacientes com lesões neurológicas e musculares. “Os jogos ajudam a reconquistar o equilíbrio, coordenação, resistência e força muscular, além de estimular a atividade cerebral e aumentar a capacidade de concentração. Isso sem contar que a terapia fica mais dinâmica e envolvente. Enquanto o paciente usa o corpo para controlar o movimento na tela, sem perceber acaba realizado movimentos que até então tinha dificuldades”, revela o professor.


Outra vantagem apontada pelo professor é a possibilidade do paciente realizar movimentos em todas as direções, favorecendo ganhos ainda mais interessantes. “Além disso, existe a possibilidade de utilizarmos com dois pacientes ao mesmo tempo”, completa.

“Websérie” de Mortal Kombat ganha o primeiro episódio

Ajuda a desbloquear o novo trailer de Battlefield 3

Mané estraga a “moral” do Brasil com Mortal Kombat

Michael Jackson vende 3 milhões

A cagada da vovó

Resolução hiper ultra master blaster HD 4096p

O primeiro filme pornô 3D do mundo

As gatas de Duke Nukem

Cosplay’s oficiais das gatas de Mortal Kombat

Sexo nos games

Tá de Brinks

Ipad PlayStation?

Nova geração Irreal

Crysis 2: compare o desempenho da sua placa

Nem de graça

Angry Birds Rio: mais de 10 milhões de downloads

Jogo pra “macho”

Mulher não sabe brincar

Rémi Kart 2

A macabra história do medo

Capitão Nascimento pode virar personagem de Mortal Kombat

 

Deixe um comentário