Empresa privada de cyber-segurança revela série de ataques contra governos e ONU

A McAfee afirma ter descoberto a maior série de ciberataques da história, envolvendo a infiltração na rede de 72 organizações, incluindo a ONU, governos e companhias em todo o mundo.

A descoberta foi feita pelos especialistas em segurança da McAfee, que disse haver um “ator estatal” por trás dos ataques, que ocorreram em um período de cinco anos.

A empresa não quis dizer de qual país falava, mas um especialista ligado à investigação afirmou em anonimato que as evidências apontam para a China.

A longa lista de vítimas dos ataques inclui os governos dos Estados Unidos, Taiwan, Índia, Coreia do Sul, Vietnã e Canadá; além da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean, na sigla em inglês), o Comitê Olímpico Internacional, a Agência Mundial Antidoping e uma série de companhias privadas, do setor de defesa ao de alta tecnologia.

McAfee disse ter descoberto a extensão da campanha de ciberataques em março deste ano. A empresa chamou os ataques de “Operação nas Sombras RAT” –sigla em inglês para ferramenta de acesso remoto, um tipo de software que piratas virtuais e especialistas em segurança usam para acessar redes de computadores à distância.

Alguns dos ataques duraram apenas um mês, mas o mais longo se manteve por 28 meses e foi contra o Comitê Olímpico de uma nação asiática não identificada, segundo a McAfee.

“As empresas e agências do governo estão sendo atacadas todos os dias. Elas estão perdendo vantagem econômica e segredos nacionais para competidores inescrupulosos”, disse o vice-presidente de pesquisa de ameaças da McAfee, Dmitri Alperovitch à agência de notícias Reuters.

“Esta é a maior transferência de riqueza em termos de propriedade intelectual da história”, disse o vice-presidente. “A escala em que isto está acontecendo é realmente, realmente assustadora”.

Uma coisa que passa quase despercebido é o “ator estatal” que ao grosso modo significa espionagem das bravas. Deve-se desconfiar um pouco de “um especialista ligado à investigação afirmou em anonimato que as evidências apontam para a China”.

Seria isso marketing da empresa de segurança, ou é mesmo o início de uma inédita cyber-guerra fria? Ou ainda seria apenas um fato isolado? Façam suas apostas!

Fonte: uol.com.br

Siga-nos: 

___________________________________________________________________________

Leia mais:

Os Barbixas e o AMDário

Borderlands 2 pode estar no gatilho

Ovelhas, belas mulheres e pesadelos só para adultos

Os Cavaleiros do Zodíacos estão de volta

Tio Jobs tem mais grana que o governo dos E.U.A

Vida de produtor de games no Japão não é facil

Gameplay mostra comício neo-nazista em Metro: Last Ligth

Armageddon foi o fim de Red Faction

Improvision com AMD e Barbixas

Dirt 3: X Games Asia Track DLC

Deixaram o melhor para o fim em Mortal Kombat: Legacy

Freddy Krueger é o novo personagem de Mortal Kombat 2011

Surgem os primeiros gameplays de Battlefield 3

Homefront está de volta a cena

Mulheres gostam mais de jogar que de sexo

Corre Ronaldo, é uma cilada!

O primeiro filme pornô 3D do mundo

Cosplay’s oficiais das gatas de Mortal Kombat

Deixe um comentário