Steve Jobs larga o osso e abandona comando da Apple

 Aos seus 56 anos Steve Jobs, um dos fundadores da Apple e presidente-executivo da empresa onde roeu o osso por mais de uma década, anunciou nesta quarta-feira que deixará o cargo. Não foi revelado nenhum motivo para a sua saída mas Jobs esteve recentemente se recuperando de um câncer no pâncreas e está de licença médica desde o início do ano.

 Mas isso não significa que ele Jobs vai vestir as havaianas (quero meu cachê) e se recostar em seu everest de dólares e imaginar qual ilha paradisíaca ira comprar, ele  pretende se tornar presidente do conselho de administração, um cargo de grande importância na empresa e mais afastado das rotinas diárias.  “Sempre disse que, se chegasse o dia em que não poderia mais cumprir meus deveres e expectativas, eu seria o primeiro a avisá-los. Infelizmente esse dia chegou”, disse Jobs em sua carta de demissão entregue ao conselho de administração e à comunidade Apple.

Jobs não tem aparecido muito em público e este ano, uma de suas poucas aparições foi durante o lançamento do iPad 2, em março, ainda bem disposto porém aparentando estar ainda mais magro. Ligando os fatos, tudo isso aumenta ainda mais o suspense em volta de sua licença médica, o seu afastamento do cargo levanta maiores questionamentos e a preocupação sobre seu estado se saúde.

 Seguindo a ordem natural das coisas, Tim Cook,  que o substitui desde janeiro,  deve assumir a presidência definitivamente. Isso não significa que o mercado está tranquilo com a saída do homem que desde que assumiu o cargo em 1997  viu as ações da empresa se valorizaram em mais de 6.700%, logo após o anúncio no “after market”, as ações da Apple chegaram a cair 7%. Isso talvez seja reflexo da insegurança dos consumidores.

Os reais impactos ainda não podem ser medidos no mercado e nem nos Iphones, Ipads e MACs já que Steve Jobs é considerado uma das mentes mais criativas a frente destes projetos. Essa pode ser uma notícia ruim para os fans e consumidores da Apple mas pode ser (comercialmente) uma boa notícia para a concorrência.

Como será o futuro?

Por: Lock Gamer

Deixe um comentário