Tablets para todos

Os tablets finalmente podem chegar até você ou seu bolso poderá chegar até eles, a Presidenta Dilma Rousseff sancionou na terça-feira a lei que inclui os tablets no regime que dá incentivos fiscais para produção de bens de informática. A inclusão dos tablets na chamada “Lei do Bem” já está em vigor e permite que o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) baixe nestes produtos de 15 para 3 por cento. Além disso, a alíquota do PIS/Cofins cai de 9,25 por cento para zero.

Segundo Aloizio Mercadante, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Samsung, Motorola, Semp Toshiba, Positivo e MXT (polícia) e mais 25 fabricantes, nacionais e internacionais, já solicitaram ao governo enquadramento no Processo Produtivo Básico (PPB) da lei dos tablets, seis delas já iniciaram a montagem dos dispositivos com incentivos fiscais: as cinco citadas anteriormente e a AIOX.

Segundo a publicação da lei, serão considerados tablets e passíveis de obter as isenções os aparelhos “sem teclado, que tenham uma unidade central de processamento com entrada e saída de dados por meio de uma tela sensível ao toque de área superior a 140 centímetros quadrados e inferior a 600 centímetros quadrados”.  Com as medidas os preços deverão cair até 30% em relação ao preço atual. As medidas de incentivo e corte de impostos devem impulsionar o mercado interno e facilitar o acesso aos tablets acelerando a inclusão digital, devido a grande gama de fabricantes, a briga nos preços deve beneficiar o consumidor. As isenções previstas na lei não se aplicam aos tablets importados, como o iPad.

 A lei mostra o amadurecimento do Brasil junto ao mercado tecnológico, claro que são apenas os primeiros passos mas já mostra que o governo não está apenas prometendo. Quando Aloizio Mercadante nos adiantou que a lei estava a caminho todos duvidaram agora que é uma realidade muitos morderam a língua, quem sabe não seja um prenuncio de incentivos para a indústria dos games?

Por: Lock Gamer

Deixe um comentário