
Após muita especulação e boataria a Nvidia oficializou o lançamento da sua primeira VGA da nova geração de GPUs Kepler GTX 600 (e não GTX 700 como apontavam rumores), a GTX 680. Antes mesmo do anúncio oficial já vazavam na internet especificações oficiais bem diferentes das apresentadas anteriormente que mostravam um desempenho surpreendentemente acima das placas da concorrente, os rumores acabaram contribuindo para uma decepção frente ao real desempenho da GPU que possui clock de 1006MHz, aumento de velocidade até 1058MHz, memória GDDR5 de 2GB com clock de 1.5GHz (6GHz efetivo). O consumo de energia total é de cerca de 195W, o menor na sua faixa de desempenho no mercado. Além disso possui 1536 núcleos CUDA (processadores gráficos, também conhecidos como Sream Processors ou Shader Cores), um número três vezes maior de núcleos de processamento em relação à GTX 580 que segundo os testes não refletem em desempenho.

Em análise realizada pelo site Adrenaline vimos um desempenho equilibrado da nova GTX 680, em alguns jogos chega a se comparar e superar as placas dual GPU das séries anteriores. No geral ela tem um bom desempenho em resoluções menores e em alguns games chega a ser superada pela top single GPU da geração passada, GTX 580, e para a nova HD 7950que apresenta desempenho inferior a suposta concorrente direta HD 7970. A Nvidia utiliza como estratégia para atrair compradores a sua tecnologia proprietária PhysX onde a GTX 680 apresenta um ganho de míseros 3 FPS em relação a GTX 580, além de e outros recursos normais com nomes bonitos.
Um destes atrativos com nomes criativo é o caso do GPU Boost – que turbina dinamicamente os clocks da placa – dos filtros proprietários FXAA (Fast Approximate Anti-Aliasing) e TXAA (Temporal Anti-aliasing), além do recurso adptive VSync (sincronismo vertical adaptativo) e do 3D Vision Surround. A nova GTX 680 está sendo comercializada nos Estados Unidos pelo valor de U$ 499,00 frente aos US$ 549,00 da concorrente HD 7970. O preço aliado ao baixo consumo são os trunfos da Nvidia na guerra pelo mercado, o preço a AMD pode modificar mas o consumo fica para a próxima.
Apesar de lançar um produto de ótima qualidade a Nvidia passou muito (mas muito) longe de cumprir com a ” falácia” de um oficial da empresa que disse ao Nordic Hardware durante a Consumer Electronics Show 2012 que eles “esperavam mais” da sérieRadeon HD 7900 da concorrente, a AMD. Segundo ele, a Kepler da Nvidia não teria problemas em se tornar a GPU mais rápida do mercado e antes mesmo do lançamento da Radeon HD 7970, a empresa já estava se preparando para superar a série. Algo parece ter dado muito errado ou a empresa se utilizou da velha e conhecida má fé numa tentativa de “melar” as vendas em vésperas de lançamento da nova série da AMD. O fato é que até agora os produtos das duas concorrentes oferecem desempenho muito próximo (como tem sido nos últimos anos) e o fator determinante da compra será mesmo o custo x benefício (como sempre deve ser).
Antes de comentar aconselho nossos queridos leitores a ler esta ótima análise: http://adrenaline.uol.com.br/biblioteca/analise/526/nvidia-geforce-gtx-680.html?pg=01
Por: Lock Gamer
Leia mais:
Os fãs venceram, BioWare ‘trabalha’ em um novo final para Mass Effect 3
AMD desmente rumores sobre “briga” com a Intel
Microsoft registrou patente de Óculos e Capacete para o Xbox
Conheça os pássaros de Angry Birds: Space
Você já conhece The Walking Dead: The Game?
Comprou iPhone 4s e recebeu iPedra






