Os fãs venceram, BioWare ‘trabalha’ em um novo final para Mass Effect 3

Mass Effect 3 foi um dos maiores lançamentos do ano no mundo dos games até agora e também um dos mais tumultuados, acompanhados de notas altas em reviews de sites conceituados vieram a crise de notas no  Metacritic onde mesmo após um filtragem do site que excluiu comentários de usuários que supostamente criaram contas apenas para dar notas negativas ao jogo, as versões para PC e PS3  chegaram a médias de 3.5 e 3.6 segundo avaliação dos usuários (a versão para X360 tem média 5). A polêmica chegou ao alto escalão e foi discutida durante a GDC (Game Developers Conference), até Ken Levine, uma das pessoas mais importantes do momento no mundo dos games, figura central da Irrational Games, defendeu o final de Mass Effect 3 e disse que a Bioware não deveria  fazer a vontade aos fãs e modificá-lo. Mas parece que a BioWare teve uma opinião diferente.

A discussão sobre a mudança no final de Mass Effect 3 foi levada a um nível maior do que os produtores gostariam quando convidaram os jogadores a participar ativamente dando suas opiniões para o desenvolvimento, consumidores e fãs insatisfeitos iniciaram uma  petição online que ultrapassou o número de 50 mil. Do outro lado da moeda, sites especializados pareciam mais revoltados com as reclamações do que os próprios criadores da série e defendiam cegamente que o desfecho da história deveria ser respeitado chegando ao ponto de classificar seus leitores como “gente chata” e “mimada”. Não bastasse a petição online um dos consumidores foi mais longe e  prestou queixas por propaganda enganosa no Federal Trade Comission, nos EUA.

Um pronunciamento da BioWare sobre o assunto era inevitável mas a resposta surpreendeu a todos, através de uma carta aberta publicada no blog da BioWare, o cofundador do estúdio, Ray Muzyka, respondeu aos fãs insatisfeitos.

Com base em sua pesquisa, o produtor executivo Casey Hudson e sua equipe estão trabalhando duro em uma série de iniciativas e conteúdos de jogo que vão ajudar a responder suas perguntas, dando mais esclarecimentos para aqueles que querem detalhes sobre o fim de sua jornada. Vocês vão ouvir mais sobre isso em abril.

Ray Muzyka ainda agradeceu “por todo o feedback construtivo”, dando uma indireta nos senhores que se exaltaram um pouco em seus comentários e garantindu ainda que a BioWare “está atenta a todos”.

Admitindo ser incrivelmente doloroso para receber feedback dos fãs que um de seus  principais jogos não estava à altura das expectativas, a Bioware humildemente cedeu as críticas, logo analistas correram para tirar o mérito das manifestações de insatisfação e das petições, uma vez que o conteúdo deverá vir em forma de DLC eles preferem creditar a atitude da empresa a  “uma bela oportunidade de lucrar com esse loop infinito de insatisfação e DLCs”. Preferimos acreditar que a BioWare reconheceu seu compromisso com os fãs e de que a voz dos jogadores ecoou pelos corredores da empresa, mas não é um absurdo imagina que um DLC já estava planejado desde o início ou mesmo que a decisão de um “outro final” foi devido a uma pressão da EA, mas a interpretação final é de vocês.

Por: Lock Gamer

Leia mais:

AMD desmente rumores sobre “briga” com a Intel

Microsoft registrou patente de Óculos e Capacete para o Xbox

Conheça os pássaros de Angry Birds: Space

Você já conhece The Walking Dead: The Game?

Comprou iPhone 4s e recebeu iPedra

Bordrlands 2 tem uma carta de amor para você!

F1 2012 anunciado oficialmente

Deixe um comentário