O foco do mercado está voltado para os dispositivos móveis e as empresas de hardware estão focadas em desenvolver novos produtos para este segmento e novas tecnologias como a APU, que une GPU e CPU em uma única plataforma, surgem para mudar o cenário. A tecnologia está presente em processadores das principais fabricantes de processadores, a Intel e a AMD, as duas disputam espaço no mercado de notebooks e a tecnologia já se encontra na segunda geração.
As APU’s são uma novidade ainda não assimilada pelo consumidor que muitas vezes compra o produto com a tecnologia sem saber que ela esta presente e qual o seu benefício. Durante nossa entrevista com a AMD Brasil não podíamos deixar de lado esta importante questão e perguntamos: Quais as vantagens que ela proporciona? As APU’s apresentam vantagens para os gamers? A resposta esclarece alguns pontos importantes:
A APU é a Unidade de Processamento Acelerado, que une o processamento computacional com o processamento gráfico. As plataformas APUs da AMD permitem experiências aprimoradas, de última geração e visualmente intensas para desktop, notebooks e em equipamentos pequenos, com bateria de longa duração. Proporcionam as mais poderosas experiências visuais que seus clientes estão procurando com a melhor relação custo-benefício.
Um vídeo da empresa ilustra a explicação:
Apesar de esclarecer alguns pontos importantes a AMD não respondeu se as APU’s apresentam vantagens para os gamers, mas os próprios usuários confirmam que esses processadores são uma boa escolha para jogadores casuais, notebooks e desktops com processadores Fusion são capazes de rodar jogos de última geração em configurações médias, eles possuem suporte a Direct X 11 e as novas tecnologias AMD. A empresa já lançou os processadores da série A no Brasil e o custo x benefício é ótimo, notebooks com estes AMD A-Series tem apresentado preços mais em conta do que os equipados com processadores da concorrente.
Com o lançamento da segunda geração de processadores da Intel, a AMD prepara a segunda geração de seus processadores Fusion codinome “Trinity”. Segundo a AMD, eles prometem um aumento de 29% na performance de notebooks. A briga deve ficar interessante com a Intel correndo atrás do desempenho gráfico onde a tecnologia AMD é incrivelmente superior e a AMD busca melhorar o desempenho multi-tarefas de seus Fusion, área onde a Intel esta a frente. Com essa disputa quem tem a ganhar é o consumidor que já tem notebooks com desempenho superior a muitos desktops comercializados a valores acessíveis.
Se perdeu alguma das matérias de nossa série de exclusivas visite: https://lockgamer.com/category/exclusivo/ . A próxima matéria sai na semana que vem.
Nossa série de exclusivas esta quase no fim. Gostaríamos da opinião dos leitores para definir nosso próximo entrevistado, Intel ou Nvidia? Envie-nos também as suas perguntas as empresas afinal, nossas entrevistas tem como objetivo sanar as dúvidas do consumidor brasileiro.
Por: Redação Lock Gamer / Info: AMD Brasil