
Não estamos fisicamente na E3 2012 mas presentes em espirito e acompanhando freneticamente tudo o que acontece por lá, gostaríamos de discutir com vocês absolutamente tudo o que se passa no evento mas infelizmente não é possível, então vamos fazendo o que dá que é um resumo das conferências das principais empresas que você acompanhou conosco ao vivo ou pelos outros canais streaming, começando pelo início (claro) a primeira foi a Microsoft. Como já imaginávamos a conferência não foi apenas sobre jogos para o Xbox mas sobre funções, recursos e inevitavelmente jogos. Depois de uma pequena retrospectiva do Xbox 360 na E3 foram direto ao ponto, jogos, e o primeiro a aparecer foi Halo 4 com um trailer live action.
Algumas informações vieram de brinde, Halo 4 da 343 Industries será o primeiro em 720p nativo e revelam que Master Chief agora se encontra em um plante que sob ataque de inimigos com a tecnologia da “raça antiga perdida”, os Forerunners. Mas como imagens valem mais do que mil palavras em seguida veio um gameplay de Halo 4 direto do palco com Chief em uma floresta infestada de patrulhas inimigas portando a letal tecnologia.
Como já era de se esperar, começou a festa do Kinect mas foi melhor do que achamos que seria, falando sobre a “magia do Kinect” Don Mattrick, da Microsoft, subiu ao palco e revelou Splinter Cell: Balcklist e apresentou as possibilidades de comandos de voz com o Kinect no jogo.
Pareceu bem interessante mas com pouco tempo de gameplay fica difícil saber se vai ser um diferencial ou apenas um motivo para não “encostar” seu Kinect em uma caixa de sapatos qualquer junto com sua bazooka do Super Nintendo. Depois da exibição explicaram que funções de voz serão adicionadas em games como FIFA e NFL permitindo maior interação para táticas. De volta aos games, foi a vez do novo Gers of War: judgment.
Baird e Cole confirmados, muito fogo, explosões, lançamento em 2012 e só, fim do teaser e mais nenhum comentário, em seguida veio Forza Horinzon que será lançado dia 23 de outubro deste ano. Sem muitas novidades aparentes, e nem precisa, é Forza.
E pausa dramática nos jogos, a conferência mudou de rumo e o foco foram as funcionalidades, afinal nem só de games vive um Xbox 360 (será mesmo?). Algumas novidades, Internet Explorer e o buscador Bing agora chegaram ao console, Nickelodeon, Machinima, NHL, NBA e ESPN (os 4 canais) agora disponíveis na Xbox Live……US (no Brasil nada feito). E ai começou a história da integração, primeiro com Xbox Music disponibilizando músicas que também podem ser ouvidas em tablets e telefones com Windows 8. Teve também o Nike Plus Kinect Training, o nome sugere exatamente o que ele é, algo como um Wii fit mais complexo.
Como todos os serviços tem que ter um nome “bunitim” a Microsoft apresentou o Xbox SmartGlass que vai integrar Xbox 360, PC, Tablet e Smartphones e Kinect, tudo isso combinado abrindo milhares de oportunidades, transformando sua TV em uma SmartTV e até mesmo integrando um tablet ou Smartphone a “jogatina”, como acho difícil de entender explicando veja você mesmo como o sistema vai funcionar:
Também houve um breve comentário, quase como um cochicho sobre jogos de Xbox no Windows 8 mas foi algo bem vago e ficou só no comentário, nenhuma palavra a mais sobre isso. De volta aos games foi a vez de Tomb Raider com a pobre Lara Croft em um jogo que chegamos a sentir pena da pobre moça, mas se já conhecemos o jogo qual a novidade? É que os primeiros DLCs do jogo serão exclusivos para Xbox por tempo limitado, e basicamente se resumiu a isso e a um gameplay do jogo que está realmente lindo com Lara na flor da idade.
Como você pode perceber na E3, arco e flexa estão na moda. Acelerando um pouco, tivemos o trailer de Ascend: New Gods que parece um God of War/ Senhor dos Anéis para Xbox, o jogo sai em 2013.
Algo sobre um tal de LocoMoto também foi comentado, sai em 2013 mas ficou apenas nisso, deve ser sobre moto ou algo do tipo. Era a vez da Capcom subir ao palco para um gameplay de seu Resident Evil 6, este eu sei que você vai querer assistir, muito zumbi, ação e “judiação” dos personagens.
Então Alex Ruiz do Xbox Live Team veio ao palco nos mostrar um exclusivo para Xbox 360 e Kinect, Wreckateer. Temos uma catapulta, um castelo e adivinha o que acontece?
Em seguida um trailer do RPG de South Park: The Sitck of Truth estrelando “The New Kid”, Trey Parker e Matt Stone, criadores do desenho sobem ao palco para “fazer um H”.
Como parece que é de lei nessas conferências sempre tem o momento vergonha alheia e o da Microsoft foi a apresentação de Dance Central 3 com um trailer e uma dispensável performance ao vivo de Usher, mas até que foi legalzinho, foi um dos únicos momentos aplaudidos.
Com quase 2 horas de conferência parece que eles ainda tinham mais coisas para mostrar, e realmente tinham, Don Mattrick volta ao palco prometendo encerrar o evento, e logo surgiu uma gameplay de Call of Duty: Black Ops II com Mason, Snipers que atravessam paredes, os imortais Black Hawks (caindo para variar) e drones.
E assim terminou a conferência da Microsoft que, juntamente com as demais grandes foi classificada como “fria” por alguns membros da imprensa, pessoalmente acho meio falho julgar o evento tomando por base opiniões da imprensa especializada pois eles sempre esperam mais, é quase impossível agrada-los, como tivemos a transmissão online e tudo o que foi apresentado está aqui acho mais honesto que os gamers, os consumidores julguem se foi ou não uma boa conferência, se ficaram surpresos ou decepcionados, afinal são vocês que irão ou não ocmpraro que foi mostrado na E3, então, o que acharam?
Gostaria de aproveitar e agradecer aqueles que acoanharam as transmissões ao vivo através do Lock Gamer e participaram pelo Twitter, vocês não imaginam o esforço que estamos fazendo para levar a melhor cobertura possível da E3 até vocês. Quero também deixar a minha opinião em relação a conferência da Microsoft, eu realmente não esperava mais do que foi apresentado, o SmartGlass me pegou até de surpresa, é algo tão óbvio que impressiona ter demorado tanto para sair e imaginei que seria algo pra a próxima geração, os games nós já conhecíamos a maioria mas ver os gameplays ajudou bastante, a proposta de transformar o Xbox em uma central multimídia parece uma solução interessante para manter o console n0 mercado por longos anos mesmo após um sucessor, infelizmente aqui no Brasil isso vai demorar a acontecer já que serviços via streaming requerem uma conexão decente com a internet.
As novidades apresentadas serão bem vindas e devem sim fazer a diferença na hora da compra, sinceramente, entre Microsoft, Nintendo e Sony acho que o SmartGlass foi uma das inovações mais funcionais. Fique ligado, durante a semana faremos o resumo das principais conferências e novidades da E3 2012. Compartilhe, comente, o que acharam da Microsoft na E3?
Por: Redação Lock Gamer