Conhecido como o “Oscar dos games”, o evento da Spike TV, Video Game Awards (VGA), cumpriu novamente o seu papel em 2012 quando celebrou o aniversário de 10 anos. O evento esteve sob o comando da lenda viva Samuel L. Jackson que animou o público presente e os milhões de espectadores que acompanharam a transmissão livestream (ao vivo), o VGA deste ano também contou com presenças icônicas como a do ator Johnny Galecki que representa o personagem Leonard Hofstadter da série “The Big Bang Theory”. Entre as premiações mais importantes estiveram a de GOTY (jogo do ano) e Game of the Decade (jogo da década), entre as apresentações também houveram momentos de descontração com a presença do ator Black Jack e da banda Tenacious D que fez o show de encerramento e Linkin Park. Também houveram novos trailers e o anúncio de novos jogos como Dark Souls 2.
Confira a seguir a lista dos vencedores em todas as categorias da VGA 2012:
Game of the Year – The Walking Dead: The Game
Uma das “zebras” da VGA, The Walking Dead: The Game pegou carona no sucesso da série de TV e venceu os fortes concorrentes Assassin’s Creed III, Dishonored, Mass Effect 3 e o exclusivo para PS3 Journey.
Studio of the Year – Telltale Games
Para coroar o título de GOTY com seu The Walking Dead: The Game o estúdio Telltale levou o prêmio de estúdio do ano e venceu a 343 Industries de Halo 4, Arkane Studios de Dishonored e Gearbox Software de Borderlands 2.
Best PC game – XCOM: Enemy Unknow
A zebra estava solta este ano e passou também pelo título de melhor jogo de PC que tinha ninguém menos do que Diablo III, Guild Wars 2 e Torchlight II mas o título ficou mesmo com XCOM: Enemy Unknown.
Best Xbox 360 Game – Halo 4
Jogando em casa seria quase impossível Halo 4 não levar o título de melhor jogo para Xbox 360, mesmo com Assassin’s Creed III, Dishonored e Borderlands 2 como fortes candidatos, o jogo da 343 industries se saiu melhor na disputa.
Best PS3 Game – Journey
Journey não levou o título de GOTY mas, como consolação, foi considerado o melhor jogo para PS3. Assim como Halo 4, Journey também é um exclusivo para a plataforma e se saiu bem na disputa contra os mesmos multiplataformas do Xbox 360, Assassin’s Creed III, Dishonored e Borderlands 2.
Best Wii U Game – New Super Mario Bros. U
Sem dúvida uma das disputas mais aguardadas era a da sensação do momento, o Wii U da Nintendo que em muitos lugares do mundo (inclusive no Brasil) ainda nem foi lançado. Com bons nomes na lista de indicados o título de melhor game do Wii U acabou ficando com a “dona do brinquedo”, a Nintendo, que venceu com New Super Mario Bros. U e competiu com Zombie U, The Last Story e Xenoblade Chronicles.
Best Individual Sports Game – SSX
Na categoria de melhor jogo de esporte individual, o jogo da EA, SSX, faturou o prêmio na disputa contra Hot Shots Golf: World Invitational, Tiger Woods PGA Tour 13 e WWE ’13.
Best Team Sports Game – NBA 2K13
A 2K adicionou mais um título a sua lista com NBA 2K13 levando vencendo na categoria de melhor jogo de esporte em equipe, outros nomes que concorriam com ele eram FIFA Soccer 13, Madden NFL 13 e NHL 13.
Best RPG – Mass Effect 3
Na categoria onde Diablo III era considerado por muitos como o campeão por antecipação mais uma surpresa, tirando vantagem de ser multiplataforma Mass Effect 3 que foi alvo de polêmicas este ano graças a seu controverso final levou o título de RPG do ano derrotando também Torchlight II e Xenoblade Chronicles.
Best Shooter – Bordelands 2
O game da Gearbox venceu na categoria melhor shooter disputando com o fenômeno de vendas Call of Duty: Black Ops II, o exclusivo Halo 4, e Max Payne 3.
Best Driving Game – Need For Speed: Most Wanted
O reamke do clássico Most Wanted rendeu a Criterion o título de melhor jogo de corrida derrotando os ótimos F1 2012, Dirt Shwodown e Forza Horizon.
Best Song in Game – “Cities” por Beck / Sound Shapes
Na categoria de melhor canção”Cities” com Beck em Sound Shapes derrotou “Castle of Glass” com Linkin Park em Medal of Honor: Warfighter, “I was Born for This” com Austin Wintory em Journey e “Tears” com Health em Max Payne 3.
Best Action Adventure Game – Dishonored
Quase unanimidade em notas altas nos reviews dos principais sites especializados e sucesso de vendas, a nova franquia da Bethesda, Dishonred, levou o título de melhor jogo de ação e aventura, na mesma categoria competiam Assassin’s Creed III, Darksiders II e Sleeping Dogs.
Best Multiplayer Game – Borderlands 2
Levando o título de melhor jogo multyplayer, o jogo da Gearbox se saiu bem na disputa contra nomes de peso como Call of Duty: Black Ops II, Guild Wars 2 e Halo 4
Best Original Score – Journey
Uma das surpresas no ano, Journey também levou o título de melhor trilha sonora original, mais uma vez Call of Duty: Black Ops II foi derrotado juntamente com Halo 4 e Max Payne 3.
Best Fighting Game – Persona 4 Arena
A disputa na categoria de melhor jogo de luta era apertada mas a surpresa foi geral quando Persona 4 Arena levou o título em cima de Dead or Alive 5, Tekken Tag Tournament 2 e Street Fighter X Tekken. Alguns queixos ainda continuam caídos.
Best Graphics – Halo 4
Mais um título para Halo 4 que também foi considerado o jogo com melhores gráficos, competindo com ele estavam Assassin’s Creed III, Journey e Dishonored.
Best DLC – Dawnguard /The Elder Scrolls V: Skyrim
Skyrym gostou tanto das premiação da VGA que este ano resolveu voltar e levar mais um título pra casa, Dawnguard foi considerado o melhor DLC. Na disputa pelo o título também estavam os DLCs Mechromancer Pack de Borderlands 2, Leviathan de Mass Effect 3 e Perpetual Testing Initiative de Portal 2.
Best Independent Game – Journey
Acumulando mais um título para seu catálogo e eventuais vídeos promocionais, Journey também foi considerado o melhor jogo independente frente aos concorrentes Fez, Mark of the Ninja e Gust: An Elysian Tail.
Best Performance by a Human Female – Melissa Hutchison (The Walking Dead)
Jen Taylor como Cortana em Halo 4, Emma Stone como Amanda Cartwright em Sleeping Dogs e Jennifer Hale como Commander Shepard em Mass Effect 3 não conseguriam levar o título que ficou com Melissa HuTchison que interpretou Clementine em The Wlaking Dead: The Game.
Best Performance by a Human Male – Daemon Clarke (Borderlands 2)
Interpretando Handsome Jack em Borderlands 2, Daemon Clarke levou o título na categoria em que disputou com Dave Fenno como Lee Everret em The Walking Dead, Nolan North como Captain Martin Walker em Spec Ops: The Line e James McCaffrey como Max Payne – Max Payne 3.
Best Downloadable Game – Journey
Mais um para a listinha de Journey que foi considerado o melhor jogo para download contra os indicados Fez, The Walking Dead: The Game e Sound Shapes.
Game of the Decade – Half Life 2
Talvez essa categoria deveria ser considerada a mais importante da VGA 2012, a disputa de jogo da década envolvia dez dos melhores jogos dos últimos dez anos, se não alguns dos melhores de todos os tempos alguns clássicos outros inovadores mas todos com sua importância. Half-Life 2 foi o vencedor e com todo o direito, o jogo representou um marco na evolução dos games da época, ele disputou o título com The Legend of Zelda: The Wind Waker, World of Warcraft, Wii Sports, Mass Effect 2, Batman: Arkham City, Portal, Shadow of the Colossus, BioShock e Red Dead Redemption. Sou obrigado a admitir que esta foi a categoria para a qual mais fiquei ansioso, torci por Half Life 2 e quase correu uma lágrima quando ele venceu, foi quase como um agradecimento aos membros da Valve por toda a nostalgia de um ótimo jogo… Quem sabe o Gabe Newell não se anima para o bendito Episode 3.
Character of the Year – Clap Trap
Outra disputa difícil, disputando com personagens fortes como Raul Menendez de Black Ops II e Master Chief de Halo 4, o simpático robozinho Clap Trap de Borderlands 2 foi quem levou o título de personagem do ano vencendo também Connor Kenway de Assassin’s Creed III e Commander Shepard de Mass Effect 3.
O VGA 2012 foi realmente um “evento de gala” dos games, daqueles que nos fazem sentir o quão grande é este universo que envolve a produção de games, quantas pessoas e fatores estão envolvidos, quanta grana movimenta e também o quanto nós somos importantes para que tudo isso seja possível pois hoje os games são peça chave do setor de entretenimento.
O que acharam das premiações, concordam? Mudariam os vencedores de alguma categoria?
Por: Lock Gamer