Parece que voltamos aos anos 80 na “guerra dos consoles”, nos últimos dias estamos sendo bombardeados com notícias e rumores sobre novos consoles no mercado, como o já quase confirmado console da Valve baseado em Linux e apelidado de “Steam Box”, os primeiros sinais de vida do console “Ouya” baseado em Android que já da seus primeiros passos e mostra ao mundo alguns jogos em funcionamento, e agora mais uma bomba. A Nvidia já havia avisado que estava preparando grandes surpresas para a CES 2013 que está sendo realizada em Las Vegas, Estados Unidos e é considerada um dos principais eventos do mundo da tecnologia, o que nós não sabíamos era que a revelação seria tão impactante, a fabricante de hardware apresentou ao mundo o seu portátil, o “Project Shield” .
O portátil da Nvidia vem equipado com o poderoso Tegra 4 e roda o sistema operacional Android Jelly Bean, possui conexão HDMI, micro USB, saída para fone de ouvido e uma tela capaz de entregar uma resolução 1280×720 HD, a memória de armazenamento pode ser expandida através de um cartão SD. O Project Shield tem a aparência de um controle de Xbox 360 com um ar de “Transformer”, até mesmo os botões A, B, X, Y seguem os padrões. A grande novidade e, talvez o maior diferencial, é a possibilidade de executar jogos instalados em seu PC através de sua rede local onde, segundo a Nvidia, o atraso será tão pequeno que você não irá nem perceber (mas é bem provável que apenas PCs com placas Nvidia sejam capazes de oferecer esta funcionalidade), durante o evento eles executaram jogos como Assassin’s Creed III instalados em um PC remoto.
O serviço em nuvem da Nvidia, o Grid, também estará disponível no portátil permitindo que executemos jogos via streaming. Para mostrar a potência do Shield ele foi apresentado executando um jogo com alta exigência de hardware, o Dead Trigger 2 que será lançando este ano. Além de jogos ele também será capaz de executar os apps convencionais do sistema Android.
Não foram reveladas maiores informações sobre a aplicação do portátil e muito menos um dos principais elementos que vão ditar o sucesso ou fracasso do projeto, o seu valor. A nova geração de consoles está a caminho e tudo indica que a Nvidia estará de fora dela tanto no sucessor do Xbox 360 quanto no PS3 que devem receber processadores e GPUs AMD, então a iniciativa pode ser uma resposta ao mercado mostrando que a Nvidia tem sua própria solução, basta saber se ela irá convencer ou não.
Assim que o Project Shield desembarcar no Brasil estaremos importunando a Nvidia para testa-lo e trazer nossa opinião para vocês.
O que acham, uma nova opção no mundo dos portáteis ou um brinquedo caro?
Por: Lock Gamer