Hackers invadem TVs para emitir aviso de “ataque zumbi”

Emergency Broadcast SystemDurante essa semana alguns cidadão norte-americanos que aguardam seu tão sonhado “apocalipse zumbi” quase sentiram o gostinho de dizer “eu avisei” ao seu vizinho que não parece um maluco estocando suprimentos e ensinando os filhos a atirar em melancias. Hackers invadiram o sistema conhecido como EAS (Sistema de Alerta de Emergência) responsável por transmitir comunicados de emergência simultâneos nas redes de TV dos Estados Unidos em caso de catástrofes naturais ou avisos de segurança locais e regionais.

O ataque ao sistema ocorreu nas cidades de Michigan, algumas da Califórnia, Montana e Novo México, os hackers invadiram os equipamentos e divulgaram um falso alerta de uma afiliada da CBS, a KRTV em Great Falls, a voz avisava que da KRTV em Great Falls, Montana, que “As autoridades civis em sua área relataram que os corpos dos mortos estão levantando da sepultura e atacando os vivos.”

Apesar de não ter sido considerado um risco real a ordem pública ou a população a invasão do sistema gerou preocupação nas autoridades responsáveis por sua gestão, elas emitiram um comunicado a todas as estações de TV integradas as EAS solicitando “medidas imediatas”. A facilidade no acesso aos equipamentos foi creditada a prática de algumas emissoras que mantém login e senhas nos padrões de fábrica nos equipamentos do EAS facilitando o acesso não autorizado.

O sistema EAS é bastante popular nos Estados Unidos e seus característicos sons de alerta geram “calafrios” porque estão geralmente ligados a eventos catastróficos como furacões e terremotos, ele também ficou conhecido no restante do mundo em filmes e jogos como em Call of Duty: Modern Warfare 2 quando na missão onde os Estados Unidos são invadidos pelo exército russo os habitantes  do Condado de Prince George, Maryland são orientados a evacuar o local.

Então preparadores acalmem, foi apenas um alarme falso, podem guardar suas armas e aguardar novas instruções. Mas em tempos como este temos que dizer, foi uma brincadeira no mínimo maldosa não?

Por: Lock Gamer

Deixe um comentário