Nem só de uma máquina poderosa e periféricos de qualidade vive um bom gamer. Para surpresa de alguns, a escolha do monitor pode se tornar um verdadeiro diferencial para quem está acostumado a passar horas jogando em frente à tela do computador. E, se você já está cansado de buscar pela melhor TV para games, é válido conferir algumas dicas especialmente elaboradas para quem quer um monitor para jogar.
– Tela LCD x LED
Alvo constante de dúvidas entre gamers, a escolha por um monitor LCD ou LED vai de acordo com o estilo de jogo favorito do usuário – além de sua disponibilidade financeira, é claro.
Telas LCD são mais baratas e mais indicadas para games muito coloridos, proporcionando um melhor contraste. Já as telas LED, um pouco mais caras, agradam jogadores de títulos escuros e sombrios, já que contam com LEDs em volta da tela e resultam em uma melhor reprodução de tons e cores.
– Tempo de resposta
O tempo de resposta, literalmente, é o tempo que o monitor leva para reproduzir uma imagem em sua tela. Caso esse intervalo seja demorado, é comum que imagens em movimento sofram com borrões e efeitos de qualidade indesejáveis. A fim de não prejudicar o seu desempenho durante as partidas, portanto, a taxa para o tempo de resposta do monitor deve ser a menor possível, de preferência, abaixo dos 2 ms.
– Taxa de atualização
Como o nome já diz, a taxa se refere à capacidade do monitor em atualizar as informações de sua tela. Quanto maior essa taxa, logo, melhor é a qualidade e nitidez da imagem. Monitores com taxas de 60 Hz costumam ser aceitáveis, mas para usuários mais exigentes, telas de 120 Hz são as mais indicadas. Aliás, caso você faça questão de jogar em três dimensões (3D), esteja preparado para investir em monitores com taxa de atualização de 120 Hz ou maior.
– Contraste estático
A opção é capaz de mostrar a real taxa de contraste do monitor, comparando a diferença na presença de luz branca e luz negra da tela. Sendo assim, o contraste estático é um recurso que deve ser observado pelos gamers na hora da compra, a fim de oferecer mais segurança para decidir fatores relacionados à iluminação dos jogos.
– Resolução
Para não deixar a desejar na qualidade gráfica dos games, o monitor deve ser capaz de exibir imagens em alta resolução. Nesse quesito, a escolha certa são os monitores FullHD, com resolução de 1920×1080.
Informações adicionais: Somando a todos esse cuidados, detalhes como o preço, marca e tamanho da tela também podem – e devem – ser considerados durante a compra. A dica, nesse sentido, é não medir esforços enquanto pesquisa e adquirir o produto só depois de ter a certeza de avaliar todos os itens listados acima.
Este artigo foi criado pela equipe do Magazine Luiza especialmente para o Lock Gamer.