Como todos nós pudemos acompanhar, ontem a partir das 20 horas o mundo foi apresentado ao PlayStation 4 em um evento transmitido em tempo real e traduzido para várias línguas, inclusive para a portuguesa. Apesar da boa vontade e do interesse da Sony em apresentar ao público brasileiro o anúncio em nossa língua, infelizmente a nossa infra estrutura de internet não é lá grandes coisas e a maioria de nossos leitores afirmaram que tiveram que assistir na menor qualidade disponível, 240p. Quem trouxe as primeiras novidades foi Mark Cerny, da Sony, que trabalhou em títulos como Sonic e Crash Bandicoot.
O Orbis se chama PlayStation 4
Antes de falarmos sobre qualquer novidade é importante lembrar que até antes do evento ninguém botava a mão no fogo para afirmar que o nome do projeto “Orbis” realmente se chamaria PlayStation 4, o que foi revelado logo no início do evento com um belo logotipo enchendo a tela. Convenhamos que Orbis é um nome realmente horroroso e por sorte eles resolveram optar por manter a sucessão dos consoles PlayStation.
O Novo DualShock
A primeira coisa que ficamos sabendo é que o novo DualShock que havia vazado a poucos dias era real, apesar daquele ser um modelo inicial ele possui todas as características do modelo final. O DualShock 4 mantém o mesmo design de sempre mas com pequenas (e grandes) alterações, as grandes novidades são mesmo a tela touchscreen, alto-falante embutido e conector para headset, o botão share no controle e a parte luminosa que lembra a do Move. A tela deverá ser usada para ações como compartilhamento de imagens e também em jogos para funções secundárias como menus e coisas do tipo, dependendo de quanto tempo os desenvolvedores querem gastar de tempo com isso.
Mais do que a tela a Sony queria mesmo falar sobre o botão share tanto quanto a Nintendo quis falar sobre o NintendoLand, a função dele será compartilhar conteúdo nas redes sociais como vídeos e capturas de tela. Por último e não menos importante tem a “luz azul” que não é estética, ela representa uma função parecida com a do PS Move e através de uma câmera o PS4 poderá identificar os controles no entorno, a partir dai é só imaginar as possibilidades.
As “segundas telas”
Por algum motivo que o universo desconhece, muita gente deu pouca importância para uma das revelações mais interessantes sobre o PS4 que fará algo similar a proposta do Project Shield da Nvidia, além de poder utilizar o PS Vita como um controle para o PS4 nós poderemos simplesmente optar por desligar a TV e sair por aí curtindo os jogos do PS4 no portátil pela casa (e agora Nvidia?) utilizando a tecnologia batizada de “Remote Play” (jogo remoto). Outro aplicativo interessante para integras as “segundas telas” é o “PlayStation app” que vai possibilitar aos jogadores utilizarem tablets e smartphones Apple e Android como segundas telas para acompanhar acompanhar mapas, por exemplo. Com ele também será poderemos comprar conteúdo para o PS4 a distância e baixá-los diretamente no console ou acompanhar as partidas de outros jogadores.
O fim do “loading” e download eterno
Se pararmos para contabilizar quanto tempo perdemos de nossas vidas entre carregamentos de jogos e save games daria para assistir todas as temporadas de Cavaleiros do Zodíaco e a Sony sabe disso, uma das propostas do PS4 é que ele seja uma console que também atenda ao público casual, por isso ele tenta ser o mais descomplicado possível, para que até a sua avó consiga joga-lo sem ter que passar por milhões de telas e opções e fazer diferentes combinações de botões, para isso a Sony trouxe “modo de suspensão”, que mantém o sistema em um estado de baixo consumo de energia e ao mesmo tempo preserva a sessão do jogo, quando você aperta o botão para ligar pode continuar a partida de onde parou, é como suspender o seu PC ou deixar a TV em Stand By.
Outra enorme vantagem é poder baixar ou atualizar conteúdo em segundo plano enquanto o aparelho está suspenso, ao comprar um jogo. Nós não precisaremos mais esperar que todo o download completo, o PS4 baixa apenas uma fração e o jogador já pode jogar imediatamente, o restante é baixado em segundo plano enquanto o aparelho está suspenso.
Transmitir partidas online e “entrar no PS4 de outra pessoa”
Com a tecnologia Gaikai integrada ao PS4 poderemos finalmente fazer Streaming de nossas partidas e editar os vídeos de gameplays para depois disponibilizar na internet. A tecnologia também permite que os jogadores acessem outro console em qualquer parte do mundo, um exemplo dado na conferência foi uma situações onde um jogador tinha enroscado em um fase e se amigo pode tomar o controle da partida para ajudar.
Com a Gaikai e a PlayStation Store, os jogadores poderão experimentar os jogos que tem interesse, ele pode começar a jogar imediatamente uma parte do game real e completa e só pagar pelos jogos que eles realmente gostarem.
Os jogos usados
Um dos rumores que causaram maior polêmica nos últimos meses foi a patente registrada pela Sony que lhe daria condições de bloquear os jogos usados e que todos esperavam estar presente no PS4, a questão não foi abordada durante o PlayStation Meeting mas o Eurogamer.net buscou uma posição e depois de uma conversa com com Shuhei Yoshida, o presidente dos Sony Worldwide Studios que deu a palavra final sobre o assunto, ele disse que os consumidores compram a forma física e esperam usar em qualquer lugar e assim será no PS4. Outra questão importante respondida por Yoshida foi quanto a ligação constante com a internet ele afirmou que, caso queira poderá “ficar completamente offline.”
Cadê o console? E o resto?
O PlayStation Meeting foi um evento de apresentação, mas a Sony ainda não mostrou tudo, ainda falta o console que está sendo mantido em segredo para “manter o interesse do público”, ele deve ser revelado em breve durante os próximos eventos do segmento se não vazar até lá (que é muito difícil), isso quer dizer que ainda poderemos nos deliciar com aqueles belos conceitos do PlayStation 4. Muitas outras informações também ficaram pendentes como data de lançamento, preço, configurações, PSN, a retrocompatibilidade com PlayStation 3, e por aí vai. A Sony deverá revelar tudo isso em doses homeopáticas.
E cadê os games?
Claro que também já foram divulgado alguns jogos que estarão presentes no PS4 e nós estamos preparando uma matéria especial sobre o assunto com tudo o que temos até o momento mas já estão confirmados The Witcher 3, Knack, Killzone Shadow Fall, Driveclub, Infamous: Second Son, The Witness, Deep Down, Watch Dogs (como já era esperado), Destiny e o inesperado Diablo III. Tudo isso sem contar os jogos da PSN.
Quando vem para o Brasil?
O mercado brasileiro ganhou uma importância tão grande no cenário mundial e representa um mercado tão lucrativo que desta vez o lançamento do PS4 deve ocorrer simultaneamente com a estréia mundial, o que faz sentido já que o console deverá ser fabricado no polo nacional da Sony (ou não). Nós também deveremos vê-lo muito em breve na Brasil Game Show de 2013, algo que deve resultar em filas enormes assim como ocorreu com o Wii U. Assim como para o restante do mundo o preço aqui no Brasil ainda não foi divulgado.
As especificações técnicas
Confirmando os rumores anteriores o PlayStation 4 realmente é equipado com chips AMD APU, a tecnologia que integra processador e chip gráfico, o console é baseado em um chip de oito núcleos x86-64 e um processador gráfico de última geração AMD Radeon (provavelmente HD 8000 ou 7000), ele também possui 8 GB de RAM GDDR 5 unificada e compartilhada entre a CPU e GPU.
Confira as especificações divulgadas:
Processador principal Processador customizado com chip únicoCPU : x86-64 AMD “Jaguar” de baixo consumo, 8 núcleosGPU : 1.84 TFLOPS, mecanismo gráfico de próxima geração AMD Radeon™ Graphics Memória GDDR5 8 GB Disco rígido Embutido Unidade óptica(apenas de leitura) BD 6xCAVDVD 8xCAV I/O Super-Speed USB (USB 3.0) AUX Comunicação Ethernet (10BASE-T, 100BASE-TX, 1000BASE-T)IEEE 802.11 b/g/nBluetooth® 2.1 (EDR) Saída de AV HDMISaída de AV analógicaSaída digital (óptica)
A conferência completa
Se por algum motivo de força maior como lavar a roupa suja na casa da mãe (literalmente), upar o seu char ou possuir uma conexão detestável com a internet você não tenha conseguido assistir a conferência completa, essa é a sua chance:
Agradou?
Talvez alguns tenham ficado “um pouco chateados” porque a Sony não mostrou o console mas eu concordo com eles, é bom manter a empolgação e o suspense. No geral o PS4 traz tudo aquilo que nós esperávamos dele e mais um pouco, um hardware potente, inovações, integração social e ainda manteve a liberdade de escolha (como jogar offline e comprar jogos usados), mas queremos saber o que você achou?
Como dissemos, esse é apenas um resumo de todas as informações disponíveis até o momento para que você não precise ler 40 matérias diferentes durante o dia falando sobre o mesmo assunto mas nós ainda temos muito mais para falar sobre o PS4 (pelo menos por uns 7 anos) então fique ligado.
Por: Lock Gamer
