O mercado dos consoles está a todo vapor e a cada segundo surgem novas informações e rumores, a Sony já fez a sua parte e anunciou o PlayStation 4 com o DualShock 4 que traz “touchpad” e integração com as redes sociais. O console ainda não apareceu mas suas especificações estão dando o que falar, principalmente quanto ao seu hardware que traz como “carro chefe” a tecnologia APU da AMD que já equipa notebooks e desktops, ela integra processador e chip gráfico em um único módulo e é responsável por gerar os incríveis gráficos que vimos durante o PlayStation Meeting utilizando apenas a GPU integrada no processador.
A APU da AMD produzida para o PlayStation 4 é baseada no Jaguar de 8 núcleos com desempenho de 1.84 teraflops, a GPU que integra o processador é descrita oficialmente pela Sony apenas como “mecanismo gráfico de próxima geração AMD Radeon™ Graphics” mas informações não oficiais indicam que elas serão baseadas na série HD 8000.
Segundo fontes confiáveis de dentro da AMD, a GPU deve utilizar a tecnologia Graphics Core Next 2.0 (GCN) que seria uma evolução da GCN presente nas placas de vídeo da série HD 7000. A fonte (que preferiu não se identificar) confirmou que uma versão do processador do PS4 também deve chegar ao PCs ainda em 2013 baseado na arquitetura Jaguar. Questionado quanto a detalhes do processador o funcionário afirmou apenas que ele terá “um desempenho como jamais foi visto no segmento”, sem apresentar números exatos disse que em comparação com a geração atual de APUs “será surpreendente a evolução” e que o” público não irá se decepcionar”.
Conforme constatamos em testes com o A10 5800K (http://www.youtube.com/watch?v=HLHSRR7joes&list=PL4PNGRHJdFAIBpwCfAtTVTVF7eAKhobKt), a atual geração de APUs Trinity da AMD já é capaz de executar jogos exigentes em resoluções medianas com alto nível de detalhes, por isso é incrível imaginar o que a próxima geração pode ser capaz de realizar, uma APU com vídeo “discreto” rodando jogos no mesmo nível do PS4.
Parece que a tática da AMD de dar mais foco aos novos mercados rendeu bons frutos que vão acabar refletindo nos consumidores dos PCs.
Por: Lock Gamer