Enquanto as APUs são o assunto do momento com o anúncio das especificações do PlayStation 4 que tem uma APU baseada na arquitetura Jaguar com chip gráfico Radeon HD, a AMD anuncia sua nova linha de APUs para notebooks e desktops para 2013. Utilizando o codinome “Richland” a nova linha traz inovações como tecnologia de reconhecimento facial, comando através de gestos, conectividade sem fio para compartilhamento com outros dispositivos DLNA ou outros PCs e AMD Steady Video que estabiliza imagens trêmulas de vídeos caseiros.
As APUs “Elite” voltadas a notebooks apresentam modelos quad-core e dual-core integrados com chips gráficos da série Radeon HD 8000 que trazem a evolução das tecnologias apresentadas na atual geração “Trinity” que acabamos de testar (http://wp.me/p1dbLL-3Bu), o que deve aumentar ainda mais o desempenho em games e aplicativos que exigem alto desempenho gráfico como edição avançada. O dual graphics é outra possibilidade interessante nas Richland que oferecem a possibilidade de trabalhar em conjunto com chips gráficos ou GPUs offboard dedicadas para melhorar o aproveitamento sem investir muito dinheiro.
Recursos como AMD Turbo Core e AMD Allday Power que otimizam o consumo de energia foram outros que avançaram na nova geração, com isso a AMD promete mais de 7,9 horas de navegação na web, 5,7 horas de transmissão de vídeos HD e mais de 10 horas de bateria quando no modo descanso com 55watt/hora. Por enquanto apenas as verões para dispositivos móveis como notebook e netbooks estarão disponíveis no mercado, a linha para desktops deve chegar no segundo semestre deste ano.
Alguém investiu em uma APU nos últimos anos? O que estão achando do desempenho e do custo X benefício?
Por: Lock Gamer / Info: AMD Brasil