Desconto no imposto para smartphones chega as lojas… “só que não”

iphone-5_vs_galaxy_s3O Brasileiro é um sujeito tão acostumado a reclamar dos altos impostos que acaba nem prestando atenção quando eles são reduzidos, mas deveria ficar mais atento. Ultimamente o Governo Federal tem apresentado medidas para aquecer a economia como redução na energia elétrica, taxa de juros para financiamento, IPI, isenção de produtos da cesta básica, e por ai vai. Ainda está muito longe de ser um cenário ideal onde o consumidor paga um valor justo pelo produto já que não é justificável algo ser fabricado aqui e ainda sim ser vendido mais barato no exterior, mas será que a culpa é só dos impostos?

A poucos meses teve início a discussão sobre a redução de impostos sobre os smartphones no Brasil, o que faz bastante sentido já que somos um dos maiores consumidores deste tipo de produto no mundo, o assunto avançou e terminou com um Decreto Federal que reduziu a zero PIS e Cofins sobre smartphones produzidos no país que obedecem aos quesitos divulgados pelo Ministério das Comunicações. Entre as exigências para se enquadrar no desconto, os aparelhos devem custar até R$ 1500,00 e possuir um pacote mínimo de aplicativos desenvolvidos no Brasil. Na prática, a medida já está em vigor e o preço dos smartphones devem cair 9,25% que é valor dos impostos zerados pelo governo, mas isso na teoria porque na prática a história é diferente.

O preço nas lojas varejistas já caiu, é verdade, mas não como era o esperado. Seguindo a lógica, se os impostos correspondiam a 9,25% do valor do produto a queda no preço deveria ser no mínimo na mesma porcentagem mas algumas lojas preferiram aproveitar a oportunidade e embolsar alguns centavos, então ao invés de baixar os 9,25% resolveram baixar apenas 9,17%. Mesmo nas lojas onde foi repassado o desconto integral os consumidores ainda podem ser confundidos já que alguns aparelhos que receberam a redução agora custam o mesmo que nas concorrentes antes da medida do governo, então ainda é preciso pesquisar (e muito) para não cair em uma cilada.

Agora pergunto a vocês, será mesmo culpa apenas do governo ou o brasileiro se acostumou a pagar caro e aceitar a ganancia da indústria?

Por: Lock Gamer

 

Deixe um comentário