Nvidia lança a GTX 770

geforce-gtx-770-NvidiaA Nvidia abriu a temporada de lançamentos das placas de vídeo para desktop com sua GTX 780 (http://wp.me/p1dbLL-3Tu), a top de linha single GPU da série GTX 700 e pelo jeito a coisa deve começar de cima para baixo pois a segunda a ser anunciada é a GTX 770 que se posiciona logo abaixo da anterior. Para enfrentar os jogos da próxima geração que já começam a sair em 2013, a GTX 770 possui uma GPU Kepler com 1.536 núcleos e 4GB ou 2GB de GDDR5 de 7Gbps de alta velocidade, destacada pela Nvidia como a memória mais rápida, jamais encontrada em uma GPU. Assim como a GTX 780 ela também possui o GPU Boost 2.0 que além de monitorar continuamente o consumo de energia, permitindo que a GPUs utilize todo o potencial de desempenho, sem exceder os limites de segurança ou conforto, agora é capaz de aumentar o clock até que a GPU atinga um alvo pré-determinado de temperatura (80C no GTX TITAN e GTX 780), driblando o limite que era anteriormente determinando e que prejudica o desempenho em games.

gtx-770-specsO design adotado pela GTX 770 é o mesmo que vimos na GTX Titan e que deve ser o padrão para todas a placas top de linha da Nvidia com um corpo de alumínio e um sistema de refrigeração por câmara de vapor de alta eficiência, a solução térmica mais sofisticada que a Nvidia já utilizou em seus modelos padrão, o cooler ainda segue o velho design “turbina”, considerado mais “barulhento”, mas novos controladores adaptativos de temperatura trabalham para reduzir as variações desnecessárias na velocidade da ventoinha e fornecer uma operação mais silenciosa, uma exigência cada vez mais comum dos consumidores. Como de costume, as fabricantes parceiras da Nvidia já anunciaram seus modelos “especiais” da GTX 770 como o DirectCU II Top da ASUS e Gigabyte WindForce com sistemas de refrigeração diferenciado.

GTX 770 vs GTX 670

A GTX 770 vem para substituir sua antecessora, a GTX 670 que já testamos aqui (http://wp.me/p1dbLL-3io), modelo que era frequentemente requisitado para cumprir o papel de placa top de linha por possuir um desempenho muito próximo a GTX 680 e com um preço mais em conta, o mesmo deve ocorrer com a GTX 770 mas nos resta saber se o desempenho será tão próximo a GTX 780 como acontecia na geração anterior. O preço da placa no Brasil ainda não foi divulgado.

Vão esperar a concorrência ou sair na frente e entrar na próxima geração?

Por: Lock Gamer

Deixe um comentário