“Wii U está várias gerações a frente da atual”

Wii-U2-620x405

Enquanto as atenções estavam todas voltadas para Xbox One e PlayStation 4 um “estranho” entrou de penetra na nova geração de consoles e está roubando a cena, desde o anúncio da Microsoft as vendas do Wii U dispararam e até mesmo grandes redes de venda como New Egg e Amazon estão se aproveitando do fato dele ser voltado para jogos e possuir características mais amigáveis, até mesmo o tom das críticas sobre o hardware baixou e críticas positivas sobre o console ganham mais destaque, o último a declarar que o Wii U não sofre de problemas de “potência” foi Manfred Linzner, da Shin’en Multimedia, responsável pelo jogo Nano Assault Neo. Suas afirmações podem confirmar um velho “vício” dos desenvolvedores de games, a preguiça de utilizar todos os recursos de um console por acharem complicado.

wii-u-GPU-amdO hardware do Wii U é um constante alvo da ira de alguns produtores, eles afirmam que o conjunto não é suficiente para concorrer com os consoles da próxima geração e por vezes até mesmo com os da atual geração, mas Manfred tem uma posição diferente sobre o assunto, segundo ele, a GPU AMD do Wii U “está várias gerações a frente da atual e permite fazer coisas que antes não eram possíveis nos consoles”, segundo ele, “os desenvolveres precisam aproveitar estas possibilidades, caso contrário o desempenho estará limitado”. Além da GPU, Manfred também lembra da memória EDRAM, rápida e em grande quantidade, o CPU também foi elogiado graças a seu cache.

As declarações reforçam a suspeita de que alguns desenvolvedores não querem sair de sua zona de conforto e gastar um pouco mais de tempo para tirar todo o desempenho de que o Wii U é capaz de oferecer, o fato de sua arquitetura ser diferente da presente nos consoles da próxima geração pode piorar ainda mais a situação já que praticamente não haverá diferenças em criar jogos para Xbox One, PlayStation 4 e PC. O Wii U enfrenta o mesmo problema que consoles anteriores como o SEGA Saturn, por exemplo, que possui um poder de hardware anos a frente mas sofreu com a falta de interesse dos desenvolvedores em utilizar seus recursos, a melhor solução seria a própria Nintendo provar que o console pode se igualar a próxima geração através de seus jogos “first party”, mas com a bagunça que rola por lá isso parece algo difícil de acontecer.

Será que ainda da pra apostar no Wii U?

Por: Lock Gamer

Um comentário sobre ““Wii U está várias gerações a frente da atual”

  1. não tem como falar se o console é bom ou ruim antes de pelo menos uns 3 anos de vida , playstation 3 foi considerado um fiasco no começo e depois de uns 2 a 3 anos começou a se erguer nas vendas , o wii u ainda tem poucos jogos , e acredito na melhora dele ainda .

    Curtir

Deixe um comentário