Microsoft recua – Fim do DRM em jogos usados e conexão constante

xbox-one-logo-reveal As revoluções populares estão por todo lado e no mundo todo estão mostrando que quem manda é a maioria, a Microsoft descobriu que a nova atitude também faz parte do caráter da nova geração de consumidores e sentiu nos ombros o peso das decisões polêmicas que havia anunciado para o Xbox One. Desde o primeiro momento recursos como a conexão obrigatória com a internet de forma constante (no mínimo uma vez por dia), o monitoramento dos jogadores através do Kinect e a cobrança por jogos usados, a repercussão foi muito negativa, movimentos em fóruns, críticas da imprensa, avaliações negativas de especialistas (até a marinha americana criticou), queda nas ações e a fuga declarada de clientes fiéis que corriam para a concorrência.

As declarações que vieram a seguir dadas por membros da Microsoft (aqui) só pioraram a situação e aparentavam um tom quase que de irritação da empresa com a resistência dos consumidores em aceitar as inovações que poderiam revolucionar a forma como jogamos. Quando a Sony disse ao mundo que adotaria uma linha oposta no PlayStation 4 as ações da Microsoft voltaram a cair, as criticas engorssaram de todos os lados e os números de pré-venda incendiaram a disputa pendendo para o lado da japonesa.

xbox one no internet or DRMEm uma decisão inteligente e  histórica a Microsoft decidiu reagir com uma decisão histórica, resolveu voltar atrás em sua estratégia e abrir mão dos recursos polêmicos de DRM do Xbox One em respeito a opinião dos consumidores. Num comunicado oficial a imprensa (aqui) disponibilizado no site Xbox.com Don Mattrick explica as mudanças e afirma que ele e sua equipe ouviram os comentários e feedback dos consumidores que queriam a mesma flexibilidade e comodidade do Xbox 360.

Com as mudanças o Xbox One passa a ser essencialmente uma evolução do Xbox 360 sem a necessidade de uma conexão constante com a internet e sem DRM ou cobrança para jogos usados, você poderá trocar, vender ou comprar jogos usados e rodar em qualquer console já que também não haverá restrição ou bloqueio regional.

A Microsoft reconheceu que não ia no caminho certo ou que ao menos não havia conseguido convencer os consumidores dos benefícios de suas inovações, a alteração na estratégia foi saudável, representa um avanço e torna o Xbox One um concorrente muito mais atraente, a resposta do público foi imediata com o aumento das vendas do Xbox One. Já pensou se essa moda de ouvir o consumidor pega?

E você, mudou sua opinião?

Por: Lock Gamer

Deixe um comentário