Para iniciar nosso primeiro review com os produtos da Cooler Master nossa equipe realizou uma série de testes com a Silent Pro M2 1000W, uma fonte que reúne elementos perfeitos para uma configuração de alto desempenho com tudo que um gamer precisa para tocar os seus mais loucos devaneios em performance de hardware com CPUs de 8 core, SLI ou Crossfire. A série Silent Pro M2 possui fontes que vão desde 520W até 1500W com tecnologia de ponta e certificado de eficiência 80 Plus (que vamos abordar mais adiante) para satisfazer as mais diversas necessidades em configurações, desde o gamer casual até o entusiasta.
Uma embalagem “sem frescuras”
Quando falamos em uma fonte de 1000W estamos falando também de um alto investimento por parte de um consumidor que pode se tornar fiel a marca, então todos aqueles caprichos extras são bem vindos. A embalagem da Silent Pro M2 é caprichada, possui um belo grafismo mas a qualidade é apenas aceitável, e em nossa opinião mereceria uma caixa mais imponente, mas a falta de “luxo” é compensada por uma caixa bem informativa com imagens e uma completa ficha técnica em sua lateral. O conteúdo da embalagem inclui os cabos modulares e manuais, a embalagem não possui nenhuma “janela” e a noção do que o produto representa, a princípio, só pode ser sentida pelo seu grande peso.
A fonte é dotada de um visual interessante em preto fosco com escritas em branco e cinza que combina com praticamente qualquer gabinete. Na lateral é possível ver um grafismo do modelo e conectores no painel traseiro. Feita em alumínio e com um chassis resistente, ela apresenta as conhecidas ventoinhas da Cooler Master que em seu design único proporciona uma refrigeração muito mais eficiente que a maioria das fontes produzidas por outras marcas presentes no mercado.
O prometido silêncio
Quem possui uma configuração que necessita de uma fonte de 1000W com certeza já se deparou com nossa comum inimiga, a temperatura. Componentes trabalhando em clocks altos e com carga total geram muito calor e conseqüentemente precisam de uma exaustão, o que normalmente termina com um gabinete lotado de coolers que geram uma verdadeira sinfonia então tudo o que não precisamos é de uma fonte monstruosa para gerar ainda mais calor e contribuir para a barulheira, por isso a Silent Pro M2 é uma boa opção.
As fabricantes costumam utilizar nomes como “pro” e “ultra” apenas como fator comercial mas este não é o caso do “Silent” que nessa ocasião é pra valer. Um cooler de 135 mm com rolamentos hidráulicos dinâmicos e silenciosos garantem uma excelente refrigeração com um ruído incrivelmente mínimo, e durante os testes, mesmo em carga total o cooler da fonte quase não é percebido. A temperatura como era de se esperar como a maioria dos coolers usado em produtos da Cooler Master, também se manteve baixa, o que não se deve apenas ao trabalho do cooler mas também ao dissipador de calor de cobre e alumínio que fecha com o conjunto perfeito de refrigeração da fonte.
Montando cabos como “Lego”
Nem todos que pretendem comprar uma fonte de 1000W tem a intimidade necessária com a quantidade de cabos de uma fonte comum, por vezes nem mesmo o gabinete comporta a quantidade de cabos que ela possui, isso pode diminuir o espaço interno e prejudicar a refrigeração interna do PC e em alguns casos prejudicar o conceito de montagem clean de algumas maquinas que utilizar mostradores de acrílico em sua lateral, causando assim um visual meio poluído ao de olhar para dentro de maquina e encontrar uma maçaroca de cabos.
Os cabos modulares são uma ótima alternativa e cada vez mais comuns, eles permitem que você utilize apenas aqueles dos quais realmente precisa e economize espaço. Na hora da instalação dos cabos o grafismo na parte traseira da fonte junto aos conectores realmente ajuda e economiza tempo, permitindo assim ir adicionando os cabos conforme é necessário a cada componente instalado no PC.
O “famoso” 12V Single Rail
A Cooler Master Silent Pro M2 1000W possui o recurso de 12V Single Rail, mas afinal o que é isso? Esse é um recurso um pouco difícil de explicar mas fácil de entender. Antigamente, as fontes de alimentação canalizavam sua potência para diversas linhas de conexão, dissipando sua potência real entre os diversos componentes de PC que possuía processadores com consumo baixo devido o seu clock reduzido, como os processadores Intel e AMD na faixa de 1 GHZ. Conforme as coisas foram evoluindo, os processadores começaram a exigir cada vez mais energia e com ele vieram as placas de vídeo cada vez mais potentes com sede de watts, com isso veio a necessidade de voltar a maior parte da energia para os conectores de 12V através de duas vias (rails), mas no caso de um componente como a GPU necessitar de mais potência do que era fornecido através de uma via (normalmente abaixo da potência mencionada na fonte) isso poderia sobrecarrega-la e desligar a fonte, o que basicamente significava que você teria uma fonte de 1000W, mas se sua placa exigisse mais do que o limite da linha 12V que é bem abaixo de 1000W ela não poderia suprir.
As fontes Single Rail canalizam a maior parte da potência para as linhas 12V permitindo que os componentes utilizem toda a energia de que necessitam sem riscos de falha na alimentação, mas esse processo também é complicado e para que ocorra com segurança são necessários componentes de qualidade e uma boa construção que só é encontrada em fontes de qualidade fabricadas por empresas renomadas.
A certificação 80 Plus… que serve para?
Ah, quem não adora a quase infinita lista de certificações e prêmios para produtos de hardware? São tantas que chegam a confundir mas é bom deixar claro quais são as realmente importantes e o que elas significam. Para explicar de uma forma simples, a certificação 80 Plus é um programa de certificação para fontes que indica que o produto alcança pelo menos 80% de eficiência em três diferentes níveis de carga: 20%, 50% e 80%.
A Silent Pro M2 1000W traz o selo 80 Plus Prata, atestando um eficiência de 85% a 20% de carga, 88% a 50% e 85% a 100%, o que é um ótimo resultado já que as fonte com certificação Platinum, a mais alta entre as convencionais, entregam no máximo 89% em carga total, acima disso somente as fontes “redundantes”, utilizadas em servidores (elas são basicamente duas fontes em uma, quando um módulo para o outro continua funcionando), que recebem certificação Titanium.
Quando desligada, a Silent Pro M2 1000W consumiu apenas 1,1W. A certificação também é um sinal de economia em sua conta de luz já que acompanha como requisito a presença, dentre outros, do PFC ativo.
Como calcular a potência da fonte que vou precisar?
Seria muito mais fácil chegar na loja e pedir a melhor e mais potente fonte do mercado mas o problema é que isso não ficaria barato e provavelmente você não utilizaria toda a potência que ela pode oferecer, o ideal é encontrar a fonte que se encaixe no seu bolso e que seja capaz de segurar o seu sistema sem problemas.
A forma mais simples de determinar qual a potência da fonte necessária para sua configuração é calcular o quanto de energia os componentes de hardware irão consumir, para isso você pode utilizar alguns sites que possuem um sistema que calcula a potência necessária para seu PC, um deles é o http://www.extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp.
Para calcular você deve preencher os campos do formulário de acordo com a sua configuração como processador, placa de vídeo, HD, memória e coolers. Um cuidado básico é no campo do processador escolher apenas 1 CPU, mesmo que seu PC seja, dual, quad ou octa core. Caso tenha dificuldades com o inglês basta utilizar o google tradutor e tirar as dúvidas, mas o sistema é bem intuitivo e para quem possui uma noção bem básica do inglês será fácil.
Mas preste muita atenção, o resultado é apenas estimado já que pode variar de acordo com o seu preenchimento, além disso, a quantidade de watts final se baseia no sistema em carga de 90%, ou seja, o pico máximo atingido, o que não corresponde ao que será exigido da fonte em tempo integral.
Uma importante na hora de escolher a fonte é deixar alguns watts de sobra para o caso upgrades, adicionar alguns componentes extras ou mesmo para evitar que a fonte trabalhe no limite já que a eficiência gira em torno de 80%, isso também garante maior vida útil dos componentes e menor consumo de energia. Se pretende um Crossfire ou SLI no futuro também é uma boa ideia investir em uma fonte capaz de suportar essa configuração, mas não invista em uma fonte muito cara apenas para ter watts de sobra caso não pretenda utiliza-los em um upgrade próximo, com o passo da evolução dos hardwares mesmo com potência de sobra sua fonte pode acabar obsoleta em pouco tempo graças as novas tecnologias, uma fonte de 1000W de alguns anos atrás pode ser incapaz de obter o mesmo desempenho de uma de menos de 400W nos dias de hoje e isso pode acontecer no futuro.
Com o que testamos?
Para uma fonte de alto desempenho escolhemos uma configuração a altura mas preferimos deixar de lado a opção de SLI ou Crossfire já que a placa de vídeo utilizada é uma das single GPU mais potentes do mercado.
Configuração utilizada:
Placa mãe ASUS M5A99FX Pro R2.0
Processador AMD FX 8350 4.0 Ghz (stock)
Placa de Vídeo – ASUS Matrix HD 7970 Platinum 3GB
Memória – 16 GB DDR3 1333 Mhz (stock)
HD Segate 500 GB 7200 RPM
Fonte Cooler Master Silent Pro M2 (1000W)
Monitor Phillips 24” (1920×1080, 5ms resposta)
Sua performance não deixou a desejar, pelo contrário, em momento algum em testes extremos de performance em jogos de ultima geração o monitor nos mostrou um consumo em qualquer um dos módulos acima de 58%, deixando uma margem muito alem do necessário para adicionar mais componentes como ventoinhas extras, drives SSD e outros periféricos tocados pela fonte e até chegar a um Crossfire no caso da placa de vídeo. Em jogos como Far Cry 3, e Tomb Rider, houve sua maior exigência na hora de trabalhar. Conforme calculamos utilizando o sistema citado anteriormente apenas 58% da capacidade da fonte foi necessária para segurar nossa configuração que ainda conta com 4 coolers de 120 mm, gravador de DVD e dispositivos USB, em momentos em que a geração de gráficos e o processamento chegou ao nível ao máximo exigido pela situação a fonte entregou o necessário sem ao menos gerar picos e de forma estável.
O que achamos, vale a pena comprar?
A compra da fonte é uma das decisões mais importantes na hora de montar um PC e assim como todo o restante ela deve se encaixar no seu orçamento sem desequilibrá-lo, mas diferente de uma placa mãe ou GPU que certamente será trocada na mudança de uma geração para a outra, a fonte é um componente que pode fazer parte de sua configuração por muito tempo, portanto sempre vale a pena investir em uma boa fonte e, se possível deixar sempre uma sobra de potência para futuros upgrades.
Quisemos levar a vocês uma visão realista sobre a Cooler Master Silent Pro M2 de 1000W, por isso, assim como em nossos demais testes, realizamos o review de acordo com situações comuns enfrentadas pelo usuário e delas trouxemos nossas conclusões. A Cooler Master é uma empresa mundialmente conceituada que não precisa de apresentações, portanto a qualidade do produto já é uma garantia, bem como o suporte pós-venda que possui assistência no Brasil que é um fator a ser levado em consideração.
Com uma eficiência sempre superior a 85%, cabos modulares que ajudam na organização e refrigeração interna do PC, um belo visual, suporte aos processadores Intel de última geração e capaz de suportar configurações em Crossfire e SLI de ponta, com a vantagem de a Silent Pro M2 de 1000W ser realmente silenciosa e na faixa de preço em que se encontra, é uma das melhores opções com um ótimo custo x benefício, sem dúvida podemos recomendá-la e dar e ela o selo Gold.
Qualificação GOLD:

Produto recomendado:

Pontos positivos:
5 anos de garantia do fabricante
Novo padrão ATX V2.3 com suporte aos processadores de última geração
Custo x benefício
Certificação 80 Plus Prata
Cabos modulares
Suporte a SLI e Crossfire
Pontos negativos:
Embalagem pouco “refinada”
Deixe a sua opinião
Queremos realizar testes que sejam uteis a maioria dos gamers, sejam eles hardcore ou apenas jogadores casuais, por isso precisamos da sua participação para fazer um review que contenha exatamente o que você quer saber sobre o hardware para facilitar na hora da compra ou nas comparações. Deixe sua sugestão, o que você gostaria que aparecesse em nossos testes?
Por: Lock Gamer




