A AMD lançou hoje suas primeiras placas da série Radeon R7 e R9 que vão competir com as placas da série GTX 700 da Nvidia e trazem inovações como o suporte a API Mantle que deve trazer vantagens para os produtos AMD em jogos como Battlefield 4, o próximo Need For Speed e os futuros lançamentos da EA que vão utilizar a engine Frostbite 3, além disso, fomos apresentados a tecnologia AMD TrueAudio technology que promete melhorar a experiência de som utilizando fones de ouvido e caixas de som equipando as placas com processadores dedicados de áudio diretamente na GPU.
“A placa certa para o gamer certo”
Uma das coisas que mais chamou atenção no lançamento da AMD para sua nova geração de foi uma mudança que não tem muito haver com tecnologias mas faz toda a diferença. Apesar de ter sido encarada com certo receio pelos fãs, a total reformulação da nomeação das placas de vídeo foi uma estratégia ousada e pegou todos de surpresa, enquanto esperávamos as HD 8000 ou HD 9000 fomos apresentados as Radeon R7 e Radeon R9. Tudo pareceu meio confuso no início mas agora faz todo sentido, principalmente para os usuários iniciantes que só se informam sobre placas de vídeo quando realmente pensam em comprar um nova.
As placas foram divididas em seguimentos para os diferentes tipos de jogadores que buscam GPUs para aplicações e por custos variados. Com a nova nomeação o objetivo é separar quem busca uma placa capaz de rodar jogos em HD com resoluções e detalhes médios de quem busca o máximo de performance, as Radeon R7 tem claramente o foco no público intermediário, o jogador casual que quer jogar em HD com os detalhes médios/altos mas não pretende investir muito para isso sendo a Radeon R7 260X a mais potente da linha. As Radeon R9 são para gamers entusiastas e quem busca o máximo de performance em resoluções superiores a 1920×1080 com todos os filtros ativados chegando até a resoluções 4K que tem sido motivo de muito alvoroço como a próxima qualidade para os jogos next gen.
Por trás dos holofotes está o que interessa
As atenções se voltaram todas a R9 290X mas a maior parte dos jogadores deve ficar com opções mais modestas e incrivelmente é lá que estão as opções mais interessantes. É preciso deixar claro uma coisa, além de R9 290 e R9 290X os demais modelos anunciados para a série R7 e R9 são nada mais do que renomeações das placas da série HD 7000 com pequenas modificações, o que não é nada fora do comum para a atual geração no mercado já que a Nvidia também adotou a mesma tática na série GTX 700 que possui modelos com chips da geração GTX 600 modificados, renomeados e reposicionados. A tática das duas empresas acaba trazendo benefícios para nós que não precisamos bancar o desenvolvimento de uma nova geração completa de GPUs pagando caro por modelos simples.
Uma das vantagens no caso do reposicionamento da AMD é que a R9 280X, por exemplo, é praticamente uma HD 7970 GHz (que é a top de linha da série HD 7000) renomeada com algumas modificações e se torna mais acessível aos jogadores. Como todos sabemos, ela possui poder de fogo mais do que suficiente para rodar jogos em 2560×1600 com boa folga e possui suporte a DirectX 11.2, a API Mantle e todas as últimas tecnologias do mercado com 3GB de memória para oferecer. Com o lançamento da R9 290X ela a HD 7970 perde o cargo de mais poderosa na linha AMD, vira a R9 280X e tem seu preço reduzido para algo próximo do que se pagaria por uma HD 7950. O mesmo acontece com a R9 270X que é uma HD 7870 GHz renomeada e que agora tem uma queda no preço, tornando-a mais próxima da realidade da maioria dos jogadores, com ela poderemos jogar em Full HD sem se preocupar em reduzir detalhes nos jogos atuais e a “vitaminada” no clock deve ser suficiente para segurar os jogos da próxima geração.
A opção de quem não quer “gastar”
A fatia mais disputada do mercado deve mesmo ficar sob responsabilidade da série R7 e quem comanda esse bloco é a Radeon R7 260X, uma HD 7790 melhorada com clocks e características superiores que tem tudo para ser a uma das campeãs em custo x benefício dando trabalho para GTX 760 e companhia. A R7 260X também é (teoricamente) uma placa da nova geração pois é preciso lembrar que ela carrega o chip codinome Bonaire que, apesar de ter sido lançado na série HD 7000, carrega o DNA da nova geração inclusive com suporte ao AMD TrueAudio technology junto a R9 290X. Isso representa uma vantagem pois ainda oferece muito potencial para oferecer desempenho com o trabalho de drivers nos jogos que começam a ser lançados. A R7 260X se encaixa na faixa de mercado onde existe a maior procura por todo tipo de jogador, do causal ao intermediário que procura uma placa capaz e barata, sem contar que ainda há possibilidade de um crossfire “econômico” para prolongar a vida da placa.
Nós já recebemos o nosso exemplar da R7 260X e ela se encontra em testes com os principais lançamentos atuais como Battlefield 4, Call of Duty: Ghosts e Batman: Arkham Origins, o review sai em breve.
“O que cabe no seu bolso e entrega o que você precisa”
Se pretende comprar uma placa da série R7 ou R9 é importante levar algumas coisas em consideração, saber para que você precisa da placa, se para rodar jogos de forma casual sem se preocupar com gráficos no máximo, ou se pretende rodar jogos com o máximo dos detalhes e filtros ativados, para cada jogador a AMD separou a placa ideal então não faz sentido gastar rios de dinheiro em uma R9 290X para rodar apenas em Full HD ou pior, em HD. Veja quanto você pode gastar para a placa que precisa e pesquise os preços e performance dos modelos da série anterior (HD 7000) que ainda podem ser encontrados em algumas lojas e até mesmo os modelos da concorrente para ter certeza que está pagando o preço justo. A dica mais importante é, pesquise! Não existe forma melhor de saber o que se encaixa melhor no seu orçamento e nas suas necessidades, fique ligado nos reviews que lançaremos por aqui dos novos modelos e veja qual será o ideal para você e seu amado dinheiro.
As placas R7 240, R7 250, R7 260X, R9 270X, R9 280X e R9 290X (com Battlefeild 4 incluso ou não, dependendo do pacote) já estão a venda no mundo todo, inclusive no Brasil. Infelizmente ainda não recebemos a sugestão de preço dos modelos mas vamos atualizando conforme surgem novas informações.
E então, já estão pensando em um upgrade?
Por: Lock Gamer
Ola, vcs falaram das R9 com X, gostaria de saber se há muita diferença entre as R9 X e R9 sem o X, por exemplo uma R9 270 com uma R9 270X…
CurtirCurtir
Xará, na verdade não há grandes diferenças entre os modelos comuns e com o X nas novas gerações AMD, isso porque elas utilizam o mesmo chip. A R9 270, por exemplo, utiliza o mesmo chip da R9 270X mas com clocks e especificações um pouco menores levando a um desempenho muito próximo, o mesmo ocorre com a R9 280 e R9 280X e R9 290 e R9 290X, mesmo chip mas o X sempre levando o chip ao limite.
Espero ter ajudado.
Abraço!
CurtirCurtir