Sapphire lança Radeon R9 290X “tri-legal”

Sapphire_R9_290X_Tri-X_03 Por enquanto “elefantes brancos” aqui no Brasil, as Radeon R9 290X começam a equipar os PCs. Os reviews já estão em todos os cantos da internet e mostram que a AMD acertou em cheio, quando o assunto é desempenho eles realmente deram uma canseira na Nvidia que precisou lançar a GTX 780 Ti para se manter no topo da lista. O projeto da R9 290X é ousado, o que a coloca sempre na disputa pelos melhores resultados em FPS nas resoluções 4K mas como nada é perfeito, a R9 290X tem um “calcanhar de aquiles”, a sua frequência irregular.

GTA 780 Ti vs Radeon R9 290X games benchmarkComo nós comentamos por aqui logo no lançamento da GTX 780 Ti, a Nvidia usou duas armas importantes na guerra das GPUs de alto desempenho, o clock e as temperaturas. O projeto da R9 290X coloca o chip trabalhando em seu limite, o que causa uma certa instabilidade e uma alta dissipação de calor resultando em uma placa instável e esquentada. Enquanto a GTX 780 Ti mantém o clock do core estável próximo e 1000 MHz a R9 290X não é capaz de manter o mesmo nível e equilibra a frequência próximo dos 800 MHz, o que é uma diferença considerável que influencia diretamente no desempenho reduzindo o “poder de fogo”.

Fogo também é uma palavra que descreve bem as temperaturas da R9 290X que com o cooler padrão desenvolvido pela AMD alcança valores bem altos, nesse quesito ela também leva desvantagem para a concorrente GTX 780 Ti. Ainda sim, a placa é realmente poderosa e com ótimo custo x benefício, então em busca de eliminar esses “detalhes” da equação alguns tem aguardado as versões personalizadas das fabricantes parceiras da AMD e a Sapphire foi uma das primeiras a fazer isso.

Sapphire_R9_290X_Tri-X_fans

A Sapphire introduziu o sistema de refrigeração Tri-X que também é utilizado na R9 280X Toxic, ele consiste em três fans com rolamentos que repelem a poeira e lâminas de seção de perfil aerodinâmico, a carcaça é projetada para gerar um fluxo de ar mais eficiente, tudo isso com baixo nível de ruído, então não é difícil imaginar que ela faça menos barulho que a R9 290X padrão mesmo com três fans. Além da refrigeração a Sapphire alterou os clock do modelo que tece uma melhora no núcleo agora capaz de operar “até” 1040MHz, a memória também trabalha em uma frequência maior, com 1300 MHz (5.2GHz efetivo), o que aumenta a largura de banda.

Além da R9 290X a Sapphire também anunciou a R9 290 Tri-x que possui as mesmas características de refrigeração e modificações no clocks com frequência do núcleor em 1000 MHz, o clock da memória também fica em 1300 MHz (5.2 GHz efetivo). Os modelos “especiais” resolvem alguns problemas de estabilidade da R9 290X que em testes extremos chegava a ter o mesmo desempenho da R9 290 que trabalha mais “folgada”, a previsão é que os modelos cheguem ao mercado nos próximos meses, para o Brasil ainda não há posição oficial mas é certo que o preço não será muito simpático.

Por: Lock Gamer

Deixe um comentário