Como é de costume o ano já começa a todo vapor com a CES (consumer electronics and consumer technology tradeshow) realizada em Las Vegas em Janeiro. Com a chegada dos novos consoles poderíamos esperar uma desacelerada no ritmo, acontece que como sabemos a tendência é que as coisas fiquem cada vez mais aceleradas e o ritmo das novas tecnologias não para. A primeira das gigantes do mundo dos hardwares a se apresentar na CES 2014 foi a Nvidia que desta vez não apresentou nenhuma nova placa de vídeo para desktop ou notebooks, eles estão de olho no mercado mobile de smartphones e tablets, a bola da vez foi o novo e surpreendente “Tegra K1”.
Fugindo da parte técnica chata e complicada podemos resumir dizendo que a Nvidia praticamente pegou uma GPU da linha Kepler responsável pelos gráficos em placas de vídeo da série GTX 600 e GTX 700 e deu um jeito de espremer tudo colocando em um chip que pode ser instalado em dispositivos móveis que ganham um poder de processamento capaz de executar jogos e aplicativos a nível do que antes só era visto nos PCs. Para nos convencer do poder do Tegra K1 a Nvidia apresentou a demo de Ira que foi antes mostrada rodando em uma GTX Titan, mas agora rodando em um Tegra K1 com qualidade impressionante, também foi feita uma comparação de como os dispositivos móveis executariam a mesma demo com os processadores atuais e a diferença é enorme.
Os resultados de benchmark do Tegra K1 revelam outras duas coisas interessantes sobre o projeto, a primeira é que o Tegra K1 supera largamente o processador mais poderoso da Apple atualmente no mercado, o A7. A segunda é que, além de superá-lo, ainda oferece suporte a Unreal Engine 4 que é o motor gráfico utilizado em jogos da nova geração com uma qualidade gráfica muito além das engines anteriores, o que além de ser uma vantagem significa uma possibilidade maior de jogos de consoles em tablets e smartphones.
Ainda que não tenha especificado em quais plataformas o Tagra K1 estará disponível é certo que a próxima versão do Nvidia Shield e de produtos de parceiros como o Tegra Note estarão entre eles. Agora nos resta esperar para ver o quanto isso vai nos custar.
Por: Lock Gamer