AMD cria FreeSync “gratuito” em resposta ao Nvidia G-Sync

FreeSync AMD CES 2014 vs G-Sync NvidiaAlém de seu novo Tegra K1 a Nvidia deu destaque ao G-Sync durante a sua conferência na CES 2014, uma tecnologia que promete acabar com um problema silencioso que afeta todos os jogadores atualmente, a sincronização da frequência das imagens dos jogos nos monitores. Hoje o que se usa para que não hajam aquelas incomodas “ondulações” ou linhas cruzando a imagem é o uso do recurso V-Sync que diminui bastante o problema mas acaba criando outro pois limita o desempenho das placas de vídeo, além disso, a taxa de FPS fica limitada pela frequência dos monitores que hoje trabalham em sua maioria a 60Hz. A proposta da Nvidia com o G-Sync é eliminar a necessidade do V-Sync e passar a executar os jogos na frequência e taxa de FPS máxima possível sem gerar queda no desempenho.

gsync-monitor-key-visualOs modelos equipados com a tecnologia que basicamente consiste em um chip Nvidia no monitor que “conversa” com a placa de vídeo para manter a mesma taxa gerada por ela no monitor, outro benefício é que os novo monitores com G-Sync são capazes de exibir imagens em até 144Hz, com isso o limite de um FPS estável sobre de 60 para 144 FPS. Como não se trata apenas de um monitor comum uma vez que eles possuem um chip adicional, o preço também é mais salgado e com isso os custos do benefício serão pagos pelo consumidor. A Nvidia fez sua parte e mostrou os benefícios durante sua conferência na CES 2014 e confirmou que os produtos começam a chegar no segundo trimestre de 2014, o que pareceu estranho até o momento foi o silêncio da AMD sobre a questão, mas eles não estava dormindo no ponto e deram a resposta.

AMD-FreeSync-CES 2014Utilizando dois notebooks  equipados com hardware AMD a tecnologia que pretende fazer frente ao G-Sync foi apresentada ao público, os produtos da demonstração não foram preparados pela AMD, apenas comprados no varejo e utilizados na demonstração do FreeSync que também vem para resolver a questão da sincronização entre placa de vídeo e monitor só que ao invés de incluir um chip “extra” nos monitores ela faz uso da própria GPU AMD e de tecnologias já existentes, não existe qualquer auxílio do hardware, a única modificação ocorre nos drivers do padrão VBLANK transferindo a responsabilidade de controlar os intervalos a GPU. A grande diferença do G-Sync da Nvidia é que o FreeSync (como o nome já diz) será totalmente gratuito pois a AMD não quer repassar os custo ao consumidor e mesmo sendo uma tecnologia exclusiva para produtos AMD a única exigência é que os fabricantes paguem a licença para fazer uso dela em seus produtos.

 Diferente do G-Sync, o FreeSync ainda não está próximo da implantação e sequer pode ser visto pelo público, talvez ainda demore mais um ano para que chegue ao mercado e até lá é possível que já existam milhares de jogadores utilizando o G-Sync.

E vocês, qual acharam mais interessante?

Por: Lock Gamer

Deixe um comentário