Nvidia rebate AMD sobre Watch Dogs: “não é verdade”

Nvidia GameWorks Watch Dogs AMDSe antes os atrasos para o lançamento de Watch Dogs ou a qualidade nos consoles eram as preocupações da Ubisot agora é a versão PC que tira o sono da empresa e dos jogadores, as discussões sobre a qualidade, a estabilidade e principalmente sobre o desempenho tem se tornado um grito cada vez mais alto da comunidade gamer que cobra explicações a Ubisoft, Nvidia e AMD pelos problemas que tornam a experiência de jogo tão agradável quanto acordar cedo em uma segunda feira gelada. A primeira a se justificar foi a AMD (aqui) que “tirou o seu da reta” e em entrevista a Forbes disse que não foi capaz de otimizar o jogo porque a Nvidia não liberou acesso a códigos importantes do jogo. Depois do assunto tomar uma proporção mais elevada a Nvidia deu sua posição.

Em uma entrevista a Techreport  o diretor da unidade de tecnologias de engenharia para desenvolvedores da Nvidia, Cem Cebenoyan, tentou esclarecer a situação mas acabou apenas ateando mais gasolina na fogueira revelando que a disputa vai muito além do que os “inocentes” usuários podem perceber. Quanto as acusação da AMD de que a Nvidia estaria dificultando acesso aos códigos para otimização ele afirmou: “Isso definitivamente não é verdade. Nós nunca fizemos nada parecido, em que impede as pessoas de trabalhar com a nossa concorrência ou tomar as sugestões de nossos concorrentes”.

Cebenoyan disse que na verdade nenhum desenvolvedor tem, de fato, acesso ao código fonte dos jogos, o que inclui as fabricantes de GPU, ele credita ainda o desempenho superior de placas Nvidia se deve ao esforço da empresa para oferecer uma melhor experiência ao jogador. “”Nós gastamos muita energia nesses títulos. Nós realmente olhamos para eles com cuidado e tentamos fazer a experiência tão boa quanto possível para os clientes da Nvidia. Talvez no processo de fazer isso, isso faz com que seja visivelmente melhor do que a AMD. eu não sei.”

AMD_Gaming_Evolved_logo_2014_gamesVocê pode acompanhar o artigo completo aqui, porém fica fácil perceber que basicamente a Nvidia não acetia a responsabilidade pelos problemas que a AMD vem tendo com Watch Dogs e assume que apesar dos códigos fechados do Nvidia GameWorks isso não impede sua concorrente de otimizar o jogo ou mesmo de sugerir a Ubisoft melhorias na programação, porém, é claro que a polêmica não parou por ai e agora quem aproveitou a chance para acusar a AMD foi a Nvidia que acredita que o programa AMD Gaming Evolved esconde cláusulas de contrato que impedem os desenvolvedores de oferecerem acesso aos códigos para otimização até pouco tempo antes do lançamento.

A AMD prontamente rebateu as acusações e afirmou que o programa Gaming Evolved não contém nenhuma cláusula no contrato que impede a concorrente de otimizar os jogos antes do lançamento.

Talvez alguns possam achar toda a discussão um completo absurdo, afinal, como poderia uma empresa tentar prejudicar os usuários de outra estando as duas dependentes do mesmo mercado, o do PC, mas mesmo que nenhuma das duas admitam que isso ocorra, “this is business, baby”, as disputas são normais e nós apenas esperamos que isso não seja algo prejudicial para o PC já ameaçado pelos consoles e outras plataformas ou para os usuários.

Parece que algo afetou o equilíbrio entre o verde e o vermelho.

Por: Lock Gamer

Deixe um comentário