Para que serve essa bosta?

Quem nunca se perguntou para serve aquela “bostinha” pendurada nos fios das fontes de notebooks ou mesmo nos controles de videogames.

Pois a “bostinha” tem nome é Ferrite. Segundo a nossa mãe WIKI: Ferrite ou ferrita é um material feito de cerâmica com propriedades eletromagnéticas, normalmente utilizado como núcleo de transformadores elétricos. A ferrita tem uma estrutura cristalina cúbica. É comum encontrar este material dentro de rádios de ondas curtas, onde funciona como uma espécie de antena, devido a suas propriedades eletromagnéticas. Pode ser usado também como um imã, desde que seja devidamente magnetizado.

Tá bom, mas o que isso tem a ver com os fios do videogame e das fontes? A colocação de ferrites em cabos pode ter, tanto o objetivo de evitar a entrada como a saída de ruídos parasitas. As ferrites têm como finalidade o aumento da indutância dos cabos, fazendo com que estes funcionem como filtros “passa baixo” (deixam passar a corrente contínua ou as baixas frequências e filtram as altas frequências). Por exemplo, nas fontes de alimentação comutadas (que são utilizadas frequentemente nos PCs) que são geradoras de imenso ruído de alta frequência, a utilização de ferritesdiminui a sua propagação para a rede de alimentação. A utilização deferrites nos cabos de sinal (por exemplo, os que levam sinal para a televisão ou monitores de PC) tendem a diminuir a entrada de ruído de alta frequência.

Em suma, aquela bostinha tem função, que não é somente a de nos atrapalhar. Incrível!

Por: Lock Gamer / Info: wiki, google, dvdmania

 

About these ads

Sobre lesmaloira
Jornalista, Dee Jay, Locutor e agora tentando ser blogueiro. *Jornalista diplomado e competente, só alguns! :b

3 Responses to Para que serve essa bosta?

  1. thiago de oliveira disse:

    showw de bola..ate que essa bostinha e bem util..+ bem complicado de entender…mais eu axo que ela mais atrapalha do que ajuda

  2. Meu Note teve o cabo cortado por um cachorro fui obrigada a tira o ferrite…Tem algum problema? Meu Note pode estragar?

    • Adriel disse:

      Dificilmente, mas vc pode ter problemas na memoria RAM (geralmente a mais sensivel a variacoes da corrente). Evite ficar perto de motores elétricos ou fontes de computadores maiores. Assim que der, coloque um ferrite na ponta do cabo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.755 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: