Tudo que ainda não te contamos sobre o Nintendo Wii U

Ao invés de escrevermos mil matérias seguidas sobre a revelação dos últimos detalhes sobre o novo console da Nintendo, o Wii U, resolvemos unir tudo o que achamos importante você saber sobre ele e não apenas informações “picadas”.  O anúncio oficial que pôs fim as especulações e fofocas de boteco aconteceu durante um evento realizado pela Nintendo no último dia 13 onde Reggie Fils-Aime apresentou as novidades do Wii U.

Os modelos do console

Como já sabíamos existem duas versões do Wii U, uma em preto e outra em branco, até ai tudo bem pois todos pensavam ser uma opção de escolha entre as cores, mas a história é bem diferente, na verdade se tratam de uma versão básica em branco com 8 GB de memória, um Wii U Gamepad (“controle tablet”), sensor bar e um cabo HDMI. A versão na cor preta será a “Deluxe” que além dos itens da versão básica ainda acompanha um carregador e suporte para o Gamepad e 32 GB de memória, ambos possuem entrada para cartões SD e portas USB com suporte para Pen Drives e HDs externos.

Os “controles”

Além da novidade do tal “controle tablet”, o Wii U também vai nos dar a possibilidade de utilizar os controles e acessórios do Wii como o Wiimote e Nunchuk, além disso poderemos contar com uma espécie de clone do controle do Xbox 360, o Wii U Pro Controller que será uma opção ao Gamepad. Mesmo com tantas opções de acessórios o Gamepad tem sido a sensação do momento, o “tablet controle” possui uma tela sensível ao toque de 6,2 polegadas capaz de entregar uma resolução de 854 x 480px widescreen (16×9), sua bateria poderá suportar até 5 horas de uso  e precisará de duas horas para ser recarregado. Veja como ele deve funcionar na pratica:

Outras funções interessantes do Gamepad serão a possibilidade de participar de chats utilizando de sua câmera frontal, jogar através de sua tela sem a necessidade da TV e até mesmo ser usado para controlar usa o conteúdo de sua TV a cabo, gravador digital e streaming de vídeo e até mesmo controlar sua TV através dele. O Gamepad poderá ser adquirido separadamente do console caso queira adiciona-lo ou substitui-lo, o valor ainda não foi divulgado.

E o poder do Wii U?

A Nintendo parece ter encarando o espírito rebelde e continua lançando seus consoles totalmente alheia aos ciclos de vida das concorrentes apostando sempre no diferencial da novação, e não na potência, desta vez não foi muito diferente. O Wii U será capaz de rodar jogos a 60 FPS (Frames por segundo) em uma resolução Full HD (1080p), superior a PS3 e X360, para isso os produtores terão a sua disposição um disco similar ao Blu Ray (mas de propriedade da Nintendo) capaz de armazenar até 25 GB.

Mesmo com a oportunidade de apresentar um hardware incrível o Wii U apresenta ma configuração que pode se dizer apenas que seja aceitável com um processador IBM de três núcleos com 3MB de cache, uma GPU da AMD Radeon baseado na série HD 4xxx com suporte para DirectX10.1 e OpenGL3.3, 1GB de RAM para jogos e 1GB de RAM para o sistema. Claro que devemos considerar o fator custo x benefício e a enorme superioridade da GPU do Wii U frente aos atuais concorrentes mas se considerar que os jogos devem inevitavelmente migrar para o Direct X 11 foi um tiro no pé. A Nintendo também perdeu uma grande oportunidade de utilizar a tecnologia de APUs da AMD.

Como ficam meus jogos de Wii?

Não se preocupe, seus jogos de Wii não ficarão jogados em um canto acumulando poeira junto com seu Kinect e sua Nintendo Power Glove porque o Wii U terá retrocompatibilidade e você será capaz de curtir seus games de Wii nele mas não em Full HD, a má notícia é que não será possível rodar jogos de Game Cube nele.

Não faltarão de games

A casa do Mario está empenhada em trazer os bons e velhos tempos da era onde não faltavam opções de games para o seu Nintendo, a lista de games inclui títulos já lançados como Mass Effect 3 e Batman: Arkham City Armored Edition que trazem novidades para o Wii U Gamepad e jogos exclusivos como ZombiU e New Super Mario Bros U.

Quando sai e quanto vai custar?

A Nintendo marcou o lançamento do console para o dia 18 de novembro no EUA, os dois modelos do Wii U terão preços diferentes, a versão básica vai custar US$ 300,00. A versão Deluxe será vendida por US$ 350,00 .  Para o Brasil ainda não foram anunciadas datas ou valores mas  Mark Wentley, Gerente de Marketing da Nintendo, disse que eles estão trabalhando para que a data de lançamento por aqui seja o mais próxima possível de 18 de novembro e para que o preço seja competitivo.

Apesar de algumas considerações ainda não se pode ter uma opinião completamente formada sobre o Wii U, tudo vai depender de seu preço, dos jogos e de sua capacidade de concorrer com a próxima geração, portanto prefiro esperar até poder testa-lo, mas e vocês, o que acharam a aposta da Nintendo?

Mais informações sobre o Wii U aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s