Com o GP Brasil de F1 neste final de semana os olhos se voltam para Interlagos que será palco da decisão do campeonato 2012, então surgem matérias super legais mostrando os bastidores que envolvem este esporte caro “pra burro” mas o tal “circo” da F1 também envole muita tecnologia e consequentemente grandes empresas de hardware e softwares estão envolvidas como Microsoft Dynamics na Lotus, AMD na Ferrari e a Dell na Caterham, aquela do Angry Bird Heikki (http://wp.me/p1dbLL-255).
Mas não se engane, as empresas envolvidas não estampam apenas seus logtipos nos carros como um patrocinador, elas estão envolvidas em tudo o que diz respeito a seus produtos, a Dell, por exemplo, fornece a equipe Caterham diversas de suas soluções disponíveis para empresas do mundo todo como no caso do projeto para o CFD, a Dell desenvolveu um ambiente de HPC (computação de alta performance) capaz de realizar 163,398 cálculos por segundo.
A solução utiliza tecnologia Intel Cluster Ready HPC – um sistema pronto para uso, com hardware Dell testado previamente e aplicativos de fornecedores independentes de software para simulação de túneis de vento. O ambiente é baseado em 186 servidores blade Dell PowerEdge M610 com processadores Intel Xeon. Eles são protegidos por enclosures blade modulares Dell PowerEdge M1000e de alta eficiência energética, conectados a storage arrays Dell PowerVault MD3200 e MD1200. Switches Dell PowerConnect também gerenciam o tráfego de dados.
Como você deve imaginar, todo o ambiente de TI da equipe é provido pela Dell e o curioso é que eles utilizam alguns serviços que para quem utiliza produtos Dell é bem comum como o Dell IT Advisory Services, que garante um suporte técnico local disponível em qualquer local do mundo. Além disso, a Caterham contratou o Dell ProSupport, por meio do qual tem um suporte 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecido por profissionais especializados da Dell.
A F1 é mais do que apenas um esporte caro (muito caro) mas também um importante laboratório onde novas tecnologias são testadas e de onde saem as novidades que utilizamos no nosso dia a dia, a redução de peso e resistência dos esquipamentos a impactos e ao calor extremo exigem cada vez mais dos profissionais da área que precisam desenvolver soluções para estes problemas e que se tornam benefícios para o consumidor. Assim como a corrida espacial e Fórmula 1 é mais do que apenas um desafio, é uma necessidade para a evolução.
E vocês, estão torcendo por quem? Vettel, Alonso ou um brasileiro no pódio?
Por: Lock Gamer / Info: Assessoria de Imprensa Dell Brasil