A grande expectativa criada no mercado de processadores nos último anos foi em torno da linha FX que prometia trazer de volta os tempos de ouro quando a AMD viveu alguns de seus melhores anos e trouxe as maravilhas do processamento de 64 bits, a linha Buldozzer também trouxe inovação como o primeiro processador de oito núcleos físicos comercializado no mercado doméstico mas não foi capaz de corresponder ao que era esperado da arquitetura e somente em sua segunda geração, com os Vishera começa a mostrar o seu potencial e aposentar uma das linhas de maior sucesso da AMD, os Phenom II que ainda hoje dão trabalho aos FX e que podem voltar em breve.
Uma imagem vazada no fórum Chiphell, famoso por antecipar o lançamento de processadores, revela uma suposta quarta geração da linha Phenom com 12 núcleos físicos e uma frequência de espantosos 6 GHz e um processo de fabricação de 25 nanômetros que fica entre os 22 nm utilizados pela Intel e os 28 nm que devem ser adotados pela AMD. O TPD seria de 75 W que também fica longe dos 125 W dos atuais FX e dos 220 W do FX 9590, o que significa menos consumo de energia e menor temperatura, o que abre espaço para um bom overclock.
Existem bons motivos para a AMD estar realmente pensando ou mesmo trabalhando em uma nova geração do Phenom devido a seu valor comercial e a “fama” que ele alcançou mas existem algumas questões bem curiosas quanto a imagem, caso não tenha notado, a última linha a ser lançada foi a Phenom II e até então não existe informação sobre a Phenom III, o socket utilizado seria o AM4 que ainda não foi anunciado mas naturalmente deve surgir em breve. Os 12 núcleos físicos também seriam uma inovação e colheriam os frutos que a AMD plantou com o FX de oito núcleos que tem forçado os desenvolvedores de jogos e softwares a tirar maior proveito dos núcleos múltiplos. Mesmo que seja real, o Phenom IV pode ser um projeto a longo prazo.
O que vocês acham, o Phenom IV é real? Faria mais sucesso que os FX?
Por: Lock Gamer
Eitaporra… ‘-‘
CurtirCurtir
Mostraria em como a AMD vem crescendo com força.. E seria um ótimo processador, com certeza!
CurtirCurtir