Battlefield 4 roda a 60 FPS em 5760×1080 na Radeon R9 290X

amd-radeon-r9-290xO lançamento da nova série de placas de vídeo da AMD balançou o mercado, não a linha toda que é na verdade um reposicionamento dos chips da geração anterior mas especificamente as placas R9 290 e R9 290X, com destaque para esta última que antes do anúncio oficial foi apelidada de “Titan Killer” (matadora de Titan), um trocadilho envolvendo o nome da GPU single core mais poderosa da NVIDIA, segundo rumores a R9 290X teria desempenho suficiente para superar a placa de vídeo da concorrente mesmo com especificações mais modestas, o que só será confirmado após os testes e benchmarks que devem começar a surgir próximo ao dia 15 de outubro, data em que a AMD deve lançar suas novas GPUs, mas durante o evento GPU 14 onde a empresa apresentou as novidades uma demo de Battlefeild 4 que acabou passando despercebida pode ser uma amostra do poder da R 290X.

Segundo a AMD, a demo de Battlefield 4 exibida no evento rodava na monstruosa resolução de 5760×1080 a 60 FPS, questionada se o jogo rodava em uma configuração Crossfire com duas Radeon R9 290X a AMD respondeu através do twitter que apenas uma GPU foi utilizada. Isso seria possível graças a grande “sacada” da AMD, a API Mantle que substitui a complicada e limitada DirectX da Microsoft nas placas Radeon com arquitetura GCN (Graphics Core Next) dando acesso direto a todos os recursos de hardware das GPUs.

Radeon R290X tweet AMD A Mantle estará presente em todos os jogos que utilizam a engine Frostbite 3 mas só será executada em placas de vídeo que possuam a arquitetura GCN, o que também inclui as APUs dos consoles next-gen da Sony e da Microsoft mas não as GPUs da NVIDIA, não por ser uma tecnologia prioritária (como PhysX) mas porque as placas de vídeo da concorrente que obviamente não utilizam a mesma arquitetura, o que seria a única limitação já que a AMD declarou a API como aberta. Vale lembrar que as placas da série HD 7000 também possuem a tecnologia GCN e serão capazes de executar Battlefield 4 com Mantle, o que deve representar uma vantagem de desempenho.

O beta de Battlefield 4 começa hoje para os assinantes Premium de Battlefield 3, compraram Battlefield 4 em pré-compra ou possuem a edição limitada de Medal of Honor: Warfighter. Para os demais jogadores a demo sai no dia 4 de outubro.

Será que a API Mantle pode pesar na hora da compra?

Por: Lock Gamer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s