[Review] ASUS Matrix HD 7970, “acima da média mortal”

asus-matrix-hd-7970-platinum-review-benchmarck-teste-gameplay-desempenho-comparativo-eAtendendo a nossos pedidos, a ASUS nos forneceu para testes, uma de suas GPUs mais poderosas do mercado e da série HD 7000 da AMD, a Matrix HD 7970 Platinum Edition, uma placa com nome, sobrenome e “pedigreee”. Mesmo com a chegada da série GTX 700 as placas da série HD 7000 ainda continuam a oferecer um desempenho interessante e um preço atrativo e a cada novo reposicionamento de preços a HD 7970 se torna uma opção custo x benefício mais imbatível que deve resistir ao lançamento das GPUs Hawaii da AMD (HD 9000)  e encarar os jogos que acompanham a próxima geração de consoles. A Matrix HD 7970 Platinum é um modelo projetado para tirar todo o potencial da GPU e oferece os recursos mais avançados da ROG, a divisão da Asus inteiramente dedicada a produtos de alto desempenho, e nós a colocamos em seu habitat natural em nossos testes, os games.

“Capricho nos detalhes”

A embalagem é muito bem feita e com acabamento impecável, totalmente de acordo com o produto que vem dentro dela. Vermelha com detalhes em prata e com uma alça para transporte (que não inspira muita confiança), a caixa é muito bem elaborada e tem informações importantes em seu verso. Um detalhe bacana que está presente em boa parte dos produtos ROG é uma “tampa”, presa por velcros, que quando levantada mostra uma “janela” de material transparente por onde é possível ver a placa, afinal, na hora da compra, que propaganda seria melhor do que o próprio produto?

A placa de vídeo segue o padrão de cores dos modelos DirectCU II Top que já testamos por aqui com o corpo todo em preto e detalhes em um vermelho “brilhante”. Construída com um material mais resistente fugindo do plástico utilizado em modelos de referência e com uma espécie de “chapa” na parte de baixo (PCB) para proteção durante o manuseio (sem função de dissipação) com as inscrições ASUS Matrix HD 7970 que passa a verdadeira sensação que resistência que tem um objetivo muito além de aparentar apenas um visual “invocado”, influencia também na dissipação de calor, um quesito onde o modelo se sai muito bem, mas isso é algo para tratarmos mais a frente.

O seu kit de acessórios vem em uma caixa separada postada atrás da proteção de espuma injetável que acomoda a placa e contém algo que chama a atenção, um mouse pad Steelseries personalizado de Diablo III, um pequeno “mimo” de qualidade para quem desembolsou uma grana. O kit também traz manual, uma ponte crossfire, adaptadores de energia, adaptador de vídeo VGA para DVI, uma placa extra de alumínio para refrigeração, cabo VGA Hotwire e um adesivo ROG.

matrix kit 2

O que é ROG?

Antes de mais nada é importante esclarecer que ROG não é apenas uma inscrição para deixar o nome de um produto da ASUS mais legal, a ASUS Republic of Gamers (que é o que significa ROG para quem não conhece) foi criada em 2006, em resposta aos gamers e entusiastas hardcore que querem extrair mais de seu hardware. Desde sua criação, a ROG se tornou uma marca conhecida pela alta qualidade e é um participante ativo nos maiores eventos de jogos e overclocking ao redor do mundo, incluindo QuakeCon, BlizzCon e Dreamhack. Nos últimos cinco anos, numerosos recordes de overclocking foram quebrados com placas ROG, conquistando mais de 1800 prêmios ao redor do mundo. Aderindo ao princípio de “A Escolha dos Campeões”, a linha ROG inclui placas-mãe, placas de vídeo, notebooks, desktops, mouses e soluções de áudio, todos projetados para dar aos jogadores e entusiastas o melhor para alcançar a vitória. Para saber mais, visite a ROG http://rog.asus.com. Com tudo isso, você deve imaginar que eles possuem conhecimento mais do que suficiente para implementar todo tipo de solução em seu hardware voltado para gaming e overclock, como ocorre na Matrix HD 7970.

asus-hd-7970-matrix-platinum-7

“Não curte overclock? Então ela não é para você!”

A Matrix HD 7970 Platinum possui um visual realmente extremo mas não é isso que a diferencia dos outros modelos HD 7970 disponíveis no mercado, apesar de ser muito tentador possuir uma placa dessas em seu PC é preciso levar em consideração que é praticamente “um crime” deixar de lado todos os recursos de overclock que ela possui. diferente de alguns modelos disponíveis onde siglas são utilizadas para tentar passar a impressão de que existe um ganho em relação aos modelos de referência, na Matrix HD 7970 Platinum essa diferença realmente existe e o ganho em overclock é capaz de coloca-la lado a lado com modelos dual-GPU que custam quase o dobro de seu valor.

O software desenvolvido para controle de clocks e tensões e as soluções físicas presentes na placa são claras identificações de um produto voltado a entusiastas, então mesmo que você não possua conhecimento ou interessem em overclock, se optar pela Matrix HD 7970 Platinum, essa será uma boa hora para aprender. É claro que isso não o impede de adquirir uma Matrix HD 7970 Platinum e utiliza-la nas configuração padrão que já é superior aos modelos normais da HD 7970 GHz Edition e HD 7970 GHz modificadas das demais fabricantes.

Matrix

“Grande” em todos os sentidos

Quando projetou a Matrix HD 7970 a ASUS pensou grande de verdade e em todos os sentidos, com três slots de altura e um tamanho maior que as placas de vídeo high profile do mercado ela chega a ocupar a totalidade do espaço de duas portas PCI Express em uma placa mãe também high profile, o que passa a sensação de possuir um verdadeiro “monstro” lutando para caber em seu gabinete.

Alias, um detalhe importante na hora de adquirir esse modelo é saber se você possui um gabinete adequado com o tamanho ideal para acomodá-la pois você pode passar pelo constrangimento de sequer conseguir encaixá-la em seu PC, e mesmo que consiga, caso possua um gabinete sem um sistema de refrigeração e exaustão adequado pode ter problemas com temperatura. A posição dos conectores PCI também é facilmente justificada devido ao tamanho “avantajado” da placa, a colocação dos conectores nas laterais, ao invés dos usuais no “fundo” da placa não leva muito em conta o conceito de esconder os cabos para uma montagem mais “clean”, mas reforça o visual agressivo transformando-os em parte da “decoração” na montagem.

matrix-hd7970-expand sizeO tamanho da Matrix HD 7970 Platinum é justificado pelo seu projeto que tem como objetivo aumentar a eficiência na dissipação de calor deixando a placa mais “fria” para overclocks extremos, a ASUS promete uma eficiência 20% superior ao modelo de referência da HD 7970 GHz edition da AMD e podemos afirmar com toda certeza que o proposito foi alcançado, isso graças ao sistema de refrigeração DirectCU II top. A Matrix HD 7970 Platinum possui uma eficiência na refrigeração que é vista em poucos modelos no mercado, mas o projeto volumoso cria algumas barreiras como a instalação e também um crossfire que, como já citamos, tornaria o modelo ainda mais atraente, mas infelizmente não é possível um triple crossfire (três placas ligadas em conjunto) de Matrix HD 7970 Platinum, caso queira uma configuração dessas terá que optar por outros modelos em conjunto com ela.

O que tem de “diferente?”

Obviamente a Matrix HD 7970 Platinum possui todos os atributos dos modelos de referência da HD 7970 GHz Edition, então vamos nos concentrar em seus verdadeiros diferenciais em relação aos outros modelos. A Matrix HD 7970 Platinum possui suporte a até seis monitores através do Eyefinity graças a seus conectores DVI e Display Port mas os recursos físicos para total controle de desempenho e overclock são sua “carta na manga”, a placa é um verdadeiro “canivete suíço”,  dentre eles damos destaque para os botões que permitem o controle das tensões e o retorno as configurações padrão, um botão para controle manual que coloca os coolers em 100% de rotação sem necessidade de softwares. Se você já possui uma placa mãe ASUS ROG vai gostar do conector VGA Hotwire, basta fazer a ligação do conector na placa de vídeo e as outras pontas aos pinos correspondentes da motherboard Extreme. Isto permite à OC Key ler voltagens e aplicar alterações das voltagens diretamente na placa, em tempo real sem usar software.

matrix-hd7970-features-diferenciais

“Temperatura colorida”

Se o visual é o que chama atenção na Matix HD 7970 Platinum, a primeira coisa que se nota após a instalação ao ligar o PC são as inscrições na parte lateral da placa que se acendem, mas ao contrário do que possa parecer isso não é apenas um “enfeite” e a iluminação tem um papel diferente e muito útil acima de tudo. Os leds acendem em cinco tons diferentes, cada uma indica um “status” de temperatura e utilização da placa sendo respectivamente modo seguro (verde), carregamento leve (azul claro), carregamento médio (azul escuro), carregamento pesado (rosa) e carregamento extremo (vermelho), sendo que este último só conseguimos presenciar forçando a placa a níveis que fogem totalmente de nossos padrões de teste com grande margem de overclock. Na maior parte do tempo a placa se manteve em carregamento leve, mesmo durante testes com jogos exigentes e com utilização intensa de CPU e GPU a temperatura se manteve entre 60ºC e 70ºC em full e sempre abaixo dos 40ºC em idle.

foto 1

“Controle absoluto”

Ao comprar um produto de alto desempenho esperamos estar no controle da situação, saber que temos algo com potencial em mãos capaz de fornecer um desempenho extra sem representar grandes esforços ou complicações desnecessárias, em conjunto as soluções que a ROG desenvolveu para a Matrix HD 7970 Platinum com os botões recebemos também o GPU Tweak, um utilitário que permite ajustes de clocks, rotação dos coolers, alteração de voltagens e a opção de um ajuste mais “fino” com os modos padrão e avançado. O utilitário permite ainda a atualização automática de BIOS e oferece um widget para com as informações mais importantes do sistema para monitorar o funcionamento da placa em sua área de trabalho.

GPU Tweak HD 7970 Matrix

Os botões são uma opção mais “hardcore”, para os usuários mais dedicados a overclock que gostam de quebrar barreiras e testar novas configurações, o GPU Tweak é uma opção mais realista para aqueles que pretendem obter mais desempenho da placa sem passar algum tempo ao lado de seu gabinete ou uma mesa de testes apertando botões apenas para alcançar uma configuração ideal e estável, com ele é possível criar ajustes personalizados apenas através de software e ainda controlar até quatro placas em crossfire.

Ainda uma HD 7970 GHz Edition

Por baixo da enorme construção da Matrix HD 7970 Platinum temos um chip “Thaiti” HD 7970 GHz Edition, uma modificação da AMD em seu chip original HD 7970. O modelo da ASUS possui todas as características e tecnologias dos modelos padrão da HD 7970 GHz edition como suporte a DirectX 11.1, pci-express 3.0, Open GL 4.2, suporte a até 6 monitores com o AMD Eyefinity, tecnologia AMD ZeroCore Power de gerenciamento de energia quando em iddle (sem uso), tecnologia AMD PowerTune de controle inteligente de TPD e aumento de clock, AMD HD3D e crossfire, as diferenças ficam por conta dos clocks e soluções de refrigeração e controles desenvolvidos pela ASUS para a Matrix HD 7970 Platinum.

HD-7970-GHZ-Edition

Onde a HD 7970 GHz Edition “se encaixa”?

A HD 7970 GHz Edition “comum” foi desenvolvida pela AMD para se posicionar diretamente acima da HD 7970 comum, o que significa que ela é até o momento a placa de vídeo com apenas uma GPU mais rápida da série HD 7000 ficando atrás apenas da HD 7990 dual GPU. Além dos modelos de referência que seguem as especificações padrão da AMD existem modelos com modificações nos clocks de GPU e memória além de sistemas de refrigeração diferenciados como é o caso da Matrix HD 7970 Platinum que por estas características acabam se posicionando um pouco acima tanto em desempenho quanto em preço.

Especificações técnicas

ASUS Matrix HD 7970 Platinum especificações

Com o que Montamos:

Os hardwares usados nesse teste, além do processador oficial dos reviews do Lock Gamer o AMD FX 8350, também contou com duas peças de altíssima qualidade cedida pela Cooler Master que são a fonte Silent Pro M2 1000 Watts e o novíssimo air-vapor cooler vertical o TPC 812 SX. A montagem é padrão apesar da placa de vídeo não ser uma placa nem de entrada e muito menos de médio custo, mas optamos por uma montagem que condiz mais com os hardwares usados em mercado nacional. Segue abaixo a lista completa dos componentes.

Componentes:

Placa mãe: Asus M5A99FX Pro R2.0

Processador: AMD FX 8350 4.2 GHz (turbo) 4.0 GHz (stock)

Placa Gráfica: Asus Matrix HD 7970 Platinum (stock)

Memória: 16 GB DDR3 1333 Mhz Kingstom (stock)

Disco Rigido:  Segate 500 GB 7200 RPM

Fonte: Cooler Master Silent Pro M2 1000 Watts (review)

Cooler Processador: Cooler Master TPC 812 SX

Monitor: Philips 24” (1920×1080, 5ms resposta)

Sistema Operacional: Windows 7 64 (Service Pack 1)

Conexão de Vídeo: DVI Resoluções – 1920×1080, 1600×900 e 1280×720

Versão do Driver de Vídeo: AMD Catalyst 13.1

matrix perfil

Uma “ajudinha” de alto nível:

Como esse teste foge um pouco dos padrões de hardware mais “humildes” nós recebemos uma pequena ajuda de alto nível da Cooler Master que cedeu a fonte  Silent Pro M2 de 1000 Watts que testamos (aqui) em conjunto com o cooler TPC 812 SX e o FX 8350, nosso processador oficial de reviews. Esse é outro ponto importante a se levar em consideração na hora de adquirir uma placa desse porte, não adiante querer colocar o motor de uma Ferrari em um Fusquinha, pode ser que até encaixe mas com certeza não vai dar certo, então tenha certeza de que todos os componentes do seu PC estão prontos e possuem a qualidade e potência necessários para tirar todo o proveito da Matrix HD 7970.

Cooler Master Silent Pro M2 1000W embalagem

Avalie o Desempenho:

Sempre que analisar um review leve em consideração o foco do produto, se ele é ou não voltado a obter o máximo de desempenho ou se a intenção é equilibrar desempenho e custo. A compra de um hardware deve ser medida pelo conjunto custo x benefício, se a placa de vídeo ou processador em teste não é capaz de executar algum dos jogos testados no “máximo” pode ser possível um melhora de desempenho desativando algum filtro ou diminuindo a resolução se o seu objetivo é obter um produto mais em conta, mas se está em busca do melhor, ele de ser capaz de executar os jogos com todos os filtros a uma média sempre acima do recomendado. Note que quanto mais desempenho um produto oferece mais caro ele será. Lembre-se que temos essa premissa para todos os testes que realizamos visando performance in game.

 

matrix top

Como testamos?

Nós preferimos deixar os benchmarks com programas específicos e comparativos de desempenho para nossos colegas, aqui o assunto principal é o desempenho nos games. Utilizamos o FRAPS para medir o FPS (Frames por segundo) sempre em situação real, realizamos os testes enquanto jogamos e as temperaturas são medidas pelo GPU monitor, as médias obtidas são somadas e depois divididas pela quantidade de testes realizados.

Battlefield 3 (multiplayer):

Nota do editor:

Primeiro jogo que testamos foi o Battlefield 3 e ela além de ter se saído bem também ajudou em nossa performance, “Ace Squad” e “Best Player” por três partidas consecutivas. A resposta impressionante rápida da placa a qualquer movimento e comando era incrível graças a taxa constante de FPS.

Benchmark HD 7970 ASUS Matrix - Battlefield 3 review resultados

Far Cry 3:


Benchmark HD 7970 ASUS Matrix - Far Cry 3 review testes

Bioshock Inifinite:


Benchmark HD 7970 ASUS Matrix - Bioshock Infinite review testes

Dirt Shwodown:

resultados review HD 7970 ASUS Matrix - Dirt Showdown

Tomb Raider 2013:

Benchmark HD 7970 ASUS Matrix - Tomb Raider 2013 review testes

Metro 2033:


Benchmark HD 7970 ASUS Matrix - Metro 2033 review testes

Vale apena comprar?

A Asus Matrix HD 7970 Platinum se comportou muito bem em todos os testes se mostrando capaz de suportar as mais duras exigências dos mais insanos gamers. É importante frisar que ela sozinha não faz milagre, será preciso desembolsar uma boa quantia para suprir essa placa em suas necessidades. Ou seja, se prepare para gastar com processador, fonte e uma boa motherboard.

Seu custo parece elevado, mas a contar que é um material de primeira linha com o objetivo de promover a melhor performance, trata-se de um investimento que compensa. Pois, ela não decepciona em nenhum momento.Trata-se da melhor placa de vídeo que testamos até o momento (08/13) e deve ser suficiente para sobreviver a nova geração de GPUs AMD Radeon R9 já que utiliza um dos melhores chips produzidos nos últimos anos pela AMD.

Qualificação GOLD:

Produto recomendado:

Pontos positivos:

– Construção sólida.

– Componentes de altíssima qualidade.

– Grande capacidade de overclock.

– Leds para que monitoram temperatura.

– Opção para retornar a configurações seguras.

– Operação silenciosa

Pontos negativos:

– Difícil encontrar no país, quando disponível o preço é um pouco “salgado”.

– Ocupa três slots.

Deixe a sua opinião

Queremos realizar testes que sejam uteis a maioria dos gamers, sejam eles hardcore ou apenas jogadores casuais, por isso precisamos da sua participação para fazer um review que contenha exatamente o que você quer saber sobre o hardware para facilitar na hora da compra ou nas comparações. Deixe sua sugestão, o que você gostaria que aparecesse em nossos testes?

Por: Lock Gamer

5 comentários sobre “[Review] ASUS Matrix HD 7970, “acima da média mortal”

  1. Adorei o site. Em meio à tantos reviews pela internet à fora e tantos canais no Youtube, o seu vem se destacando.
    É minha primeira visita aqui e aproveitei para me inscrever no seu canal do Youtube, acredito que o que mais tenha me interessado foi porque você fez o teste com processador AMD da linha FX que é a mesma que eu uso aqui ( tenho um FX 8320 com overclock @ 4.5Ghz). É bem difícil encontrar testes com Kits Processador AMD + VGA’s parrudas tão bem elaborados e com tantos detalhes como em seu site, normalmente são utilizados proceassadores Intel ( 3770 ou 4770k e afins).

    Gostei muito. Continue assim que o seu canal do Youtube e o seu site irão crescer cada vez mais… Sucesso!!!!!

    Curtir

    1. Obrigado por se juntar a família Gilberto. Fazemos nossos testes geralmente pensando em custo benefício no mercado nacional e por isso usamos sempre o kit AMD no caso em específico o FX 8350, que é um excelente processador.
      Se tiver alguma ideia ou sugestão para nós também agradecemos pois o site é feito de gamer pra gamer, então é muito importante saber a opinião e as necessidades de todos para que possamos no focar em o que buscar para atender a todos.
      Grande abraço e qualquer dúvida com relação a placa, deixe sua pergunta que responderemos assim que possível.

      Curtir

  2. Tenho uma dessa no meu pc! Quero ressaltar que encontrei ela no Centro do Rio de Janeiro no ano passado, mas foi por pura sorte! Minha configuração antiga (FX 8120, 16Gb 1333Mhz, M5A99X-Evo) gargalava bastante com essa placa!
    Atualmente minha configuração (Intel Core I7 4770K, 16Gb 1600Mhz, Asus Sabbertooth Z87) roda o BF 3 e BF 4 com framerate travado a 60fps o tempo todo sem quedas. Realmente é uma placa top, porém precisa gastar bastante no resto do pc, senão não valerá a pena.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s