Kaveri, a APU capaz de rodar BF4 em Full HD sem “placa de vídeo”

APU 13 Kaveri vs Intel i7 4770KEste tem sido um dos melhores anos da AMD no últimos tempos, fechou contrato para a distribuição dos chips que equipam todos os consoles da próxima geração (Xbox One, PlayStation 4 e Wii U) e lançou duas verdadeiras revoluções no mercado, a API mantle que promete melhorar o desempenho das placas de vídeo da AMD em jogos como Battlefield 4, o novo Need For Speed e os futuros títulos que compartilham a engine Frostbite 3 e suas novas placas de vídeo para desktop da série Radeon R7 e R9 que a colocaram em posição favorável na disputa com a Nvidia.

Agora para fechar o ano com chave de ouro a fabricante anuncia sua nova geração de APUs codinome “Kaveri” que serão capazes de rodar jogos pesados como Battlefield 4 em Full HD conforme mostrado no evento APU 13 onde a AMD tratou de suas novas tecnologias e o futuro das APUs, entre as demonstrações e explicações dos executivos e engenheiros o ponto alto foi a demonstração comparando o jogo rodando na nova APU A10 7850K e no Intel Core i7 4770K em conjunto com uma GeForce GT 630 offboard, o resultado é surpreendente, confira:

Os detalhes gráficos do jogos estão configurados na maioria em médio com algumas coisas desligadas como o anti-aliasing mas com a resolução de 1920×1080 Full HD, o que é algo realmente incrível para uma APU sem qualquer auxílio de uma GPU offboard, ainda mais com uma taxa de FPS estável em cerca de 35 FPS, algo que muitos PCs está tendo dificuldade para manter em Battlefeild 4 que não tem a engine mais leve do mundo. Do outro lado, a configuração com i7 e uma GeForce discreta (de entrada) não ultrapassou a média de 13 FPS.

Como isso é possível?

AMD Kaveri Battlefield 4 APUO desempenho alcançado teve um empurrãozinho a API mantle (similar a DirectX) que tira maior proveito da GPU integrada no A10 7850K que possui 512 processadores Stream e 856 GFLOPS, o que traduzindo em números resulta em uma diferença de 33% frente ao AMD A10 6800K mesmo com um clock inferior em 3,7 GHz assim como o da GPU que trabalha a 720 MHz contra os 844 MHz da GPU do A10 6800K. Outro fator importante é o clock da memória RAM que nos testes trabalhava a 2133 MHz, o máximo suportado e que influencia diretamente no desempenho das APUs conforme tratamos em nossos reviews (aqui).

Quanto ao CPU da presente na APU praticamente não há mudanças, ele se mantém quad-core com frequências próximas aos 4.0 GHz com capacidade para memórias até 2133 MHz, algo já possível nas APUs top de linha da geração atual (Richland) que talvez se estenda aos modelos mais baratos de entrada. A jogada de mestre da AMD é começar a tirar maior proveito dos núcleos gráficos presentes nas APUs para ajudar no processamento de outras tarefas, o que a coloca em pé de igualdade com processadores muito superiores em alguns casos, principalmente em jogos.

A tempos estamos profetizando o potencial das APUs, não que isso seja o fim das placas de vídeo dedicadas, afinal, sempre haverá demanda pelo desempenho extremo, mas as barreiras quebradas pelas APUs podem significar a oportunidade para que os gamers com orçamento apertado ou em busca de uma experiência equilibrada entrem no mundo PC gamer. As APUs Kaveri chegam a partir de 14 de janeiro ainda sem preço ou datas confirmadas para o Brasil.

O que acharam da nova geração de APUs?

Por: Lock Gamer

6 comentários sobre “Kaveri, a APU capaz de rodar BF4 em Full HD sem “placa de vídeo”

  1. decepção esperava bem mais da amd . a amd vem rastejando e a intel vai se distanciando esperava processadores de 6 e 8 núcleos com cache l3 para este socket com a nova geração da intel um i3 ja supera um fx 6300 a amd começou desesperadamente a colocar processadores com over no mercado espero preços melhores e produtos mais eficientes

    Curtir

    1. Amigo, a previsão é que as APUs Kaveri utilizam um novo socket, então sua placa não seria capaz de suportar as novas versões mas devemos esperar o lançamento ou novas informações para poder confirmar.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s