Onde comprar e onde não comprar nesse Black Friday 2013

sites Black Friday A partir da meia-noite de hoje (28) até as 23:59 de amanhã (29) acontece mais uma edição do Black Friday no Brasil, uma jogada do varejo brasileiro adotado dos Estados Unidos que tem feito muito sucesso por aqui e também acumulado uma quantia colossal de denúncias no PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de empresas que utilizaram de práticas que vão contra o Código de Defesa do Consumidor se aproveitando da data para práticas como vender produtos sem estoque ou semanas antes do Black Friday elevar muito o preço de um produto e no dia oferecer pela metade do valor que seria muito superior ao inicial, algo que virou piada na rede rotulando o Black Friday Brasil com “tudo pela metade do dobro”.

Para evitar que os consumidores caiam em novas armadilhas como essa o PROCON-SP divulgou uma “lista negra” onde reuniu mais de 300 lojas online que não são recomendadas para o Black Friday 2014 nem para qualquer data do ano, essas empresas são conhecidas por práticas nada agradáveis como não entregar o produto comprado. A extensa lista apresenta sites que estão online e outros “fora do ar”, em sua maioria elas não aparecem em registros da Receita Federal, não possuem CNPJ e o domínio sequer está registrado no Brasil, a lista completa pode ser encontrada nesse PDF.

O PROCON ainda apresenta algumas dicas importantes para não ter dor de cabeça durante o Black Friday:

– Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail);
– Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;
– Desconfie de ofertas vantajosas demais;
– Não compre em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o o boleto bancário e/ou depósito em conta.
– Leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;
– Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.);
– Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;
– Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.
Uma outra dica interessante é consultar a reputação da empresa em que pretende comprar no Reclame Aqui que reúne um ranking com aquelas que mais recebem reclamações por parte dos clientes, então se ela desrespeita o consumidor o ano todo porque seria diferente durante o Black Friday? Uma boa opção é procurar sempre as lojas que você já conhece, principalmente para jogos, hardware e acessórios, alguns dos que nós recomendamos são:
Hardware:
Games:
http://www.uzgames.com/ (Consoles e acessórios)
http://www.pelotaogames.com.br/ (PC, acessórios e consoles)
Conhece mais algumas loja e quer sugerir? Adicione nos comentários junto com sua experiência para aumentar a lista. E pegue leve com o seu querido 13º.
Por: Lock Gamer / Info: PROCON

Deixe um comentário