O que é o “apagão dos videogames”

apagão videogamesAqueles que trabalham no ramo ou possuem uma vida social mais limitada que o restante da humanidade estão sabendo a algum tempo que a internet está ficando lotada, sobrecarregada igual ônibus em horário de pico, literalmente não há mais espaço e endereços disponíveis para novos utilizadores. Atualmente utilizamos o padrão IPv4 (internet protocol version 4) como identificação, o problema é que como os endereços nesse sistema são 32-bit o número de combinações diferentes possíveis para fornecer a cada usuário um número único está se esgotando e é como se não houvesse mais espaço para se morar na cidade.

Esse é o momento onde você pergunta como isso vai atrapalhar nossa sagrada jogatina e a resposta é simples, como os consoles utilizam o IPv4 é só ligar os pontos e descobrir que a falta de endereços não deve ser algo que lhe ajude na hora de fazer uma conexão multiplayer ou mesmo atualizar seu console, algo que a partir da nova geração é algo não só comum como extremamente necessário. Felizmente existem soluções para o problema mas nenhuma delas é tão simples ou prática.

Xbox One está a salvo, PS4 não

PS4 and Xbox one Uma das alternativas mais defendidas pelos especialistas e a que também parece ser a mais segura é a migração para o padrão IPv6 que possui a instrução 128-bit capaz de fornecer 340 undecilhões  (340.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000, com tudo isso de zeros) de endereços contra 4,3 bilhões do IPv4. Apesar de ser a escolha mais lógica não é a mais pratica, isso porque não bastaria apenas alterar o padrão e seguir tudo como sempre foi, para isso seria necessária uma movimentação enorme de especialistas e empresas especializadas no mundo todo resultando em um alto custo que teria que ser repassado a alguém que certamente não seriam as empresas de telecomunicação.

Caso a migração para o IPv6 fosse a opção os jogadores esbarrariam em um outro problema, mais especificamente os jogadores do PlayStation 4 já que o console não possui suporte a esse padrão, somente para o atual IPv4, algo que pode ser uma barreira a longo prazo pois mesmo que a mudança não ocorra agora é inevitável que ocorra em algum momento e não se sabe qual seria a solução para o PlayStation 4 ou aparelhos que possuam a mesma configuração única.

Por sua vez, o Xbox One vem de fábrica preparado para a mudança, a Microsoft projetou o console visando o futuro já com suporte ao padrão IPv6, algo que faz total sentido uma vez que a intenção inicial era que o Xbox One estivesse conectado a internet em tempo integral, então uma mudança no padrão poderia simplesmente inutilizar o projeto.

Uma solução “quebra-galho”

IPv4 IPv6 problemÉ claro que não é um problema simples de se entender, explicar ou resolver em uma conversa entre amigo no boteco (ou talvez até seja) mas é bem fácil saber qual será a solução a ser tomada, como sempre a mais fácil. Uma das medidas para resolver momentaneamente a adiar o apagão seria distribuir endereços de IP compartilhados, uma solução que quebraria um galho mas não resolveria de vez e ainda acarretaria alguns efeitos colaterais indesejados, simplificando bastante isso permitiria que jogadores diferentes com o mesmo IP se conectassem a um servidor de jogos sem restrições, só basta saber como seria na prática.

Diferente do papo envolvendo Maias e fim do mundo o apagão da internet é algo sério e está muito próximo de ocorrer, a previsão é que a distribuição de endereços IPv4 no Brasil dure até maio de 2014 devido ao ritmo acelerado da inclusão digital, a partir dai poderemos ter uma ideia melhor de como as coisas devem funcionar (ou deixar de funcionar).

Por: Lock Gamer /Info: UOL

2 comentários sobre “O que é o “apagão dos videogames”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s