No campo das “fofocas” existem algumas versões sobre o poder dos consoles da nova geração e uma delas diz que eles já foram lançados defasados e que não existe tanto poder de processamento sobrando, inclusive o co-fundador da CD Projekt Red de The Witcher 3 disse que o jogo chegará próximo do limite de Xbox One e PlayStation 4, o que é bem estranho visto que é um jogo a ser lançado antes de um ano de vida dos consoles sendo que apenas no fim do ciclo o PlayStation 3 entregou todo seu potencial.
Mesmo que ainda haja uma “sobra” para os produtores desenvolverem jogos mais pesados é quase um consenso que o PlayStation 4 possui um maior poder de processamento graças a sua GPU, o que ficou mais evidente depois que a Microsoft fez um “overclock” na GPU do Xbox One para aumentar seu desempenho. A diferença de resoluções nos dois consoles também gera polêmica e a culpa novamente seria da GPU mais fraca do Xbox One que roda jogos a 720p enquanto o PlayStation 4 executa a 1080p mas a solução pode estar a caminho.
Como todo já sabem, 10% do poder da GPU do Xbox One é reservado para o Kinect, algo muito criticado pelos desenvolvedores que queriam todo o potencial do console liberado para os jogos, felizmente parece que a posição sobre essa porcentagem mudou e a Microsoft pode liberar 8% para os jogos deixando apenas 2% para o Kinect segundo informações. Pode parecer pouco mas 8% faz uma grande diferença na hora do desenvolvimento e, quem sabe, mude a história dos 720p de uma vez por todas sem a desculpa da taxa de FPS.
Por: Lock Gamer